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Recrutamento social: as redes sociais para atrair e reter talentos

por Marcelo Braga
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As redes sociais estão se tornando aliadas cada vez mais poderosas das equipes de RH para divulgação de oportunidades. E o recrutamento social trata justamente sobre esse fenômeno: a utilização das mídias sociais como ferramenta para atração e retenção de talentos. 
 
Com o uso correto, as redes sociais têm o potencial de fazer a diferença para o sucesso do seu processo, pois permite que as empresas consigam alcançar os chamados candidatos passivos (aqueles que não procuram vagas em job boards, apenas nas redes sociais), além de valorizar sua cultura organizacional e assim, fortalecer sua marca empregadora no mercado. 

Nesse artigo vamos entender como usar as redes sociais a seu favor na hora de atrair e reter talentos!

Usando o recrutamento social a seu favor

Um recrutamento social quando bem estruturado e executado traz diversos benefícios às empresas por tratar-se de uma alternativa de ótimo custo-benefício e também reforçar os meios tradicionais de recrutamento. 
 
E para atrair esses candidatos à sua empresa, é necessário ser criativo e usar o potencial das redes da maneira correta.  E como fazer isso? Reunimos abaixo algumas dicas:

Identifique e interaja:

Para que sua estratégia de recrutamento social seja efetiva, definir qual tipo de talento será o alvo das suas ações é importante, tal qual em uma campanha de marketing. 
 
Criar uma persona irá colaborar com a estratégia, pois ajudará a focar nos talentos que tenham algum alinhamento com a cultura organizacional da empresa, como também ajudará a atingir grupos de profissionais com habilidades técnicas específicas nas redes.  
 
Outro ponto a ser considerado é a interação. A construção de uma boa relação com eles nas redes é importante para atraí-los ao seu negócio.  Para isso, faça perguntas que os instiguem a engajar com suas redes e responda quando essas interações acontecerem.

Mostre a cara da empresa:

Para ser ou se tornar atraente, as redes sociais da sua empresa devem refletir a sua cultura e clima organizacional, a satisfação e bem-estar dos seus colaboradores e as oportunidades que existem lá. 
 
Elas devem compartilhar valores que a tornem um lugar único e interessante para se trabalhar, pois a imagem que sua empresa projeta impactará diretamente no interesse de futuros colaboradores em se interessarem em trabalhar nela.

Adapte-se às redes:

Use as características de cada rede social a seu favor para melhorar sua estratégia de recrutamento social. Como cada uma delas tem suas virtudes e linguagens, é necessário adaptar-se.  
 
Por exemplo, muitas companhias usam o Instagram para mostrar “os bastidores” do negócio para ajudar na construção da marca empregadora e se mostrar como um lugar legal para se trabalhar. Já no Twitter, as hashtags podem ser vantajosas para alcançar mais candidatos, funcionando como uma espécie de “boca-a-boca” virtual. 
 
As redes sociais são ferramentas importantíssimas para a montagem de estratégias de atração de talentos atualmente. O recrutamento social é uma realidade e os setores de R&S deveriam aproveitar todas as vantagens que as mídias digitais têm a oferecer! 

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