Home Dicas Empresarial O que não pode faltar na sua plataforma de recrutamento

O que não pode faltar na sua plataforma de recrutamento

por Marcelo Braga
plataforma de recrutamento

Uma plataforma de recrutamento é uma ferramenta importante para facilitar, agilizar e otimizar o seu RH.

Permite centralizar todas as vagas abertas e candidaturas recebidas, para que você possa controlar seus processos seletivos de maneira mais facilitada.

Há muitas opções no mercado, mas nem todas são iguais.

Por isso, é crucial olhar para o que elas podem oferecer à sua empresa e ao seu recrutamento. Por isso, separamos aqui os recursos vitais para uma boa plataforma de recrutamento:

1. Inteligência artificial e machine learning

Um dos principais atrativos por trás de uma plataforma de recrutamento está na possibilidade de usar inteligência artificial para filtrar, analisar, comparar e recomendar os melhores currículos para você de maneira rápida e assertiva levando em conta qual o perfil de candidato desejado pela empresa.

A inteligência artificial é o DNA de toda plataforma: sem ela não há recrutamento digital.

E por isso a escolha de qual usar deve ser feita de maneira bem cautelosa. Afinal, é a IA quem irá filtrar os currículos, realizar as triagens, ranquear os candidatos conforme as necessidades da empresa­­.

Assim como também é relevante que a plataforma tenha a tecnologia de machine learning, na qual a IA consegue identificar padrões desejados por sua empresa e aprenda com eles para melhorar suas recomendações ao longo do tempo.

2. Fluxo de etapas customizável

Um fluxo de etapas personalizável permite que você esteja no controle e customize todas as etapas do processo.

Com esta funcionalidade, você pode adicionar qualquer etapa que julgar necessária para a vaga, desde a pesquisa inicial do candidato até o processo de entrevista, oferta e o onboarding.

Com um fluxo de etapas personalizável, seu recrutamento pode ser desenhado inteiramente do jeito da sua empresa.

3. Integração com os principais job boards

Hoje em dia, os candidatos a emprego buscam por vagas quase exclusivamente na internet.

Então, é muito importante poder publicar suas vagas nos lugares certos para atingir os candidatos certos.

Para isso, você precisa escolher uma plataforma de recrutamento integrada aos principais job boards do mercado, fazendo com que você só precise de um clique para publicar em todos os canais necessários.

4. Customer service eficiente

Quando você começar a usar qualquer plataforma de recrutamento, você terá dúvidas.

É por isso que é crucial que você possa contar com um suporte rápido e profissional.

Priorize plataformas que contem com canais de suporte de fácil acesso e rápida resposta, que podem incluir e-mail, telefone e chat ao vivo incorporados no próprio sistema.

5. Páginas de carreira personalizáveis

A página de carreira é um dos primeiros lugares onde sua empresa estará exposta a candidatos em potencial e é uma ferramenta subestimada, mas valiosa para atrair talentos.

Certifique-se de que sua plataforma de recrutamento lhe dê a opção de personalizar a aparência, controlar o storytelling lá presente, tenha facilidade para receber cadastros de candidatos e valorize a exibição de conteúdos como blogposts, vídeos, etc.

6. Interface amigável e responsibilidade mobile

Os candidatos não devem precisar de muito esforço para enviarem sua inscrição. Seu sistema de recrutamento deve reduzir o atrito entre você e seus candidatos, minimizando as chances de eles não completarem a candidatura.

Assim, priorize plataformas que permitam personalizar o processo seletivo, facilitem o preenchimento de informações dos candidatos e que proporcionem uma boa experiência ao usuário através do celular.

Você deve ficar atento a como suas vagas aparecem nos smartphones, pois a grande maioria dos candidatos — especialmente os mais jovens — acessam as oportunidades essencialmente pelos celulares.

7. Programa de indicações

As indicações são uma das melhores e mais confiáveis fontes de contratações, por serem recomendações de talentos feitas pela sua própria equipe.

Certifique-se de que sua plataforma de recrutamento permita a criação de um programa de indicações fácil para todos os seus colaboradores.

Com isso, eles poderão facilmente informar às suas conexões sobre vagas na sua empresa.

8. Banco de Talentos

O banco de talentos ajuda a sua organização ao reunir em um único lugar todos os profissionais que já se candidataram a uma vaga ou que espontaneamente mostraram interesse pela sua empresa.

Ele é uma importante ferramenta para agilizar o processo de recrutamento, por reunir candidatos que podem ter o perfil ideal para a empresa.

Certifique-se de que sua plataforma de recrutamento ofereça filtros de pesquisa que facilitem a navegação e a busca por nomes ou perfis dentro desse banco.

9. Vídeo entrevista

Certifique-se de que você pode adicionar outra camada ao seu recrutamento com a vídeo entrevista, ou seja, respostas curtas em vídeo gravadas pelos candidatos sobre qualquer tema que seja de interesse da vaga, através da plataforma.

Isso permite que você se conecte com os candidatos mais rapidamente, permitindo a avaliação de algumas competências técnicas e comportamentais antes mesmo de uma entrevista.

10. Comunicação facilitada

A comunicação com os candidatos é um dos maiores desafios dentro do recrutamento. Comunicar-se manualmente com centenas de candidatos pode ser humanamente impossível, mas com uma boa plataforma de recrutamento, é possível enviar e-mails em massa para todos os candidatos, em todas as etapas do processo.

Isso melhorará a empatia entre sua empresa e os candidatos e irá reforçar a imagem da marca empregadora.

Conclusão

Viu só? Uma plataforma de recrutamento pode facilitar — e muito — a vida do seu RH, por torná-lo mais barato, eficaz e rápido. Há muitas opções no mercado, mas se você estiver buscando confiabilidade, inovação e resultados, a Reachr é a candidata ideal para o seu negócio!

A Reachr é pioneira no país no uso de inteligência artificial no Recrutamento & seleção para simplificar e otimizar o processo seletivo. Converse com nosso time agora mesmo para transformar o seu RH!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário