Home Atração e Retenção Roteiro de entrevista: O que é, importância e como fazer

Roteiro de entrevista: O que é, importância e como fazer

por Marcelo Braga
roteiro de entrevista

Um bom roteiro de entrevista é parte essencial de um processo seletivo, apesar de todas as mudanças que o processo de recrutamento experimentou, especialmente a partir da última década.

Todo candidato irá precisar passar por uma entrevista, por ser uma das melhores maneiras de identificar se determinado profissional é o que a empresa está procurando para preencher uma determinada vaga em aberto.

Com isso, o roteiro acaba tornando-se uma poderosa ferramenta para auxiliar na condução do processo de escolha de um candidato.

Nesse artigo, você verá o que é um roteiro de entrevista, qual a sua importância dentro do recrutamento e como montar um!

O que é um roteiro de entrevista?

O roteiro de entrevista é um guia para entrevistas orientadas. Ou seja, trata-se de uma série de questões preparadas, juntamente com algumas das possíveis respostas que um candidato poderá dar durante o processo.

O recrutador utiliza o roteiro como uma pauta, com o objetivo de direcionar a conversa e colher informações padronizadas de diversos candidatos. Essa padronização otimiza o processo de seleção dos candidatos, por facilitar a comparação e avaliação do perfil de diferentes profissionais, aumentando as chances de encontrar o talento com o melhor encaixe na vaga oferecida.

Por que ter um roteiro de entrevista é importante?

O roteiro de entrevista, quando preparado corretamente, pode ser um diferencial para aumentar a assertividade das suas contratações. Isso porque, em primeiro lugar, eles ajudam a garantir que todos do setor de RH estejam na mesma página sobre as entrevistas de candidatos.

Com as perguntas corretas devidamente alinhadas, torna-se possível analisar características profissionais, traços pessoais que irão contribuir com a decisão pelo profissional ideal. E como diversas pessoas são entrevistadas, o roteiro ajuda a estabelecer e a relembrar quais questões devem ser pontuadas durante a conversa.

Como desenvolver um roteiro de entrevista?

O roteiro de entrevista pode parecer algo simples, mas muitas pessoas ainda têm dificuldades de elaborar. Por isso, separamos algumas dicas para contribuir neste processo:

Escolha o formato

O primeiro passo para escrever um roteiro de entrevista é definir em qual formato a conversa será realizada. Para manter o roteiro o mais organizado possível, a maioria adota o seguinte padrão:

Entrevistador: Pergunta
Entrevistado: Resposta

Além das questões para entrevista presencial, é possível adaptar o formato do roteiro para o caso de vídeo entrevistas, entrevistas online, entre outras soluções.

Separe o roteiro em seções

Com o roteiro separado em seções, torna-se mais fácil de preencher cada seção com potenciais questões aos candidatos. A primeira seção deve conter questões introdutórias gerais sobre o candidato, bem como uma apresentação da empresa. A segunda seção deve conter perguntas que indiquem se o candidato possui as habilidades técnicas, experiências e conhecimentos necessários para a vaga.

A terceira seção é a oportunidade que a empresa tem de entender como o entrevistado se destaca dos outros candidatos. Assim, o recrutador deverá apresentar questões com situações que podem acontecer durante o dia-a-dia da função e avaliar a resposta do candidato, para compreender quais são as soft skills do candidato e se elas se alinham com os valores desejados pela empresa.

Por fim, a última seção da entrevista é um último resumo do que já foi conversado até o momento, bem como perguntas conclusivas. É a oportunidade que tem o recrutador de tirar alguma dúvida gerada com as respostas das seções anteriores, bem como é a chance do entrevistado tirar suas dúvidas sobre a vaga e sobre a empresa também.

Quebre o gelo

O momento inicial de uma entrevista costuma ser o mais tenso. É quando o candidato está mais nervoso e acaba não respondendo as perguntas da melhor maneira por conta disso. Por isso, é importante ter algumas “cartas na manga” para diminuir o peso da entrevista o máximo possível e ajudar o candidato a se soltar.

Assim, faça algumas perguntas leves, relacionadas mais ao indivíduo do que ao profissional, como gostos pessoais, conquistas, viagens ou filmes/série favoritas.  Bem como o recrutador pode trazer o que a empresa espera do candidato e falar sobre qual é a cultura organizacional, os valores da organização, o estilo de trabalho e quais benefícios o candidato terá.

Faça as perguntas certas (e modelo de perguntas)

Encontrar o candidato ideal muitas vezes pode ser uma tarefa complicada e o roteiro de entrevista é mais uma ferramenta para contribuir nessa missão. Com as especificações da vaga em mãos, faça perguntas ao candidato para garantir que ele se encaixa no perfil pretendido pela empresa e nas exigências do cargo.

O currículo do candidato é seu aliado nesse momento. Você pode usar as informações lá disponíveis e pedir para que ele detalhe mais sobre elas, para apurar a veracidade do que está descrito e tirar alguma dúvida que tenha ficado durante a leitura.

Leve em consideração a duração da entrevista. Em uma conversa de uma hora, uma a três questões por seção pode ser o melhor caminho. Caso a entrevista seja mais longa, cabe adicionar mais perguntas que forem pertinentes.

Se você separou seu roteiro de entrevista em seções, agora é um bom momento para utilizar esse recurso, com questões desenhadas para cada seção da entrevista. Abaixo, separamos um modelo de roteiro de entrevista dividido em seções:

Questões introdutórias:
– Pode falar um pouco sobre você?
­- Por que você decidiu se candidatar para essa vaga?
– Por que você escolheu essa carreira?
– O que você sabe sobre a empresa?
– De que forma você avalia sua trajetória profissional até aqui?

Questões para avaliar habilidades técnicas/conhecimentos:
– Pode contar um pouco mais sobre seu período trabalhando na [última experiência profissional do candidato]?
– Em quais linguagens/técnicas/softwares/avaliações você é especialista?
– Quais habilidades você acredita serem necessárias para essa função?
– Qual experiência profissional você teve que considera relevante para essa vaga?
– Quais são suas principais qualidades e defeitos?

Questões situacionais/avaliar soft skills e valores:
O que seus ex-colegas e ex-chefes diriam sobre você?
– Conte um desafio que você teve no trabalho. Como você lidou com ele?
– Conte sobre um feedback negativo que tenha recebido e como você lidou com ele
– O que você sabe sobre a cultura da nossa empresa e como você se encaixa nela?
Qual meta você teve mais orgulho em atingir?
– O que você não tolera no ambiente de trabalho?
– Como seria o ambiente de trabalho ideal para você?

Questões para encerrar:
­ –
Você tem alguma pergunta sobre a vaga/empresa?

Forneça feedbacks

Uma boa prática é incluir feedbacks dentro do roteiro de entrevista, sejam eles negativos ou positivos.  Isso faz com que o candidato saiba que a empresa se importa com ele e ajuda a melhorar sua jornada, trazendo uma imagem positiva à sua marca empregadora.

Existem três tipos de feedbacks para esse momento, dependendo do andamento da entrevista.

Feedback aberto: É quando a empresa ainda não tem certeza se irá seguir com o candidato. É importante deixar um prazo para uma resposta definitiva e ser aberto sobre a necessidade de outros testes/dinâmicas.
Feedback positivo: Quando a empresa decide seguir com o candidato para a vaga. Aqui basta dar um sinal positivo para o candidato e tratar sobre detalhes operacionais.
Feedback negativo: Quando a empresa acredita que o candidato não é a pessoa ideal para vaga, para fornecer um fechamento definitivo para o candidato e mostrar que a empresa se importa com ele. Aqui é importante justificar honestamente os motivos da empresa avaliá-lo dessa maneira.

Prepare o encerramento

Por fim, o encerramento. Ele deve ser realizado de maneira agradável e dar a sensação de uma conversa leve e produtiva para ambos os envolvidos.  Planeje as informações que devem ser didatas nesse momento, como os feedbacks mencionados acima ou outros dados adicionais que podem ser pertinentes para o candidato e que precisam ser retomados. Não esqueça de agradecer a disponibilidade para o processo e o interesse do candidato.

Gostou deste artigo? Acompanhe nosso Linkedin. Todos os dias uma nova dica para tornar seu RH muito mais ágil e assertivo!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário