Home RHAtração e Retenção Banco de Talentos: O que é, benefícios e como construir o seu

Banco de Talentos: O que é, benefícios e como construir o seu

por Marcelo Braga
banco de talentos

O banco de talentos pode ser uma ferramenta valiosíssima para o setor de RH otimizar o processo de recrutamento e seleção, auxiliando na redução de custos e melhorando a assertividade das contratações.

Isso acontece porque ele facilita a prospecção de profissionais para o preenchimento de vagas, ao atuar como um banco de dados de candidatos e colaboradores.

Veja nesse artigo o que é um banco de talentos e como ele funciona, qual a importância para o seu negócio, como montar um dentro da sua empresa e como a tecnologia pode te ajudar neste processo:

O que é um banco de talentos?

O banco de talentos é composto por um conjunto de informações de um grupo de candidatos que, em determinado momento, se interessaram em participar de processos seletivos de uma empresa.

Ele permite que a empresa cultive relações com candidatos cujas habilidade e talentos alinhem-se com os valores e expectativas da empresa, armazenando informações que incluem nome, contato, idade, habilidades, experiências, funções que ele pode exercer, qual é seu fit cultural com os valores da empresa, entre outros.

Como funciona um banco de talentos?

Para ajudar a entender como um banco de talentos funciona na prática, vamos imaginar o seguinte cenário: você abriu uma vaga e está em busca de profissionais com determinadas características técnicas e comportamentais.

Você recebe dezenas, talvez centenas de currículos. Após avaliar todos, seleciona uma parte desses candidatos para a próxima etapa do processo seletivo, que pode ser composta por entrevista com os líderes, dinâmicas de grupo, entre outras formas de avaliação.

Após esse processo, há uma nova peneira dos candidatos. Os aprovados seguem para outras etapas, até que se escolha candidato ideal.

Durante a seleção, entretanto, você conheceu e avaliou candidatos que, embora não tenham sido admitidos, são competentes, têm alinhamento com os valores da empresa e podem ser aproveitados em outros momentos ou em outras posições futuramente.

Desse modo, quando você for abrir um novo recrutamento, não será necessário começá-lo do zero, pois seu RH já conta com um leque de candidatos qualificados que já conhecem e expressaram interesse em trabalhar na sua empresa.

Qual a importância de ter um banco de talentos?

O banco de talentos pode ajudar bastante o RH para encontrar os melhores candidatos de maneira mais rápida. Se toda vez que for necessário preencher uma posição na empresa um processo de recrutamento tiver que ser iniciado do zero, sem nenhuma ajuda da tecnologia, cada contratação irá levar muito mais tempo para se efetivar, além de consumir mais recursos.

Com um banco estruturado e organizado, a empresa consegue acessar informações sobre candidatos qualificados de modo eficiente, otimizando o recrutamento como um todo.

Quais são os benefícios de ter um banco de talentos?

A criação de um banco de talentos pode trazer inúmeros benefícios para o seu processo de recrutamento e para a empresa como um todo. Abaixo listamos os principais benefícios:

Otimização dos processos seletivos

Uma das etapas que mais consomem tempo durante um processo seletivo é a atração de candidatos, recebimento e triagem dos currículos. Isso porque cada currículo deve ser visto e analisado individualmente, um processo que demanda tempo.

O banco de talentos permite que a empresa execute essas etapas de modo proativo. Ao invés de esperar que os candidatos apareçam, com um banco, os recrutadores podem acessar perfis de talentos já devidamente analisados, qualificados e setorizados para as vagas.

Redução de custos

O banco de talentos ajuda a reduzir os custos com o processo de recrutamento. Isso porque é eliminada a necessidade de começar o recrutamento do zero, o que contribui para economizar recursos financeiros e de tempo da equipe do RH.  

Acesso a candidatos passivos

O banco de talentos é uma das maneiras mais efetivas para conseguir alcançar os chamados candidatos passivos, ou seja, aquelas pessoas que gostariam de mudar de emprego ou posição, mas que não procuram ativamente por oportunidades.  E de acordo com uma pesquisa realizada pelo LinkedIn, esse grupo responde por 70% da força de trabalho mundial.

O melhor jeito de alcançar esses candidatos é através de referências dos seus colaboradores. Isso porque geralmente, eles conhecem pessoas que atuam na mesma área e a qualificação destes profissionais. Assim, seu banco de talentos pode crescer exponencialmente.

Dispensa de treinamentos

Por armazenar também informações sobre talentos que já estão dentro da empresa, o banco de talentos pode ser utilizado para realocar profissionais mais rapidamente dentro da organização em caso de necessidade ou em caso de promoção.

Criar uma estratégia de recrutamento de longo prazo

Para criar uma estratégia de recrutamento de longo prazo, o banco de talentos é uma ferramenta essencial. Isso porque, com o banco, você ganha uma noção sobre quais posições e habilidades sua empresa tem em mãos e quais provavelmente necessitará buscar no mercado.

Como montar um banco de talentos?

Agora que você já sabe o que é um banco de talentos, como ele funciona e quais benefícios ele pode trazer para sua empresa, é hora de começar a montar o seu! Abaixo, daremos algumas dicas sobre como começar da melhor maneira:

Comece internamente

O primeiro passo para estruturar um banco de talentos é começar com os talentos da própria empresa. Assim, reúna todas as informações dos colaboradores atuais da empresa e deixe registrado.

Mantenha os dados atualizados

É importante sempre manter as informações dos candidatos atualizadas dentro do banco, para que se evite interpretações errôneas acerca do perfil dos talentos. Assim, currículos muito antigos podem ser descartados, pois provavelmente as informações já não correspondem mais com a realidade atual do candidato.

Trabalhe a jornada do candidato e o employer branding

Se durante o processo de recrutamento, a jornada do candidato for agradável e prazerosa, ele muito provavelmente irá desejar trabalhar para sua empresa mesmo que não seja selecionado naquele momento, buscando se manter em contato para oportunidades futuras. Caso não seja, o banco de talentos pode não ter a mesma efetividade, pois o candidato talvez não deseje voltar para uma nova oportunidade dentro da empresa.

Além disso, trabalhar o employer branding é importante para que se tenha pessoas se cadastrando no banco de talentos, mesmo para vagas que ainda não estejam abertas.

Mantenha-se em contato

Relacionado com o tópico anterior, para que o banco de talentos possa ter sua efetividade maximizada, é preciso manter-se em contato regularmente com os profissionais cadastrados. Nesses contatos, lembre-se de mostrar como sua empresa é interessante e o quanto valoriza seus colaboradores.

Uma boa estratégia é o fornecimento de feedbacks durante o processo de seleção, para que o candidato se sinta acolhido, mesmo que não seja selecionado. Assim como também é importante tentar mantê-lo informado acerca das novidades da companhia, através da assinatura de newsletter.

Por que usar a tecnologia para construir um banco de talentos?

A utilização de plataformas de recrutamento e seleção é vital para a estruturação de um banco de talentos verdadeiramente prático e efetivo. Isso porque essas plataformas oferecem diversos recursos para ajudar no processo de construção deste grande banco de dados.

Elas conseguem armazenar uma grande quantidade de currículos de modo fácil e accessível instantaneamente sempre que necessário. Bem como também podem organizar as informações curriculares em categorias para facilitar as buscas, contar com a inteligência artificial para fornecer relatórios com dashboards para otimizar a visualização dessas informações, entregando exatamente aquilo que você esteja procurando.

Mas não apenas isso: as plataformas de recrutamento também abrem a possibilidade de armazenarem informações sobre o aspecto comportamental dos talentos, através da análise do perfil comportamental durante a seleção. Assim, é possível saber qual é o fit cultural do talento com a vaga e com a empresa, o que ajuda a tornar seu processo seletivo bem mais assertivo.

A construção de um banco de talentos efetivo, rico e organizado pode ser muito importante no momento de contratar profissionais, especialmente quando o prazo para a contratação for bem reduzido. Ainda ajudam a otimizar o recrutamento como um todo e podem contribuir para trabalhar sua marca empregadora, estabelecendo contato com profissionais que não fazem parte da empresa.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário