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Talent acquisition: pensando um passo à frente no recrutamento

por Marcelo Braga
talent acquisition

Um talent acquisition estratégico é um tema cada vez mais relevante dentro do mundo corporativo. Ser capaz de atrair e reter os melhores talentos é uma preocupação crescente para qualquer setor de RH que esteja pensando estrategicamente e por isso, o talent acquisition é um diferencial relevante para uma organização de sucesso.

Nesse artigo você verá o que é talent acquisition e estratégias para adotá-lo na sua emrpesa.

O que é o talent acquisition?

Talent acquisition pode ser definido como o desenvolvimento de uma estratégia completa para atrair e recrutar os melhores talentos. É importante ressaltar que talent acquisition e recrutamento não são sinônimos. O recrutamento é um aspecto por trás da estratégia de talent acquisition, que por sua vez tem um escopo muito mais amplo e atuação mais cíclica e de longo prazo, enquanto o recrutamento está voltado a atender as necessidades mais imediatas.

O talent acquisition envolve uma abordagem mais estratégica para construir um relacionamento com potenciais candidatos antes mesmo do recrutamento. Isso inclui a marca empregadora, o marketing de recrutamento, o processo de recrutamento em si, cuja experiência do candidato é um importante fator e um programa de desenvolvimento. A ideia é que esse relacionamento se desenvolva com o objetivo de antecipar as necessidades de contratação.

Hoje, uma estratégia de aquisição de talentos é fundamental para:

  1. Identificar candidatos que são propensos a fornecer um excelente fit cultural
  2. Encontrar/criar novas funções se um candidato atraente estiver disponível no mercado
  3. Avaliação de candidatos passivos para possíveis funções na organização futuramente
  4. Posicionar a empresa como um “empregador preferencial” para jovens profissionais, construindo um banco de talentos profundo

É importante ressaltar que a função de aquisição de talentos não envolve apenas o RH, trata-se de um esforço multidisciplinar de diversas áreas, como marketing, direito, vendas, entre outras para ajudar a atrair e a nutrir os melhores talentos do mercado.

Por que o talent acquisition é importante?

Talent acquisition é importante porque encontrar e contratar os talentos certos é um elemento crucial para o sucesso de qualquer empresa. Cometer erros nesta etapa fará com que a empresa tenha que lidar com baixa produtividade, má tomada de decisões e uma equipe desmotivados. Fatores que dificultam a estabilidade e comprometem o futuro da empresa.

Uma estratégia para aquisição de talentos trata-se de adotar uma postura proativa. Em vez de simplesmente contratar um candidato para preencher uma vaga atual, uma equipe de talent acquisition considera qual o caminho de carreira do potencial colaborador dentro da organização. Como resultado, a aquisição de talentos garante que a organização sempre tenha disponível um pool de candidatos alinhados e capazes para usar quando necessário.

 Portanto, a aquisição de talentos torna-se menos sobre o preenchimento de vagas abertas no presente e mais sobre a criação de um plano estratégico de longo prazo para futuras oportunidades.

Uma estratégia eficaz de aquisição de talentos também diminui o risco em todo o negócio porque reduz as chances de um turnover. Isso, por sua vez, economiza tempo e dinheiro que poderiam ser desperdiçados em uma contratação equivocada ao mesmo tempo em que melhoram a produtividade.

Talent acquisition estratégico: por onde começar

Uma boa estratégia para aquisição de talentos pode começar a partir dos passos abaixo:

Alinhe o talent acquisition com as metas da sua empresa

Com base na situação de cada empresa, isso requer que os responsáveis por desenhar a estratégia de talent acquisition tenham um conhecimento íntimo do setor que a empresa atua, bem como das suas necessidades contínuas de talento.

Isso é essencial para entender onde a empresa está no mercado, quem são seus concorrentes e qual é o seu orçamento, bem como pensar nos métodos que funcionam melhor com base no orçamento da sua empresa.

Então, usando as informações coletadas, você precisa chegar a um plano eficaz cobrindo quais necessidades e ações que podem ser feitas, bem como onde e como você encontrará o talento que você precisa para alcançar seus objetivos.

Construa um banco de talentos

Como a aquisição de talentos é um processo contínuo, uma boa estratégia de aquisição de talentos depende de um fluxo constante de talentos.

E a única maneira de garantir que haja tal fluxo de talentos para a organização é construindo  um banco de talentos que você pode utilizar continuamente.

Por isso, é importante criar um pipeline de talentos e garantir que ele funcione bem em todos os níveis, desde a conscientização da marca até a contratação.

Construa uma marca empregadora forte

A marca empregadora é um fator chave para que a estratégia de talent acquisition seja bem-sucedida.

A reputação sobre a marca de uma empresa muitas vezes conscientiza os candidatos em potencial sobre quem é a organização e o que ela tem a oferecer.

Sem essa consciência, é provável que a organização perca os melhores talentos disponíveis – afinal, eles não conhecem a empresa.

Como uma empresa se projeta para potenciais candidatos e como potenciais candidatos a percebem muitas vezes pode significar a diferença entre conseguir contratar ou não profissionais talentosos.

Relacionamento com o candidato

Antes de uma organização iniciar o recrutamento ativo, há a necessidade de “vender” a empresa para indivíduos talentosos como um bom lugar para trabalhar.

Os melhores talentos podem estar ativamente (ou passivamente) procurando novas oportunidades, mas também estão conscientes sobre o que querem em termos de qualidade e reputação de novos locais de trabalho.

O marketing de recrutamento é o responsável por essa missão. Envolve majoritariamente a conscientização, ou seja, “vender a empresa” para que os potenciais talentos conheçam sua organização e as perspectivas de crescimento que ela oferece a seus colaboradores. Assim, eles se interessam em saber mais sobre como é trabalhar na sua empresa e considerem trabalhar lá.

ESG importa

As empresas estão dando um passo atrás de políticas que só as beneficiam. Hoje elas precisam estar atentas às suas responsabilidades para com a sociedade. O ESG é uma ferramenta considerável para atrair os principais candidatos alinhados com os valores e crenças da sua organização.

Uma estratégia de ESG genuína leva ao fortalecimento da marca empregadora e da reputação da sua empresa no mercado e no aperfeiçoamento da cultura organizacional.

Aposte na diversidade e inclusão

Diversidade e inclusão são fundamentais para criar uma estratégia de aquisição de talentos bem-sucedida.

O perfil da força de trabalho mudou drasticamente nos últimos 50 anos. Em 2022, a sociedade está cada vez mais consciente das diferenças entre os indivíduos e a maioria dos candidatos deseja essa diversidade refletida dentro das empresas.

Treinamentos e iniciativas internas para promoção de diversidade e inclusão tornou-se imperativo para as empresas, por demonstrar disposição a acompanhar as mudanças da sociedade. Assim, vale apostar na tecnologia para isso.

Durante o processo de solicitação de emprego, elimine os vieses inconscientes na revisão de currículos, contando com uma plataforma de recrutamento que seleciona através de uma poderosa inteligência artificial e garante que todos as candidaturas recebidas serão avaliadas.

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