Home Atração e Retenção Job boards: o que são e como aproveitá-los a seu favor

Job boards: o que são e como aproveitá-los a seu favor

por Marcelo Braga
job boards

Os job boards têm uma importante função dentro do processo de recrutamento e seleção. Afinal, é através deles que boa parte dos candidatos irão procurar oportunidades de emprego e é onde provavelmente terão o primeiro contato com a sua empresa.

Sabendo então que são uma importante ferramenta para divulgar suas vagas e atrair talentos, vamos conhecer um pouco mais sobre eles?

O que são os job boards?

Antigamente, as vagas de emprego eram publicadas através dos classificados do jornal. Lá se concentravam diversas oportunidades de um local/região. A grosso modo, isso seria um job board: um local onde as empresas divulgam suas vagas para os candidatos.

A diferença é que nos dias de hoje, os classificados não são mais amplamente utilizados para isso: agora existem sites, plataformas e redes sociais voltadas a esse objetivo: conectar candidatos com as oportunidades de trabalho.

Qual a importância dos job boards?

Os job boards são valiosas ferramentas dentro do processo de recrutamento e seleção por contribuírem de forma eficiente com a divulgação e atração de novos talentos.

Job boards ajudam a fortalecer a marca empregadora

Muitos job boards, como o LinkedIn, permitem que as empresas criem uma página com a sua identidade, as company pages. Com isso, as corporações podem compartilhar sua visão e cultura e, com um bom storytelling, atrair mais candidatos alinhados com a cultura organizacional da empresa. 

Job boards segmentados

Os job boards permitem alcançar tanto um público mais amplo como um público mais direcionado. Se, por exemplo, você está buscando um profissional de uma área específica, pode ser mais complicado de encontrar tais talentos por conta própria. Entretanto, é possível poder anunciar suas vagas em job boards de nicho, sites voltados para vagas de uma área em específico, como a de tecnologia, e assim alcançar esses talentos qualificados na área desejada.

Maior alcance

Se sua marca empregadora não for muito conhecida ou sua página de carreira não contar com muitos acessos, pode ser difícil encontrar uma boa quantidade e variedade de talentos para suas oportunidades.

Por isso, os job boards são um ótimo local para publicar suas vagas, pois nessas plataformas há muitos candidatos procurando por vagas. Um estudo do LinkedIn mostrou que os job boards são os primeiros locais por onde os talentos vão procurar por vagas. E sua empresa pode – e deve – tirar proveito disso.

Como utilizar os job boards?

Abaixo seguem algumas dicas de como utilizar os job boards e atrair mais talentos para a sua empresa:

Seja matador no job description

Uma boa descrição de vaga tem o potencial de atrair mais e melhores talentos para as suas oportunidades. Ela é importante pois será o primeiro contato deste possível candidato com a sua empresa e por isso, caprichar aqui é fundamental.

Conte uma boa história sobre a sua empresa e, em poucas palavras, mostre por que este profissional deve querer trabalhar com você. Descreva quais são as atribuições da vaga e quais são os benefícios que o talento irá ter.

Forneça feedbacks

Os feedbacks são um dos principais pontos de queixa dos candidatos dentro do processo seletivo. Negligenciar a experiência do candidato pode fazer com que sua empresa não consiga atrair os talentos que deseja e saber se comunicar com eles é um passo importante para atraí-los.

Assim, sempre reserve um tempo para informar o candidato sobre os andamentos do processo seletivo e qual a situação deles dentro da seleção. Seja positivo ou negativo, é sempre importante mantê-los a par de tudo.

Integração com as plataformas de recrutamento

Se você usar uma plataforma de recrutamento, garantir que ela esteja integrada com os job boards pode simplificar bastante o processo de publicação das vagas. Pois com uma boa ATS, você pode criar um único anúncio e postá-lo simultaneamente em vários sites com poucos cliques, o que ajuda a otimizar seu tempo dentro do processo de recrutamento, permitindo um uso mais estratégico do seu tempo.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário