Home Dicas Empresarial Recursos humanos: Tudo o que você precisa saber

Recursos humanos: Tudo o que você precisa saber

por Marcelo Braga
profissional de recursos humanos apertando a mão de uma candidata durante processo de entrevsta

A área de recursos humanos é uma das mais estratégicas para o sucesso das empresas e refere-se a um conjunto de pessoas de uma organização. Sem um RH eficiente e assertivo, as empresas perdem competitividade no mercado.

Nas últimas décadas, o papel do setor de recursos humanos dentro das organizações tem se modificado, deixando de ser apenas um departamento que contrata, demite e treina pessoas para ser um setor de apoio e facilitador para que a empresa consiga alcançar suas metas.

Nesse artigo, você vai entender o que é o RH, suas funções e sua importância dentro das empresas.

O que é Recursos Humanos?

O RH é o conjunto de todos os colaboradores de uma empresa. A base do setor responsável são as funções de recrutamento, seleção, treinamento, remuneração e benefício aos colaboradores.

O termo “recursos humanos” surgiu nos anos 60, quando o valor das relações de trabalho começou a se tornar assuntos de discussão nas organizações. Desse modo, conceitos como motivação, comportamento organizacional e a chegada de leis trabalhistas fizeram com que o RH se tornasse o responsável por zelar as boas relações de trabalho, passando a olhar para os colaboradores como parte fundamental para o sucesso das empresas.

O setor é o responsável pelos relacionamentos internos dentro da empresa, o que o torna estratégico tanto no curto quanto no longo prazo para as organizações. Assim como também tem como objetivo atuar como mediador entre a empresa e seus colaboradores.

Quais são as funções e atribuições do RH?

Foi-se o tempo em que a função do RH na hora de recrutar se resumia a coletar cópias de documentos, fotos 3×4 e carteira de trabalho.

Especialmente nos momentos de crise, em que a mão de obra qualificada se torna cada vez mais escassa e a procura por emprego aumenta, o setor tem tomado um papel cada vez mais estratégico.

Isso porque as melhores organizações querem contar com os melhores profissionais, e não há nenhum departamento mais indicado do que o de Recursos Humanos para garantir que eles sejam efetivamente contratados — e retidos.

1. Alinhamento de valores

O alinhamento de valores entre a empresa e o contratado é uma tendência que vem sendo cada vez mais priorizada nos processos de seleção.

A função do RH é identificar se os valores do candidato em questão realmente batem com os da empresa, o que normalmente é chamado de fit cultural, reduzindo as chances de que o contratado venha a ser demitido ou pedir demissão por se sentir “deslocado” dentro da organização.

fit cultural também tem sido mais analisado pelos colaboradores quando estão procurando por oportunidades. Cada vez mais há o desejo de trabalhar em empresas que compartilhem com os mesmos valores e visões.

2. Visão estratégica

Se quiser ser visto — e respeitado — pelos demais departamentos da organização como um setor que vai além de questões burocráticas e da infame frase “passe lá no RH”, os Recursos Humanos precisam assumir uma posição estratégica.

Não esperar que os gestores demandem profissionais (ou indiquem, o que é pior, pois praticamente anula a função do RH), mas agir proativamente e procurar no mercado aqueles nomes que vão fazer diferença no time como um todo.

3. Transmitir confiança

Dois grandes desafios enfrentados diariamente pelos profissionais de RH: ganhar a confiança tanto do dono da empresa quanto do contratado. Afinal, quem é que tem a palavra final?

Essa parece ser a pergunta que assombra todo RH. No entanto, mais do que obstáculo, essa pergunta deve servir de incentivo para que o RH conquiste a confiança do contratado com informações transparentes sobre salário, carga horária, demandas etc. Ao mesmo tempo, deverá saber defender seus argumentos perante o dono da empresa — principalmente nos casos em que for contra a contratação de uma indicação dele.

4. Treinamentos

Profissionais capacitados são capazes de entregar resultados cada vez melhores. Ao mesmo tempo, isso aumenta o nível de confiança deles — que passam a ser mais proativos e menos dependentes. Treinar e capacitar corretamente os colaboradores é vital para o sucesso das empresas e também para o setor de RH.

5. Benefícios

Outra maneira onde o RH pode mostrar sua capacidade para impactar positivamente na empresa se dá por meio de uma eficaz política de benefícios. Ela precisa contemplar os benefícios de que os colaboradores necessitam — algo que pode ser flexível e permitir escolhas individuais.

6. Programas de incentivo

Metas podem ser alcançadas mais rapidamente por meio de programas de incentivo. Ofereça prêmios, bonificações e até viagens para os colaboradores que superam as metas propostas pela companhia.

7. Plano de carreira

A falta de perspectiva profissional é um dos grandes problemas que afetam a motivação dos colaboradores. O papel do RH também envolve o acompanhamento e planejamento de cada indivíduo para que ele cresça na empresa.

8. Criatividade

Colaboradores criativos encontram soluções simples para problemas complexos. Por isso, é fundamental estimular a criatividade no ambiente de trabalho. Uma forma de fazer isso é por meio da autogestão, na qual cada profissional fica mais responsável por si e menos dependente de seus líderes.

Qual a importância do RH para a empresa?

A importância do setor de recursos humanos vai muito além do que se passa na cabeça dos colaboradores e dos próprios gestores de equipe.  Ele é vital para garantir que os colaboradores se sintam valorizados e apreciados dentro da empresa, exercendo um importante papel para a retenção de talentos da sua equipe.

Com os existem investimentos certos no RH, a organização consegue alavancar seus resultados e aumentar a competitividade dos negócios.

Impede a sobrecarga de trabalho

Quando um colaborador é desligado e o cargo fica vago, a equipe tende a sofrer as consequências. O trabalho de uma pessoa passa a ser dividido sem que haja um aumento de remuneração. Isso prejudica o clima, a produtividade e os resultados do grupo.

Entretanto, com um processo seletivo rápido e eficaz, e uma integração bem-feita, o RH consegue impedir que a empresa atue com a equipe desfalcada por muito tempo. E isso impacta positivamente a todos.

Contribui para o aumento da produtividade

Além de contratar um colaborador capaz de complementar qualidade ao grupo, o RH contribui para que a performance aumente e melhore a capacidade competitiva da organização.

Treinamentos também são organizados pelo setor, de forma a diagnosticar e suprir as demandas internas. Assim, com a colaboração do gestor de área, o planejamento das capacitações é feito de forma a atender a todos os profissionais e melhorar os resultados.

Diminui o turnover

Existem alguns problemas de gestão de pessoas que não são identificados pelos líderes de equipe. Logo, sendo um setor de suporte, o RH entra como um agente estratégico capaz de diminuir o número de demissões, absenteísmo e afastamento.

A partir do mapeamento do clima organizacional, somado a uma contratação e integração bem-feita, os problemas internos são identificados, podendo-se recorrer a ferramentas de suporte. A gestão de remuneração, por exemplo, é uma excelente instrumento de atração, retenção e valorização de pessoas.

Melhora a comunicação interna

Uma das grandes queixas dos profissionais é a falta de clareza na comunicação interna (ou mesmo a sua ausência). Isso prejudica a entrega de resultados e impede o crescimento do próprio colaborador, que não consegue entender o que é esperado dele.

Com ferramentas como feedback, pesquisas de clima, treinamentos e capacitações e gestão por competências, o RH consegue intermediar esse relacionamento entre gestor e equipe, pois está sempre aberto a ouvir as necessidades e expectativas das duas partes.

Reforça a cultura organizacional

A cultura é a identidade de uma organização. Assim, ela é fundamental para reforçar a visão, missão e valores da empresa e fazer com que o colaborador se identifique, “vestindo a camisa” da empresa.

Esses valores e significados influenciam o comportamento das pessoas e as práticas organizacionais. Além de unir, integrar, valorizar e respeitar os recursos humanos, o setor contribui para que as atividades sejam realizadas com o máximo de empenho.

Melhora a imagem da empresa

Você sabia que a forma como uma empresa é vista no mercado sofre influência direta do RH? Sua imagem é construída a partir da visão que o colaborador tem do negócio, e do atendimento que é prestado ao cliente.

Se o profissional está desmotivado e desalinhado com o perfil da organização, ele certamente passará essa frustração para o cliente. Por isso, construir uma boa imagem é difícil, mas destruí-la é muito fácil. Cabe, então, ao RH identificar e anular esses problemas antes que eles fujam do controle.

Inclusive, o RH é tão importante que algumas empresas já estão inserindo gestores da área nos conselhos de gestão como forma de garantir uma boa governança corporativa e o fortalecimento da estratégia na gestão de pessoas.

Confira também:

Quais são as principais tendências para o futuro do RH?

O dinamismo do mercado de trabalho não permite que os profissionais de recursos humanos relaxem. Para manter uma atuação efetiva na empresa ou corporação é necessário manter-se alinhado às práticas mais modernas para recrutamento, qualificação e relacionamento com os novos perfis de colaboradores.

Sobretudo nos últimos anos, por conta da chegada de tecnologias inovadoras, que têm transformado drasticamente as relações de trabalho e a forma como as pessoas desempenham suas funções nas empresas.

Desde o trabalho remoto até o uso de inteligência artificial em processos seletivos, um bom profissional de recursos humanos precisa compreender quais são as principais tendências do setor para os próximos anos!

Big Data em RH

Tendência em crescimento já há algum tempo, a utilização de ferramentas de Big Data está ingressando definitivamente na área de RH. Esta tecnologia possibilita a chamada mineração de dados que permitem uma análise mais apurada nos processos de recrutamento e avaliação dos colaboradores, por exemplo.

As grandes empresas investem em modelos que permitem sistematizar e analisar toda a informação disponível, transformando-a em subsídio para a gestão de pessoas.

Transparência

Cada vez mais, os colaboradores buscam uma interação plena com a organização em que atuam. Oferecer estabilidade e remuneração já não é suficiente para engajá-los por completo. Por isso, o diálogo transparente sobre o que se espera do colaborador, a clareza no feedback e o compartilhamento dos propósitos da organização são essenciais.

Novas tecnologias

Aplicativos de recrutamento digital, plataforma de ensino online, cloud computing (armazenamento de informações em nuvem), gamification (uso de games para treinamento ou recrutamento), recursos de RH mobile: são diversas as novas tecnologias. A variedade de novas ferramentas à disposição das áreas de Recursos Humanos não pode ser ignorada. Quem ainda não se adequou a essa realidade vai ficar para trás.

Mídias sociais

Elas estão presentes e são muito influentes em todos os aspectos da vida dos colaboradores, principalmente das chamadas gerações Z e Y, que hoje tomam conta do mercado. Então, não é mais possível deixar de lado as mídias sociais. É lá que essas novas gerações estão buscando trabalho, qualificação e novos desafios. É um excelente ambiente, por exemplo, para a captação de talentos.

Jornadas flexíveis

Até não muito tempo atrás, o colaborador era obrigado a adequar suas rotinas às normas, horários e padrões estabelecidos pelo empregador. Atualmente, essa relação se inverteu. Quem deseja manter seus talentos, precisa ampliar as opções no que se refere às rotinas de trabalho. A face mais clara dessa tendência é o modelo de trabalho home office, que dá mais liberdade ao trabalhador. Mesmo quem não renuncia à presença do colaborador no escritório também precisa flexibilizar horários, em troca de mais efetividade e produtividade.

People Analytics

Expressão em inglês que significa “análise de pessoas”, o conceito de people analytics traduz a convergência entre o que há de mais avançado em termos de análise comportamental, tecnologia de dados e recursos humanos.

Na prática, consiste na análise de uma quantidade massiva de dados, oriundos de diversas fontes, tanto reais quanto virtuais, a fim de identificar quais elementos e comportamentos tornam as pessoas mais produtivas, criativas, engajadas e felizes dentro do ambiente de trabalho.

