Home Dicas Empresarial Tudo o que você precisa saber para escolher o melhor ATS

Tudo o que você precisa saber para escolher o melhor ATS

por Marcelo Braga
ATS recrutamento e seleção para melhorar as contratações das empresas

O que é um ATS?

Os ATS, sigla para Applicant Tracking System, é um software de recrutamento e seleção criado para automatizar e simplificar a busca por talentos, oferecendo recursos e ferramentas que auxiliam a tornar o recrutamento mais rápido, assertivo e eficaz.

Eles auxiliam as empresas a realizar a triagem dos currículos recebidos, os classificando com base na experiência e competências. Com isso, os ATS tornam o processo de contratação muito mais fácil, especialmente ao lidar com muitos candidatos.

Aqui está algumas das principais atribuições de um software ATS:

1. Armazenar informações de candidatos, como currículos, cartas de apresentação e referências, em um local centralizado de fácil acesso à equipe de RH.

2. Descobrir os principais candidatos para uma vaga e gerenciar o status de suas candidaturas ao longo do processo de contratação.

3. Filtrar candidatos não qualificados e passivos, além de recomendar os principais candidatos com base nos parâmetros estabelecidos pelo RH.

4. Melhorar o processo de contratação através da automatização de tarefas operacionais que levam muito tempo para serem realizadas, como triagem manual de candidatos, análise de currículos, agendamento de entrevistas, envio de e-mails aos candidatos, entre diversas outras.

Como um ATS funciona?

Sendo um software desenhado para simplificar e automatizar a busca por talentos, a principal funcionalidade de um ATS é armazenar, analisar e selecionar currículos com base nas qualificações e experiências conforme os parâmetros estabelecidos pelo profissional de RH responsável pela vaga.

Um ATS ajuda uma organização a gerenciar cada etapa do processo de contratação, desde a redação do anúncio de emprego até a realização de uma oferta de emprego. Isso inclui a integração com os principais quadros de empregos para simplificar a publicação de vagas, organizar inscrições e permitir que os candidatos criem perfis. O ATS acompanha todas as atividades relacionadas ao candidato.

Abaixo, montamos um passo a passo de como um ATS de recrutamento e seleção atua durante o processo:

1. A vaga de emprego é criada e, se necessário, aprovada dentro do sistema.

2. A vaga é publicada automaticamente em um ou mais locais, incluindo internamente para funcionários, no site da organização e em job boards.

3. Os candidatos se inscrevem para a vaga no site da organização ou diretamente em um job board, se essa funcionalidade estiver disponível. Eles podem precisar responder a perguntas relacionadas à posição, como experiência de trabalho e educação. Alguns ATS permitem configurados que rejeitem automaticamente candidatos com base em respostas a determinadas perguntas.

4. O ATS irá analisar os currículos recebidos e classificará novos candidatos que cheguem eventualmente. A IA por trás do software classifica os candidatos de acordo com critérios técnicos e/ou comportamentais estabelecidos previamente pelo responsável da vaga durante o processo de criação

5. O software gera um ranking classificando os candidatos conforme os critérios definidos para a vaga e o recrutador escolhe os que deseja prosseguir para etapas posteriores. Os candidatos não aprovados podem receber um e-mail de feedback automatizado.

6. Entrevistas podem ocorrer com o recrutador, gerente de contratação e outros, conforme necessário. Notas podem ser inseridas no ATS após cada entrevista para referência futura. No caso de ser uma vaga remota, alguns ATS oferecem recursos como as vídeo entrevistas, que facilitam o processo de avaliação do candidato e permitem uma avaliação mais completa.

Quais as vantagens de usar um ATS no RH?

Segundo pesquisa realizada pelo JobScan, pelo menos 494 empresas da Fortune 500 utilizam um sistema de rastreamento de candidatos, o que representa 98% do total. Esse número é de 66% para grandes empresas e 35% para pequenos negócios.

Uma extensa lista de vantagens convincentes é o motivo pelo qual muitas equipes de recrutamento escolhem um ATS para o processo de contratação. Aqui estão alguns benefícios do software ATS para recrutadores:

1. Economia de tempo e custos

De acordo com um estudo realizado em conjunto com o Centro de Microeconomia Aplicada da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EESP) e a CNI (Confederação Nacional da Indústria), o custo de uma contratação pode ser 2,83 vezes mais alto do que o salário de carteira dele. 

Um ATS pode reduzir tempo e custos automatizando tarefas operacionais que demandariam um profissional dedicado como publicação de vagas em job boards, rastrear candidaturas, fazer a triagem dos currículos recebidos, agendar entrevistas, enviar emails de comunicação para os candidatos, etc.

Tal redução pode chegar até a 50% dos gastos totais entre economia de dinheiro e tempo.

Além disso, como os ATS são comprados geralmente na forma de assinatura, as empresas podem pagar apenas pelos serviços e recursos que necessitarem. Dessa forma, as empresas podem economizar dinheiro que, de outra forma, teriam que gastar com consultorias e um recrutamento mais tradicional.

B. Facilitação do processo de onboarding

De acordo com estatísticas da SHRM, 69% dos funcionários preferem permanecer em uma empresa que oferece uma excelente experiência de integração. Portanto, garantir que os recrutadores proporcionem uma ótima experiência de integração aos funcionários é essencial.

Um ATS otimiza o processo de integração armazenando as informações do candidato em um local centralizado e utilizando esses detalhes para automatizar o processo de recrutamento.

Dessa forma, os recrutadores podem aliviar a carga de trabalho ao introduzir novas contratações em sua organização desde o primeiro dia.

3. Melhoria na Triagem de Currículos

De acordo com um estudo de rastreamento ocular, recrutadores e gerentes de contratação só podem gastar de 6 a 8 segundos em um currículo. Avaliar um candidato em tão pouco tempo não é fácil.

Os recrutadores podem até mesmo ignorar os candidatos mais brilhantes apenas porque precisam revisar centenas de currículos em um tempo limitado. Além disso, podem entrar na avaliação questões relacionadas a vieses inconscientes, que são involuntários, mas prejudicam a diversidade e a qualidade das contratações nas organizações.

Com um software ATS tais limitações do cérebro humano são resolvidas: com a filtragem dos currículos através da utilização da Inteligência Artificial, esses processos são otimizados por completo. Os recrutadores podem avaliar centenas de currículos, o que poderia levar diversos dias até avaliar todos, em poucos minutos. Eles só precisam especificar palavras ou frases específicas do trabalho e o ATS fará uma classificação dos currículos recebidos.

Resumindo: investir em um ATS de recrutamento e seleção é importante porque facilita o processo de contratação, aliviando uma carga significativa de trabalho. Como resultado, eles têm tempo suficiente para se dedicar ao que realmente importa e podem melhorar a experiência do colaborador.

Quais recursos/funcionalidades um ATS precisa ter?

As melhores características de um moderno sistema de rastreamento de candidatos (ATS) variam conforme as necessidades e preferências do empregador. No entanto, aqui estão algumas características que todos os melhores ATS incluem:

1. Publicação automatizada de vagas e gerenciamento de candidaturas: O profissional de RH deve ser capaz de publicar rapidamente anúncios de emprego e gerenciar candidaturas em um ATS, preferencialmente em diversos job boards com apenas um comando.

2. Busca de candidatos: Um ATS ideal possui ferramentas para ajudar os recrutadores a encontrar e acompanhar possíveis candidatos, como bancos de dados de currículos, integrações com quadros de empregos e integração com mídias sociais.

3. Gerenciamento de entrevistas: As equipes de contratação devem ser capazes de agendar e gerenciar entrevistas dentro do ATS. A capacidade de enviar convites e confirmações e rastrear a presença também é essencial.

4. Integração de onboarding e documentação para novas contratações: O sistema ATS deve ter ferramentas para gerenciar o processo de integração. Ele também deve permitir que os recrutadores lidem com toda a documentação para novas contratações.

5. Colaboração e comunicação: Recrutadores e outros interessados devem ser capazes de colaborar e se comunicar dentro do ATS. Portanto, calendários compartilhados, listas de tarefas e mensagens são imprescindíveis.

6. Análises e relatórios: Um ATS deve ter ferramentas para metrificar e analisar dados e indicadores de recrutamento, como fluxo de candidatos e métricas de tempo de contratação.

7. Customização: A capacidade de personalizar o sistema para atender às necessidades e preferências específicas do empregador é fundamental em um ATS.

8. Integração com outros sistemas de RH: Os recrutadores devem ser capazes de integrar o ATS a outros sistemas de RH, como folha de pagamento e benefícios, em sua aplicação ATS. Isso melhoraria a eficiência e a coordenação dentro da organização.

Por que escolher a ATS Reachr para sua empresa?

Como vimos, um ATS tem o potencial de ser uma ferramenta decisiva para ajudar seu negócio a contratar com mais eficiência e rapidez o talento ideal. 

A Reachr, como uma das pioneiras no uso de Inteligência Artificial no recrutamento no mercado brasileiro, oferece uma série de recursos essenciais para impulsionar o seu negócio:

  • Integração com job boards;
  • Trabalho de construção(ou fortalecimento) de marca empregadora;
  • Avaliação de fit cultural;
  • Dashboard com dados em tempo real;

Na Reachr oferecemos uma solução ATS de recrutamento e seleção repleta de funcionalidades para transformar o seu RH por completo!

Integração com job boards

Alcançar o máximo de candidatos possíveis é fator determinante para encontrar o talento ideal para o seu negócio. Uma das melhores maneiras para isso é ter sua vaga divulgada no maior número de pontos de contato com os candidatos possíveis. Estamos falando dos job boards, que reúnem empresas e profissionais buscando oportunidades.

Existem centenas deles no mercado e divulgar manualmente, um a um, levaria horas ou dias para completar uma tarefa relativamente simples. Com a ATS da Reachr, é possível publicar suas vagas em mais de 20 job boards automaticamente em um único clique, economizando tempo da equipe de RH enquanto aumenta as chances de sua vaga ser vista pelo candidato ideal!

Trabalho de construção (ou fortalecimento) de marca empregadora:

Publicar suas vagas no máximo de lugares possíveis é importante, mas só isso não bastará para atrair talentos — especialmente os melhores.

Trabalhar a marca empregadora da empresa é parte essencial do processo de atração de talentos — ou seja, mostrar aos talentos do mercado que a sua empresa é tão boa que eles precisam “dar um jeito” de trabalhar lá.

Esse trabalho é realizado de muitas maneiras. Uma das mais relevantes está na criação de uma página de trabalhe conosco, que atua como um hub de informações sobre como é trabalhar na empresa. Aqui na Reachr ajudamos sua empresa a montar uma página de carreira pronta para uso imediato ou, caso deseje, criar uma personalizada de acordo com suas necessidades! 

Testes comportamentais e avaliação de fit cultural

A alta assertividade é um fator crucial para qualquer negócio bem-sucedido. Erros de contratação podem ser bem custosos para o negócio — pesquisas mostram que, nos EUA, os turnovers consomem 17 bilhões de dólares anualmente dos negócios.

Assim, um ATS ajuda a aumentar a assertividade das contratações por oferecer diferentes maneiras de realizar avaliações dos talentos para assegurar que o profissional correto será escolhido. 

O fit cultural, ou seja, o encaixe das competências comportamentais do profissional com os valores e cultura da empresa, é uma ferramenta importantíssima para contratar talentos assertivamente.

A ATS de recrutamento e seleção da Reachr seleciona os candidatos considerando o fit cultural do profissional com a empresa e vaga desejada, garantindo maior assertividade e diminuição de turnovers. Chega de contratar e ter que demitir 3 meses depois!

Dashboard com dados e indicadores sobre o recrutamento em tempo real:

Ter dados sobre recrutamento sempre foi um problema, já que muitos dos processos relacionados ao setor de RH são mais subjetivos e, por consquência, mais complexos de se mensurar.

Na Reachr, é possível mensurar e analisar detalhadamente cada aspecto do recrutamento, com uma abundância de dados e informações que podem contribuir na geração de insights capazes de melhorar ainda mais o recrutamento da sua empresa!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário