Home Carreiras Como manter a saúde mental e produtividade de mãos dadas na sua empresa

Como manter a saúde mental e produtividade de mãos dadas na sua empresa

por Marcelo Braga
saúde-mental-e-produtividade

No mundo de hoje, manter nossa saúde mental dentro de um nível saudável é uma missão importante – e também desafiadora. Uma carreira bem-sucedida muitas vezes acaba implicando em estresse, ansiedade e até mesmo representa chegar próximo ao esgotamento físico e mental. 
 
Esse esgotamento é uma das maiores questões do nosso século. Um estudo realizado pela OMS afirma que os transtornos mentais podem causar perdas de um trilhão de dólares por ano em produtividade. E já é a principal causa para ausências do trabalho. 
 
Muitas vezes o ambiente profissional pode ser uma fonte de estresse. Situações inerentes a ele, como a pressão por prazos e produtividade, eventualmente podem acabar levando o colaborador a sérios problemas com sua saúde mental. 
 
Por isso mesmo, é importante tanto para empresa quanto para colaboradores saber até onde é possível esticar a corda.  Muitas vezes, é esse autoconhecimento que acaba sendo o diferencial entre um ambiente saudável e insalubre. 
 
E o que ambos podem fazer sobre isso? Continue a leitura e descubra!

O limite é a saúde mental

Até onde podemos ir? Essa é uma pergunta que a maioria de nós fazemos todos os dias. Questionamento para o qual buscamos uma resposta. Pois nem sempre temos o autoconhecimento das nossas capacidades – e principalmente, das nossas limitações. E quem paga o preço desse desconhecimento é a nossa saúde. 
 
No ambiente de trabalho, onde a competitividade e pressão são constantes, isso pode ser fatal. Um colaborador que tem foco exagerado na produtividade, em mostrar que é alguém incansável e capaz de resolver todas as demandas que lhe apresentam termina tão estressado que eventualmente poderá sofrer o efeito rebote e transformar toda esta força em falta de motivação. 
 
Para que isso não aconteça, o autoconhecimento é fundamental! Invista em um estudo profundo sobre você. Entenda suas virtudes, limites, motivações e propósito. E potencialize esse conhecimento para tomar melhores decisões e atuar de modo mais eficiente rumo ao sucesso. 
 
É uma característica fundamental para saber até onde se pode chegar sem se autodestruir no meio do caminho. O que permitirá entender sentimentos, gatilhos para motivação e saber como eles interferem na sua vida. 
 
Com isso, você se tornará mais consciente das suas metas e objetivos e também passará a reconhecer os limites daquilo que se pode fazer, sendo capaz de equilibrar de forma saudável sua vida profissional e pessoal, mantendo assim sua saúde mental em dia.  
 
Assim, separe um tempo para realizar atividades prazerosas. Seja ler um livro, ouvir uma música, praticar uma atividade física, qualquer coisa que não envolva o seu trabalho. Não trate a quantidade de demandas para fazer como sinônimo de sucesso. Bem como também é importante estabelecer boas relações pessoais com as pessoas ao seu redor.  
 
Tal equilíbrio não é fácil de conseguir, mas é vital para uma vida mais saudável, como também para melhorar sua produtividade. 

Como as empresas podem apoiar seus colaboradores? 

É urgente que as organizações estejam atentas com a saúde mental dos seus colaboradores.  Um estudo realizado com 488 profissionais de RH no Brasil indicou que 93% deles acham que as empresas não olham o suficiente para o bem estar de suas equipes.  
 
A indefinição de limites entre tempo de trabalho e tempo pessoal do colaborador pode ser algo perigoso. E como já foi mencionado antes, isso significa também perda financeira, seja em produtividade ou ausência dos colaboradores.  
 
Assim, focar mais na saúde emocional dos colaboradores trará benefícios em todos os aspectos. Para sua empresa, uma equipe esgotada mentalmente nunca irá render tão bem quanto poderia. 
 

Para te apoiar, separamos algumas dicas que fazem a diferença: 
 
Esteja aberto ao diálogo com o colaborador. A falta dele está entre os principais motivos de estresse no ambiente de trabalho. Assim, ouvir as angústias da sua equipe, procurar saber suas dificuldades, medos e aflições pode ser importante para manter um ambiente mais saudável. 
 
Treine seus líderes. Em alguns casos, os motivos que levam a deterioração da saúde mental estão ligados a ações das lideranças. Daí, a importância destas pessoas também estarem capacitadas para lidar com suas equipes adequadamente. É preciso treiná-las para desenvolver melhores relações com os colaboradores. 
 
Promova iniciativas voltadas ao bem-estar dos colaboradores. Oferecer cursos, palestras e workshops sobre saúde mental, a fim de reduzir qualquer estigma que ainda paire sobre o tema. Desenvolver também um programa de benefícios atrativos para aumentar a consciência da equipe também é importante. 
 
Portanto, lembre-se: um ambiente com pressão excessiva, assédio moral sobre a equipe pode comprometer o desempenho – e mais importante, a saúde – de todos.  

Olhar com carinho para dentro da empresa também faz diferença. 

Você pode gostar também de

Deixe um comentário