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O papel da tecnologia no executive search

por Marcelo Braga
headhunter acertando contratação em entrevista de emprego, exemplo de executive search

Encontrar a pessoa certa para posições de liderança e gestão é o objetivo no executive search. Esse é um modelo que prioriza a busca ativa e discreta por nomes no mercado de trabalho e comumente utiliza métodos mais tradicionais de recrutamento e seleção, apostando quase que exclusivamente no talento do headhunter. 
 
No entanto, a digitalização dos processos de recrutamento e seleção tem sido um fator-chave para a eficiência do setor de RH nos últimos anos e o executive search também pode aproveitar-se dos benefícios que o mundo digital tem a oferecer. 

Neste artigo, vamos falar sobre o que é o executive search e como a tecnologia pode ser uma excelente aliada para se alcançar o sucesso: 

O que é o executive search?

executive search tem o papel de encontrar profissionais para posições mais estratégicas, seja de senioridade ou cargos de liderança. É um modelo que apresenta mais detalhamento e maior critério nas escolhas, por conta das posições envolvidas.  
 
E o responsável por fazer este trabalho é o headhunter. Ele tem a missão de procurar, tanto interna quanto externamente, talentos qualificados para as responsabilidades disponíveis. Não somente precisa estar atento em relação às habilidades técnicas destes profissionais, mas também antever como os talentos se encaixam na cultura organizacional da empresa. 

A tecnologia como aliada:

Por ter características que valorizam o poder de julgamento, a experiência e a expertise dos headhunters, muitos pensam não haver espaço para a tecnologia no executive search. 
 
E aí está um grande erro de avaliação: o uso de ferramentas digitais no recrutamento não é uma ameaça para o executive search, mas sim um complemento para que o headhunter possa ser ainda mais assertivo e eficiente na sua “caçada”. 
 
A tecnologia pode elevar a capacidade de foco e avaliação de candidatos de muitas maneiras. Por exemplo, o LinkedIn pode ser uma ferramenta complementar capaz de fornecer acesso rápido e fácil a muitos talentos que estão no mercado. 
 
Já a inteligência artificial pode ajudar a filtrar e organizar os talentos disponíveis de maneira eficiente. Assim como também consegue aumentar suas chances de encontrar o candidato ideal. E o uso de softwares de análise comportamental é um complemento ao know-how do headhunter para avaliar o encaixe do colaborador com a empresa e a posição desejada.

Conclusão

No executive search, a figura do headhunter é insubstituível. Nenhuma tecnologia poderá replicar o seu know-how nem o poder das suas soft skills no momento de captar e avaliar os talentos. 
 
Mas ela pode ajudar nessa missão e um bom modelo de executive search saberá combinar as capacidades do headhunter juntamente com o poder que a tecnologia tem para tornar a busca pelo talento ideal muito mais assertiva e integrada com o futuro do recrutamento. 

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