Assim, empresas especializadas nesse tipo de análise podem levantar dados a partir de troca de emails e mensagens, uso de smartphones, navegação online ou mesmo a partir de jogos para celular desenvolvidos especialmente para esse fim.

Junto a isso, começam a surgir também dados coletados a partir do mundo físico, através de crachás corporativos sensíveis ao uso e mesmo sensores ambientais.

Em suma, adotar o people analytics nada mais é que trazer o rigor técnico-científico para o setor de recursos humanos da empresa, baseando as tomadas de decisão muito mais em dados concretos e quantificáveis que em opiniões pessoais.

Quais as competências que o profissional de RH deve ter?

Ficou no passado o tempo em que o profissional da área de Recursos Humanos se limitava a ficar atrás de uma mesa. Hoje ele necessita de várias competências para contribuir, verdadeiramente, com o sucesso de sua organização.

É fundamental, para o profissional de RH, desenvolver competências, habilidades e conhecimento. Isso o torna competitivo no mercado de trabalho e permite a realização de um trabalho que otimiza e traz resultados positivos para as empresas.

Boa capacidade de relacionamento interpessoal

O profissional de RH faz parte de um contexto estratégico para as organizações, pois contribui com a manutenção das relações e o bem-estar por meio da convivência entre os colaboradores.

As pessoas têm se preocupado cada vez mais com qualidade de vida — tanto pessoal quanto profissional. Por isso, buscam trabalhar em empresas que compartilham dos mesmos ideais e propósitos.

Para atrair esses talentos, o profissional de RH precisa participar dos processos de recrutamento e seleção, além de estudar e disponibilizar os benefícios que contribuem com a retenção dos profissionais.

Faz a gestão do conhecimento

Como área estratégica, os profissionais de RH perceberam a importância de investir no capital intelectual, afinal os colaboradores não são apenas mão de obra e sim indivíduos complexos que podem contribuir muito com os resultados.

Trata-se de uma percepção importante, pois os profissionais são capazes de elaborar ideias inovadoras. Quanto mais capacitados estão, mais conhecimento eles têm para realizar atividades e enfrentar desafios.

Organizações que investem em gestão do conhecimento conseguem melhorar o ambiente de trabalho, pois ele se torna mais favorável ao bom desempenho e à colaboração entre os indivíduos.

O profissional RH do futuro consegue enxergar a necessidade de direcionar esforços nesse sentido e passa a adotar estratégias que estimulem a gestão do conhecimento para valorizar o capital intelectual da companhia.

Inova para contribuir mais

Antigamente, a área de Recursos Humanos era limitada às tarefas burocráticas que envolviam folha de pagamento, controle de ponto, contratação e demissão de pessoas. Ela pouco participava da estratégia do negócio.

Esse cenário mudou, pois hoje percebe-se que o segredo do sucesso de qualquer organização está em seus colaboradores. Sendo assim, o profissional de RH do futuro se encontra diante de um desafio: ser inovador.

A boa notícia é que a tecnologia vem contribuindo para suprir essa necessidade. Novas ferramentas automatizam processos mais burocráticos, como a folha de pagamento, e ainda melhoram outros, como o recrutamento.

A gestão de dados, por exemplo, oferece ao profissional de RH mais informações para que ele tome as melhores decisões para a companhia — sempre com o máximo de precisão.

Tem um pensamento estratégico

Como você pôde observar, o profissional de RH precisa pensar e agir estrategicamente. É desse modo que ele consegue reforçar o importante papel que sua área tem para toda e qualquer organização.

Baseado em informações atuais e tendências, seu trabalho consegue se antecipar aos problemas e adotar as melhores e mais criativas ações que levam a empresa aos resultados desejados. O desenvolvimento dessas competências é essencial para que o gestor de RH do futuro seja um profissional completo, inovador e competitivo. Que tal se preparar para esta realidade?

Confira também:

Gostou deste artigo? Acompanhe nosso Linkedin. Todos os dias uma nova dica para tornar seu RH muito mais ágil e assertivo! Clique aqui para: SEGUIR a REACHR no LINKEDIN

Você pode gostar também de

Deixe um comentário