Home Dicas Empresarial Vantagens da comunicação transparente e honesta

Vantagens da comunicação transparente e honesta

por Marcelo Braga
grupo de jovens de raças diversas vendo a tela de um laptop

Uma empresa que preza por uma comunicação transparente e que foca no diálogo claro e aberto com seus colaboradores, tem resultados muito mais satisfatórios, que compreende desde a melhoria dos relacionamentos entre seus colaboradores, bem como o sucesso e melhor performance empresarial.

A comunicação nas instituições tem sido primordial por trazer valorização profissional, aumento da produtividade e consequente redução dos custos.

A diferença que a comunicação transparente faz

Ter uma comunicação transparente na prática é informar seu time do modelo de gestão, deixá-los cientes de dados, informações e mudanças na condução da empresa e até mesmo permitir que seus colaboradores participem de certas decisões. A comunicação transparente leva a toda empresa informações que antes somente uma parte pequena da gerência tinha acesso.

Os frutos que se colhe por escolher fazer uma comunicação transparente vai muito além da inclusão de todo seu time. Essa mudança permite o aumento do vínculo e do pertencimento entre os colaboradores, que passam a se sentir importantes por saberem de informações que antes ficavam centralizadas nas chefias. Além disso, diminui a competição entre os colaboradores, já que todos se sentem incluídos por saberem a mesma informação; fortalecendo também a harmonia interna.

Esta estratégia pode ir muito além dos resultados, já que sua empresa começará a reter talentos e chamará a atenção de outros potenciais candidatos que vão querer fazer parte do seu time, contribuindo também na construção da sua marca empregadora.

Pirâmide Invertida

Atuar com uma comunicação transparente é extinguir o modelo da antiga pirâmide e o líder faz toda a diferença para uma comunicação mais efetiva.

Por ter acesso a informações relevantes e conhecer muito bem cada membro da sua equipe, ele tem a destreza de dar suporte e impulsionar todo seu time para cima, permanecendo como facilitador e grande motivador para que seus liderados alcancem os melhores resultados.

Estratégias para uma comunicação transparente

Veja o que você pode fazer para que sua empresa amplie e melhore a comunicação com seus colaboradores:

  • Além de e-mail e mensagens WhatsApp, pesquise sobre novos softwares como o Slack, ferramenta digital que oferece mensagem instantânea, grupos privados, salas de bate-papo, possibilitando que a comunicação aconteça de forma rápida e eficaz.
  • Vale lembrar que seu time também é formado por profissionais que não trabalham diretamente usando a tecnologia, como o zelador e colaboradores de serviços gerais. Isso é facilmente resolvido com quadros de avisos, que o setor de Comunicação da sua empresa pode sempre atualizar com informações. Lembre-se que a gestão transparente inclui todos!
  • Faça informativos e peças gráficas que podem ser impressas ou enviadas por e-mail. Criação de e-mail marketing também otimiza a comunicação.
  • Promova encontros e reuniões periódicas para avaliação de resultados.
  • Divulgue semestralmente as metas e os resultados.
  • Aproxime os líderes dos liberados, isso promove a união do seu time.
  • Permita que os colaboradores participem da tomada de decisões da empresa.
  • Abra pesquisas para ouvir seu time com sinceridade. Na gestão transparente todos podem opinar sem medo de retaliação. Com o feedback, os gestores podem fazer mudanças ou adaptações na empresa que resultarão em resultados assertivos.
  • Faça avaliação de desempenho, gerando feedback a seu colaborador.

Transparência

O modelo de comunicação transparente tem sido adotado por algumas instituições e, de acordo com a alta liderança destas empresas, todos saem ganhando! A empresa cresce e seus funcionários trabalham com mais engajamento. Uma comunicação transparente com gestão honesta gera colaboradores confiantes!

Gostou desse artigo? Quer estar por dentro de novas ideias para aprimorar a performance da sua empresa? Então assine a nossa newsletter e mantenha-se sempre bem informado.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário