Home Recrutamento e Seleção Recrutamento interno e externo? Entenda a diferença entre eles

Recrutamento interno e externo? Entenda a diferença entre eles

por Marcelo Braga
recrutamento-interno-externo

O processo seletivo é uma tarefa delicada, pois, além de permitir ao gestor escolher profissionais qualificados para o cargo desejado, é uma ação cada vez mais estratégica nas organizações. Nesse contexto, os objetivos da empresa vão determinar qual tipo de processo será feito para preencher a vaga: recrutamento interno e externo.

Produzimos este artigo para apresentar as principais características e as diferenças entre essas duas modalidades. Saiba também como decidir qual é a mais adequada para a sua estratégia!

Tipos de recrutamento: qual a diferença?

Recrutamento interno

Recrutar internamente significa fazer uma busca entre os próprios colaboradores da empresa para preencher uma vaga: os selecionados são promovidos ou transferidos para outras áreas e cargos. Seu objetivo é aproveitar o capital humano interno.

Principais vantagens

  • Traz mais segurança para a empresa pelo fato de já conhecer o perfil do profissional e entender seus pontos fracos e fortes;
  • Motiva os colaboradores, pois oferece a eles oportunidades de promoção;
  • Aproveita talentos dentro da empresa;
  • Reduz o estresse do recrutador, pois o tempo necessário para integrar o colaborador na nova posição é muito menor.

Desvantagens

  • Surge a necessidade de preencher a vaga do colaborador promovido;
  • Impede a entrada de ideias e experiências na equipe;
  • Corre-se o risco de o colaborador não se adaptar à nova função;
  • Deixa gerentes insatisfeitos pela perda de um bom colaborador.

Recrutamento externo

Significa contratar uma pessoa fora da empresa, visando adquirir ideias diferenciadas, habilidades e competências. Aqui as opções de perfis de colaboradores são maiores, o que possibilita suprir demandas internas com eficácia.

Principais vantagens

  • Incentiva a interação no mercado de trabalho;
  • Renova e enriquece a cultura organizacional;
  • Possibilita terceirizar a contratação;
  • Torna mais rico o capital intelectual da empresa.

Desvantagens

  • Aumenta os custos, pois são necessárias técnicas diferentes de atração;
  • É um processo lento e trabalhoso para o RH;
  • Não possibilita aos colaboradores a expectativa de crescer profissionalmente;
  • Exige um processo de adaptação do candidato escolhido.

Recrutamento interno e externo: qual escolher?

A escolha deve seguir critérios consoantes aos anseios da empresa. Para norteá-lo, compartilharemos, a seguir, alguns questionamentos. Eles se baseiam em 4 pilares que fundamentarão a sua decisão.

Deseja estimular o autodesenvolvimento?

O colaborador que é reconhecido pela empresa se sente motivado, pois enxerga a oportunidade de progredir na carreira. Isso pode aumentar consideravelmente os resultados, pois alimenta a autoestima e intensifica o comprometimento com sua função. Se esse for seu objetivo, invista no público interno.

Quer garantir o menor custo operacional?

Recrutar internamente faz com que algumas etapas da seleção externa sejam eliminadas: divulgação de vagas, entrevistas demoradas, análise de currículos, entre outros. Sendo assim, explorar o capital humano interno é uma forma de economizar, pois evita gastos com longos processos seletivos.

Está buscando inovação?

O recrutamento externo também contribui para a inovação, pois possibilita obter a expertise de outras empresas, por atrair seus profissionais mais talentosos. Isso é essencial para ficar por dentro de ideias que circulam na concorrência e no setor. Além disso, novos pontos de vista podem ajudar os gestores a reavaliar sua forma de pensar.

Pretende aportar know-how à empresa?

O recrutamento externo fornece uma diversidade maior de candidatos para avaliar. Assim, maiores também são as chances de encontrar novos talentos que atendam melhor às expectativas da vaga e abre-se a oportunidade de tornar a equipe mais qualificada e eficiente.

Por que usar um software especializado?

As empresas demandam processos seletivos cada vez mais complexos. Por isso, a necessidade de um recurso mais prático e eficiente se torna maior. A melhor maneira de trazer mais produtividade ao setor é aderir a softwares especializados.

Esse recurso simplifica o processo de recrutar candidatos para vagas específicas, pois permite organizá-los por fases, listar informações de seus históricos e registrar todas as etapas do processo seletivo.

Os profissionais qualificados que você procura podem estar dentro ou fora da equipe, mas optar por um tipo de recrutamento interno ou externo deve partir dos objetivos da empresa. Essa análise prévia é fundamental para atingir as metas de maneira mais econômica e eficaz.

Gostou das dicas para alcançar êxito no processo seletivo? Então siga-nos nas redes sociais e acompanhe as novidades! Siga-nos em: Facebook, Instagram, LinkedIn.

Gostou desse artigo? Quer estar por dentro de novas ideias para aprimorar a performance da sua empresa? Então assine a nossa newsletter e mantenha-se sempre bem informado.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário