Home Dicas Empresarial Absenteísmo: O que é, como calcular e como combater

Absenteísmo: O que é, como calcular e como combater

por Marcelo Braga
absenteísmo

O absenteísmo é um indicador importantíssimo para as empresas. De modo geral, o termo significa se ausentar e, dentro do contexto corporativo, é utilizado para sinalizar quando um colaborador falta ao trabalho. O absenteísmo tem impacto direto nos resultados financeiros, uma vez que as ausências ao trabalho não só representam perdas financeiras diretas às empresas, como também no desempenho de suas equipes.

Nesse artigo, você irá entender o que é absenteísmo, quais são as principais causas, como calcular o índice de absenteísmo e o que fazer para minimizar o problema.

O que é o absenteísmo?

O absenteísmo no ambiente de trabalho está relacionado a ausências ou atrasos do colaborador. Segundo Idalberto Chiavenato, um dos autores mais importantes sobre recursos humanos no Brasil, o absenteísmo é definido como a soma dos períodos que os colaboradores se ausentam do trabalho, independente do motivo.

A taxa de absenteísmo é um indicador chave para o RH. Certo grau de ausência é esperado e não prejudica a produtividade da empesa. Índices elevados, porém, podem indicar problemas no ambiente de trabalho, sejam relacionados a cultura organizacional ou por outros fatores. 

Quais são as principais causas do absenteísmo?

Existem inúmeras razões pelas quais um colaborador se ausenta do trabalho. Algumas podem ser mais difíceis de identificar, enquanto outras exigem apenas uma solução simples.

Tenha em mente que nem todo absenteísmo está relacionado a questões pessoais ou de saúde.  Às vezes, a origem do problema pode estar ligada a práticas negativas de liderança. Em situações como essa, não se consegue estabelecer um ambiente de trabalho acolhedor e positivo à equipe.

Abaixo, listamos alguns motivos que levam um colaborador a se ausentar das suas atividades: 

Bullying e assédio

Em situações altamente desagradáveis como essas, não é de admirar que seu colaborador optará por buscar motivos para ficar em casa. Ninguém quer ir trabalhar em um lugar onde se sente sozinho ou como um estranho. Mas o mais importante, ninguém deve se sentir inseguro.

O bullying e o assédio, seja verbal ou físico, podem ter um efeito bastante pesado no bem-estar e engajamento de um colaborador, sendo um grande motivo para ele buscar motivos para deixar de comparecer ao trabalho.

Estresse e burnout

Quando as pessoas se sentem muito sobrecarregadas, geralmente se tornam menos engajadas e produtivas. Com os níveis de estresse além do limite, seus colaboradores podem estar mais mais propensos a ficar doentes. Sem mencionar que o burnout pode colocar pressão significativa no bem-estar mental de uma pessoa.

Motivos pessoais e/ou familiares

Embora o ditado popular recomende deixar seus problemas pessoais em casa, na realidade isso não é nem um pouco fácil. Situações difíceis e circunstâncias como um divórcio, um assunto urgente com a escola dos filhos, uma doença na família podem levar a emergências que fazem os colaboradores se ausentarem.

Algumas empresas já oferecem direitos adicionais de licença para cuidadores ou pais com filhos. No entanto, este não é o caso para a maioria dos negócios. Por essa razão, é essencial ter políticas claras de comunicação para que seus colaboradores saibam exatamente a quem recorrer dentro da empresa em caso de emergência.

Clima organizacional ruim

O clima organizacional desempenha um papel importantíssimo no engajamento dos seus colaboradores. Se sua empresa tiver um clima organizacional positivo, os colaboradores tendem a apresentar comportamentos menos negativos e contraproducentes, como o absenteísmo. Isso porque um ambiente saudável ajuda a levantar a moral da equipe e fortalecer as relações dentro do ambiente de trabalho.

As companhias com políticas e propósitos definidos em relação a sua cultura organizacional conseguem reter e engajar melhor seus colaboradores. Isso porque quanto maior o sentimento de pertencimento do colaborador, maior o comprometimento dele com a empresa.

Doenças e motivos de saúde

Lesões e doenças são as duas razões mais comuns para o absenteísmo. Se seus colaboradores estão doentes ou feridos, eles devem ser encorajados a ausentar-se do trabalho para sua própria segurança e bem-estar, assim como a do resto da equipe.

Os empregadores também devem levar em conta consultas médicas ou visitas hospitalares. Consultas regulares de saúde costumam exigir que os funcionários tirem folga adicional, seja por um dia inteiro ou algumas horas do dia.

Como calcular o índice de absenteísmo?

Para calcular o índice de absenteísmo, iremos utilizar a medida padrão definida pela Organização Internacional para a Padronização (ISO):

Taxa de ausência = (número de dias ausentes / número de dias úteis disponíveis em um determinado período) x 100

Como você pode ver, esta fórmula inclui duas variáveis:

  • Número de dias ausentes.
  • Número de dias úteis em um determinado período.

Vamos usar um exemplo de como calcular a taxa de absenteísmo para melhor entendimento:

Digamos que Arnaldo se ausentou do trabalho 10 dias durante 2021. Como sabemos o número de dias perdidos (10), precisamos calcular o número de dias úteis no ano. Comece com o número total de dias (365). Em seguida, considere os seguintes fatores: finais de semana (104), feriados (13) e férias (30). Então, ficará mais ou menos assim:

Número de dias úteis disponíveis: 365 – (104 + 13 + 30) = 218

Agora, você pode calcular a taxa de ausência de Arnaldo: (10 / 218) x 100 = 4,58%

Mas, o que esse índice de 4,58% do Arnaldo nos diz? Não há um consenso em relação ao número ideal de absenteísmo, pois ele pode variar de acordo com o setor da empresa.

A exemplo, uma pesquisa realizada pela startup Levee indicou que no setor varejista esse número pode chegar a 7%, enquanto no setor de serviços, a média é de 5%.  No entanto, um índice de absenteísmo em torno de 4%, caso do Arnaldo, pode ser considerado aceitável.

O que fazer para controlar o absenteísmo?

Infelizmente, nem todos os casos de absenteísmo são evitáveis — emergências ou doenças podem aparecer quando menos esperamos. Com isso em mente, separamos algumas dicas que você pode implementar para manter sua equipe produtiva e engajada no trabalho:

Implemente políticas para trabalho flexível

O trabalho flexível pode ajudar a resolver algumas das causas mais comuns do absenteísmo. Muitas vezes, seus colaboradores têm que lidar com compromissos que envolvem o cuidado de outras pessoas como pais, filhos ou parentes próximos, além de cuidar da própria saúde.

Estabelecer políticas flexíveis como encurtar a jornada de trabalho nas sextas-feiras ou aderir ao trabalho híbrido podem melhorar este indicador. Vale lembrar que muitos colaboradores são mais produtivos longe de um escritório e que produtividade nada tem a ver com trabalho presencial.

Apoie a saúde mental da sua equipe

Algumas das razões por trás do absenteísmo estão relacionadas à saúde mental. O estresse e a ansiedade afetam não só a qualidade do trabalho, mas também leva ao aumento do ausências do trabalho.

Cuidar da saúde mental da sua equipe ajudará não somente a reduzir o impacto financeiro do absenteísmo, como também melhorará o desempenho geral e tornará seu local de trabalho um lugar mais positivo e atraente para se estar.

Trabalhe a cultura organizacional da sua empresa

Uma cultura organizacional negativa acaba sendo uma causa comum de absenteísmo. Isso porque ela desempenha um papel vital na criação de um ambiente de trabalho saudável ou não. Bem como ajuda seus colaboradores a sentirem-se parte da empresa.

Desenvolver senso de confiança e pertencimento nos seus colaboradores é vital para a satisfação e desenvolvimento de uma cultura organizacional saudável. Felizmente, construir isso não requer recursos infinitos, sendo possível trabalhar diversas pequenas atitudes que impactarão o ambiente de trabalho positivamente no longo prazo.

 Você pode começar incentivando uma maior colaboração e engajamento entre departamentos. Promover brainstorming ou eventos onde as equipes possam sair e conhecer novas pessoas. Quanto mais seus colaboradores se sentirem reconhecidos e valorizados por seus colegas e gestores, mais motivados estarão para o trabalho.

Planeje programas de bem-estar no trabalho

Os programas de bem-estar no trabalho são projetados para melhorar a saúde e o bem-estar geral da força de trabalho de uma empresa. Normalmente, essas iniciativas se concentram no aumento da atividade física e da mobilidade, na redução do estresse e na prevenção do burnout, no fornecimento de conselhos nutricionais úteis e na oferta de avaliações de saúde gratuitas para resolver quaisquer problemas relacionados à saúde que um colaborador esteja enfrentando.

Assim, fornecer à sua equipe as ferramentas para que eles possam gerenciar seu bem-estar físico e mental significa que eles ficarão menos propensos a faltar ao trabalho por razões pessoais ou causas relacionadas à saúde. Além disso, os programas de bem-estar reduzem os custos de saúde e melhoram o clima organizacional, aumentando assim os níveis de produtividade e engajamento.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário