Home Carreiras Qualidade de vida no trabalho: 7 melhores dicas

Qualidade de vida no trabalho: 7 melhores dicas

por Marcelo Braga
sete dicas para aumentar sua qualidade de vida no trabalho

ada vez mais, as empresas têm percebido que investir na importância da qualidade de vida no trabalho melhora a produtividade, diminui o absenteísmo e contribui para aumentar a motivação dos colaboradores.

Mas além de um programa das empresas, o próprio trabalhador deve estar atento à sua qualidade de vida no trabalho, através de pequenas ações que podem fazer a diferença no seu dia.

Neste artigo, vamos mostrar de maneira simples o que é a chamada QVT (qualidade de vida no trabalho), alguns sinais que mostram a falta dela e também listamos 7 dicas fáceis para você aplicar no seu trabalho.

O que é qualidade de vida?

A qualidade de vida é um índice que mede as condições de vida de uma pessoa, englobando saúde física, psíquicos, emocionais, entre outros.

Quanto maior o índice relacionado a cada aspecto, melhor é a vida daquela pessoa, e mais feliz ela se sente.

No trabalho, o índice de QVT tem o objetivo de encontrar o equilíbrio entre produtividade e bem estar, ou seja, espera-se que o colaborador esteja feliz, motivado, e continue produzindo bem (ou melhor) garantindo o bem estar dos colaboradores.

Segundo estudos da Sodexo, a qualidade de vida no trabalho possui 6 dimensões:

as seis dimensões da qualidade de vida no trabalho
As seis dimensões da qualidade de vida no trabalho

Essas dimensões facilitam o entendimento da discussão sobre o que significa qualidade de vida no trabalho.

Como perceber a falta de qualidade de vida no trabalho?

Se você odeia a segunda-feira e não vê a hora de postar aquele tradicional “sextou” nas redes, calma: isso pode até ser, mas não necessariamente é um sinal claro da falta de qualidade de vida no trabalho.

Geralmente, os primeiros sinais que apontam para uma deficiência na QVT de uma empresa estão mais relacionados à alta taxa de afastamentos por saúde dos colaboradores, atrasos e faltas injustificadas e baixa produtividade.

Mas, por trás disso, é possível perceber um problema na qualidade de vida no trabalho quando a comunicação possui muitos problemas, quando o profissional se sente obrigado a estar sempre disponível para o trabalho, ou quando há a falta de ferramentas para tornar o trabalho mais eficaz ou mais confortável.

7 dicas para melhorar o bem estar e a qualidade de vida no trabalho

Organize as atividades diárias

Acordar e saber tudo o que você precisa fazer naquele dia é ótimo.

Melhor que isso é saber quanto tempo cada tarefa demanda, quais são prioridades e quando cada uma pode ser feita.

Portanto, separe alguns minutos do dia para organizar suas atividades (e pode incluir as pessoais também, por que não?).

Você pode ver mais sobre isso no nosso post sobre a gestão do tempo.

Defina prazos para as atividades

Quando você deixa as tarefas sem prazo, elas tendem a se acumular. E o acúmulo gera pressão, desconforto, incerteza.

Mesmo que não haja urgência, delimite prazos para suas atividades, pelo bem da sua organização e da sua saúde mental.

Cultive o bom clima entre colegas

Se você trabalha com outras pessoas, uma hora precisará da ajuda delas, mesmo que seja uma palavrinha ou clareza em alguma tarefa.

Cultive um bom relacionamento com seus colegas, ouvindo o que tem a dizer, sendo gentil e prestativo com eles. Certamente tudo será devolvido para você e a qualidade de vida no trabalho só tende a aumentar.

Obtenha e use as ferramentas adequadas

Seja um bom software, uma máquina rápida ou até um sapato de segurança, todos precisamos de ferramentas para desempenhar nosso trabalho.

Saiba quais ferramentas podem melhorar sua produtividade, de acordo com sua ocupação, e use-as sem restrição; o tempo economizado pode ser investido em você!

Separe a vida profissional da vida pessoal

Sabemos que não é tarefa fácil fazer isso, pois estamos falando de uma só pessoa, que precisa de tempo e demanda para dar conta dessas “duas vidas”.

Mas entenda: se você não pode levar seus familiares para o seu trabalho, então não é certo levar seu trabalho aos seus familiares.

Isso não quer dizer, entretanto, sacrificar um ao custo do outro: é importante saber balancear ambas as esferas de modo saudável.

Melhore o ambiente de trabalho

Um ambiente com boa qualidade de vida no trabalho é aquele limpo, bem iluminado, confortável e com pouca ou nenhuma poluição (sonora, visual, do ar).

Sabendo disso, você pode agir para deixar sua mesa, por exemplo, mais organizada e funcional.

Fora que esse aspecto inclui, também, aquela tradicional pausa curta para o café; momento ideal para trocar ideias com os colegas (e nem precisa falar de trabalho!)

Encontre sua motivação

O que te faz levantar da cama e ir trabalhar? É o dinheiro? É o compromisso com outras pessoas, que dependem do seu trabalho?

A motivação deve ser aquilo que faz a gente se sentir especial, certos de que poderemos fazer a diferença no mundo, mesmo que muito pequena.

E, depois de bem feito e bem recompensado, saber que poderemos seguir fazendo mais no próximo dia.

A qualidade de vida no trabalho tem muito a ver com a empresa e a instituição de programas de incentivo, como benefícios, flexibilização de horário, cursos e capacitações e até mesmo adoção ao Home Office.

Mas, além disso, o envolvimento do colaborador com sua própria qualidade de vida no trabalho é essencial para uma melhora efetiva.

Sendo assim, se você gostou das nossas dicas, acesse nosso blog e saiba mais sobre o mundo de recursos humanos!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário