Home Dicas Empresarial Quais são as principais etapas do processo seletivo?

Quais são as principais etapas do processo seletivo?

por Marcelo Braga
etapas do processo seletivo

Contratar pode parecer uma tarefa simples. Mas não é: as etapas do processo seletivo são uma das coisas mais desafiadoras de se fazer e é a principal responsabilidade do setor de RH.

Um recrutamento bem planejado, com todas as etapas do processo seletivo pensadas e executadas corretamente deve ajudar a criar uma vantagem competitiva para sua empresa, pois você irá recrutar os melhores talentos e diminuir os custos com turnovers.

Nesse artigo, você verá quais são as principais etapas do processo seletivo e como estruturá-lo.

Principais etapas do processo seletivo:

Abaixo, listamos as principais etapas do processo seletivo:

Planejamento

A primeira etapa do processo seletivo – e uma das mais importantes – é o planejamento. Ele é a fundação para um recrutamento eficaz. Aqui você deve identificar quais são as necessidades da empresa, se elas podem ser preenchidas com recursos da própria organização.

Caso não, é necessário pensar em como será o processo de recrutamento externo: como será a vaga aberta, quais serão os canais de atração e divulgação, como a seleção será feita e em quanto tempo a a contratação deve ser efetivada.

Nessa etapa, é importante estar em contato direto com o líder do setor: afinal, é ele quem estará mais em contato com o futuro colaborador e saberá quais características são necessárias para cumprir tal tarefa. Isso é importante para alinhar as expectativas, garantindo que haja uma sintonia entre o que o líder deseja e o que a empresa deseja para aquela posição.

Deixe claro quais são os requisitos técnicos e comportamentais desejados para a vaga, para que os talentos mais adequados sejam captados e lembre-se de ter em mente o tempo necessário para a realização do processo, para poder manter os candidatos informados.

Com esse alinhamento feito, é hora de seguir adiante:

Atração de talentos

Essa etapa do processo seletivo é vital, pois é aqui você irá atrair o perfil de candidato que deseja. O primeiro passo é escrever um bom job descripton. Ele será o primeiro contato dos talentos com a oportunidade (e talvez com sua empresa), então aqui vale toda a atenção: escreva quais são os requisitos essenciais e os desejados, conte um pouco sobre a cultura da sua empresa e porque ele deve querer trabalhar lá.

Escolha divulgar nos job boards que se adequem ao seu setor e requisitos. Seja ativo nas mídias sociais e busque encantar os talentos com sua cultura organizacional pelas redes. Se você tem uma página de carreira, certifique-se de que ela reflita sua marca empregadora e esteja integrada com sua plataforma de recrutamento.

Se o seu potencial candidato não estiver ativamente procurando por oportunidades, será necessário proatividade para alcançá-los. Você terá que pesquisar através das redes sociais, como o LinkedIn e abordá-los diretamente.  Um pouco de headhunting pode ser necessário dependendo da sua necessidade e da posição desejada e deve ser muito bem planejado.

Seja acessível para os talentos. Certifique-se de que sua plataforma de recrutamento tenha uma interface amigável e interativa, além de responsiva aos smartphones, para que os candidatos não precisem perder muito tempo preenchendo. Lembre-se de que você iniciou o processo; você os convidou para uma oportunidade!

Eles não podem ser deixados muito tempo sem resposta – sua plataforma de recrutamento pode ajudar nisso, ao enviar emails automatizados sobre o andamento do processo . Negligenciar essa parte pode significar perder talentos. Fazê-la corretamente, entretanto, traz muitos efeitos positivos para sua marca empregadora e faz com que os candidatos se sintam apreciados.

Seleção de talentos

Se tudo correu bem até aqui, a próxima etapa do processo seletivo é selecionar os talentos dentro de todas as candidaturas recebidas. Aqui, é necessário realizar a triagem de todos os currículos recebidos.

Dependendo do tamanho da sua empresa, isso pode ser um grande problema. Afinal, podem ser centenas de candidaturas recebidas e analisá-las individualmente pode levar tempo – além de estar mais suscetível a erros causados por vieses inconscientes. Você pode contar com uma plataforma de recrutamento para isso e assim, otimizar seu processo de recrutamento.

Elas utilizam inteligência artificial, machine learning e tecnologia para analisar e avaliar todos os currículos recebidos, exibindo os melhores em formato de ranking, fazendo com que o profissional possa selecionar mais rapidamente os mais indicados de acordo com os desejos da empresa.

Passada a triagem, é hora de prosseguir com o processo. É importante realizar testes, tanto de competências técnicas quanto comportamentais – e nesse segundo fator, você também pode contar com a tecnologia. Também é bom usar algumas dinâmicas, pois assim o processo se torna mais completo e há mais segurança para encontrar o talento ideal.

Toda a seleção deve ser padronizada e todos devem passar pelas mesmas etapas e processos, o que otimiza tempo e garante a integridade do processo.

Entrevistas

Então chegamos em uma das etapas mais essenciais do processo seletivo: as entrevistas. É quando você irá conhecer mais de perto um grupo de candidatos que contam com qualidades pré estabelecidas em etapas anteriores. Para que sua entrevista seja um sucesso:

  1. Torne o ambiente confortável.  Uma entrevista de emprego pode ser uma experiência estressante para o candidato, mas você pode aliviar um pouco da tensão reservando uma sala tranquila antes do encontro (mesmo que seja uma entrevista virtual) e explicando como será a entrevista.
  2. Revise os materiais do candidato com antecedência.  Para evitar uma entrevista que tenha várias horas de duração, revise currículos, analise o portfólio do candidato caso haja, escreva suas anotações antes da entrevista para que você não precise perguntar sobre informações que você deveria saber.
  3. Padronize suas perguntas.  Você pode pedir aos candidatos mais informações sobre experiências específicas, mas se você fizer perguntas semelhantes entre eles, poderá compará-las objetivamente.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário