Home RHAtração e Retenção RH humanizado: o que é e dicas para adotar na empresa

RH humanizado: o que é e dicas para adotar na empresa

por Marcelo Braga
rh-humanizado-quais-as-dicas-para-adotar-na-empresa

Quando falamos em RH humanizado, não estamos nos referindo a um setor físico, mas a uma maneira de pensar e agir da área, com mais foco nos indivíduos e menos nos processos e atividades burocráticas.

Significa, na prática, valorizar cada profissional e zelar pelo seu bem-estar dentro da empresa. Afinal, o capital humano é o bem mais precioso que uma instituição pode ter.

Isso se deu basicamente quando a tecnologia agilizou muitas tarefas do RH, conferindo aos profissionais da área mais oportunidades para deslocar parte dos seus esforços para o desenvolvimento humano do colaborador.

A seguir, veremos mais a fundo como é um RH humanizado e quais as dicas para adotar a estratégia.

Quais são as características de um RH humanizado?

Um RH humanizado está ligado à crescente ideia de humanização da empresa, já que representa, atualmente, um importante setor estratégico dela.

Caracteriza-se principalmente pela atenção ao bem-estar das pessoas envolvidas com a corporação, ou seja, importa-se com a qualidade de vida delas, oferecendo benefícios, incentivos e outras ações voltadas a proporcionar um bom clima organizacional.

Isso envolve também a valorização do colaborador enquanto profissional, dando treinamentos, oferecendo cursos e premiando-o quando conveniente; tudo para que ele tenha condições de crescer profissionalmente.

Para tanto, um RH humanizado está muito atento à comunicação com esses colaboradores, sabendo ouvi-los, transmitindo suas ideias aos gestores, mas também dando feedbacks construtivos, que não apenas apontem o erro, mas que sugiram correções conjuntas.

Além disso, a gestão de recursos humanos focada nessa filosofia faz uso da tecnologia para melhorar seus processos. Pode, inclusive, guardar informações sobre cada colaborador, de modo que elas possam ser usadas para sugestões de melhoria da carreira ou da qualidade de vida no trabalho (ergonomia, por exemplo).

Para a empresa, qual é a importância de se ter um RH humanizado?

A humanização do RH reflete não apenas no setor, mas em toda a companhia, uma vez que as relações de trabalho entre colaborador e empresa são permeadas pelo RH estratégico.

Dessa maneira, pode-se esperar que um RH humanizado cause na empresa:

  • Maior engajamento das equipes, o que significa também ter um ambiente interno mais colaborativo;
  • Redução do turnover, ou seja, da rotatividade de funcionários, que prejudica muito uma empresa;
  • Redução do absenteísmo, ou seja, menos licenças médicas e acidentes de trabalho e mais saúde mental;
  • Melhora na atração e retenção de talentos, bem como na formação de lideranças positivas;
  • Recrutamento e seleção mais eficazes, que consideram as skills dos candidatos, das vagas e os valores da organização para que ambos se sintonizem desde o início;
  • Aumento na diversidade e, por consequência, na criatividade e na agilidade das equipes em encontrarem soluções;
  • Melhora no clima organizacional, uma vez que a valorização de cada profissional tende a deixa-los mais motivados e felizes;
  • Maiores índices de produtividade, pois a satisfação e o engajamento com o trabalho melhora também o desempenho;
  • Melhora nos resultados individuais, o que significa, em linhas gerais, um melhor resultado coletivo;
  • Comunicação mais transparente e assertiva;
  • Empresa mais competitiva e mais sólida.

6 dicas de como humanizar o RH na sua empresa

1. Treinamento dos gestores

Um RH humanizado tem o dever de desenvolver as lideranças positivas de uma empresa, ou seja, gestores que sabem motivar e engajar equipes através do reconhecimento profissional honesto e da comunicação assertiva.

2. Desenvolvimento de colaboradores

Conforme pesquisa recente, oferecer cursos e treinamentos que façam sentido para a área, para o cotidiano de trabalho e para as ambições do colaborador é dar valor a ele. Além disso, é importante fazer avaliações de desempenho e seus respectivos feedbacks, para que ele entenda seu papel dentro da organização.

3. Remuneração decente e benefícios úteis

Mais do que palavras, o valor que sua empresa paga ao colaborador diz muito sobre o quanto ela o valoriza. Ao mesmo tempo em que, se o benefício oferecido não faz sentido, é possível que o colaborador ache que a empresa trata a todos com um padrão robotizado. Entenda as necessidades dele e “encaixe” essas facilidades em sua vida.

4. Cultura corporativa centrada no humano

O RH humanizado pode incluir, aqui, a distribuição de colaboradores para áreas e objetivos que façam sentido para ele. A ideia é tratar cada pessoa tão bem quanto a empresa trata um cliente.

5. Comunicação assertiva

Ao permear a maioria das relações de trabalho dentro de uma empresa, o RH tem a missão de fomentar a comunicação não violenta em todos os setores. Ou seja: mostrar a todos a maneira correta de ouvir e de comunicar uma ideia sem agredir ou ser agredido.

6. Uso da tecnologia

O RH humanizado usa a tecnologia para favorecer o ambiente de trabalho, indicando a cada colaborador um caminho para a melhoria de sua qualidade de vida. Além disso, o uso dessas ferramentas para a contratação de talentos é focado desde o início na relação humana entre empresa e contratado, conferindo satisfação duradoura a ambos.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário