Contratar pode parecer uma tarefa simples. Mas não é: as etapas do processo seletivo são uma das coisas mais desafiadoras de se fazer e é a principal responsabilidade do setor de RH.
Um recrutamento bem planejado, com todas as etapas do processo seletivo pensadas e executadas corretamente deve ajudar a criar uma vantagem competitiva para sua empresa, pois você irá recrutar os melhores talentos e diminuir os custos com turnovers.
Nesse artigo, você verá quais são as principais etapas do processo seletivo e como estruturá-lo.
Principais etapas do processo seletivo:
Abaixo, listamos as principais etapas do processo seletivo:
Planejamento
A primeira etapa do processo seletivo – e uma das mais importantes – é o planejamento. Ele é a fundação para um recrutamento eficaz. Aqui você deve identificar quais são as necessidades da empresa, se elas podem ser preenchidas com recursos da própria organização.
Caso não, é necessário pensar em como será o processo de recrutamento externo: como será a vaga aberta, quais serão os canais de atração e divulgação, como a seleção será feita e em quanto tempo a a contratação deve ser efetivada.
Nessa etapa, é importante estar em contato direto com o líder do setor: afinal, é ele quem estará mais em contato com o futuro colaborador e saberá quais características são necessárias para cumprir tal tarefa. Isso é importante para alinhar as expectativas, garantindo que haja uma sintonia entre o que o líder deseja e o que a empresa deseja para aquela posição.
Deixe claro quais são os requisitos técnicos e comportamentais desejados para a vaga, para que os talentos mais adequados sejam captados e lembre-se de ter em mente o tempo necessário para a realização do processo, para poder manter os candidatos informados.
Com esse alinhamento feito, é hora de seguir adiante:
Atração de talentos
Essa etapa do processo seletivo é vital, pois é aqui você irá atrair o perfil de candidato que deseja. O primeiro passo é escrever um bom job descripton. Ele será o primeiro contato dos talentos com a oportunidade (e talvez com sua empresa), então aqui vale toda a atenção: escreva quais são os requisitos essenciais e os desejados, conte um pouco sobre a cultura da sua empresa e porque ele deve querer trabalhar lá.
Escolha divulgar nos job boards que se adequem ao seu setor e requisitos. Seja ativo nas mídias sociais e busque encantar os talentos com sua cultura organizacional pelas redes. Se você tem uma página de carreira, certifique-se de que ela reflita sua marca empregadora e esteja integrada com sua plataforma de recrutamento.
Se o seu potencial candidato não estiver ativamente procurando por oportunidades, será necessário proatividade para alcançá-los. Você terá que pesquisar através das redes sociais, como o LinkedIn e abordá-los diretamente. Um pouco de headhunting pode ser necessário dependendo da sua necessidade e da posição desejada e deve ser muito bem planejado.
Seja acessível para os talentos. Certifique-se de que sua plataforma de recrutamento tenha uma interface amigável e interativa, além de responsiva aos smartphones, para que os candidatos não precisem perder muito tempo preenchendo. Lembre-se de que você iniciou o processo; você os convidou para uma oportunidade!
Eles não podem ser deixados muito tempo sem resposta – sua plataforma de recrutamento pode ajudar nisso, ao enviar emails automatizados sobre o andamento do processo . Negligenciar essa parte pode significar perder talentos. Fazê-la corretamente, entretanto, traz muitos efeitos positivos para sua marca empregadora e faz com que os candidatos se sintam apreciados.
Seleção de talentos
Se tudo correu bem até aqui, a próxima etapa do processo seletivo é selecionar os talentos dentro de todas as candidaturas recebidas. Aqui, é necessário realizar a triagem de todos os currículos recebidos.
Dependendo do tamanho da sua empresa, isso pode ser um grande problema. Afinal, podem ser centenas de candidaturas recebidas e analisá-las individualmente pode levar tempo – além de estar mais suscetível a erros causados por vieses inconscientes. Você pode contar com uma plataforma de recrutamento para isso e assim, otimizar seu processo de recrutamento.
Elas utilizam inteligência artificial, machine learning e tecnologia para analisar e avaliar todos os currículos recebidos, exibindo os melhores em formato de ranking, fazendo com que o profissional possa selecionar mais rapidamente os mais indicados de acordo com os desejos da empresa.
Passada a triagem, é hora de prosseguir com o processo. É importante realizar testes, tanto de competências técnicas quanto comportamentais – e nesse segundo fator, você também pode contar com a tecnologia. Também é bom usar algumas dinâmicas, pois assim o processo se torna mais completo e há mais segurança para encontrar o talento ideal.
Toda a seleção deve ser padronizada e todos devem passar pelas mesmas etapas e processos, o que otimiza tempo e garante a integridade do processo.
Entrevistas
Então chegamos em uma das etapas mais essenciais do processo seletivo: as entrevistas. É quando você irá conhecer mais de perto um grupo de candidatos que contam com qualidades pré estabelecidas em etapas anteriores. Para que sua entrevista seja um sucesso:
- Torne o ambiente confortável. Uma entrevista de emprego pode ser uma experiência estressante para o candidato, mas você pode aliviar um pouco da tensão reservando uma sala tranquila antes do encontro (mesmo que seja uma entrevista virtual) e explicando como será a entrevista.
- Revise os materiais do candidato com antecedência. Para evitar uma entrevista que tenha várias horas de duração, revise currículos, analise o portfólio do candidato caso haja, escreva suas anotações antes da entrevista para que você não precise perguntar sobre informações que você deveria saber.
- Padronize suas perguntas. Você pode pedir aos candidatos mais informações sobre experiências específicas, mas se você fizer perguntas semelhantes entre eles, poderá compará-las objetivamente.