Home Atração e Retenção Candidate experience: O que é, etapas e dicas para implementar

Candidate experience: O que é, etapas e dicas para implementar

por Marcelo Braga
candidate experience

A candidate experience, ou a experiência do candidato em português, é um tópico cada vez popular dentro do recrutamento e seleção e por uma boa razão. De acordo com uma pesquisa do CareerBuilder, 78% dos candidatos dizem que a experiência que vivem durante o processo é um indicador de como uma empresa valoriza seus colaboradores.

Cada vez mais, o recrutamento tem se tornado uma via de mão dupla e não é mais possível ignorar a experiência dos candidatos. Afinal, os candidatos a emprego também estão à procura por organizações que atendam seus requisitos e correspondam aos seus próprios valores.

Assim, é importante valorizar toda essa jornada durante o processo de recrutamento. Nesse artigo, vamos mostrar o que é a candidate experience, quais são as etapas e dicas de como implementar!

O que é candidate experience

A candidate experience é a percepção de um candidato sobre um empregador, com base na interação entre ambos durante o processo de recrutamento. Essa interação ocorre através dos pontos de contato: começando nas buscas de emprego, passando pelo processo de inscrição, bem como entrevistas e dinâmicas e, por fim, o onboarding no caso da contratação.

Assim, melhorar a experiência do candidato envolve avaliar o impacto causado na percepção do candidato em todas as etapas do processo. Isso pode significar tanto ações mais simples, como uma conversa direta com o recrutador quanto ações mais complexas, como a experiência do usuário na página de carreira da empresa.

A candidate experience começa muito antes da candidatura em um processo. De acordo com uma pesquisa realizada pela IBM, 48% dos candidatos pesquisados tiveram interações ou relacionamentos prévios com a contratante antes de entrarem no processo seletivo. Essas interações e relacionamentos podem vir de diversos lugares: amigos ou familiares que trabalharam ou trabalham na empresa, conhecimento da marca e da reputação da organização, ser um cliente e/ou ter trabalhado com a organização antes.

Conforme o recrutamento se torna mais digital, os profissionais de RH têm a oportunidade de aproveitar soluções tecnológicas e ferramentas para projetar uma experiência consistente e agradável para os candidatos dentro do processo.  Uma experiência de candidato atraente é um fator importantíssimo para o sucesso do recrutamento e negligenciar este aspecto pode custar caro.

A Virgin Media, uma das maiores empresas britânicas de mídia, perdia mais de US$ 6 milhões anualmente por conta dos impactos negativos de uma experiência do candidato ruim. De acordo com a IBM, candidatos que tiveram uma experiência positiva durante o recrutamento são mais propensos a se tornarem novos clientes, enquanto experiências ruins de candidatos afetam a marca negativamente.

As etapas da experiência do candidato:

Busca

As primeiras interações de um candidato com a empresa são anteriores a candidatura: ocorrem através de mídias sociais, job boards ou através da página de carreira da empresa.  Assim, garantir que sua página de carreira seja fácil de encontrar irá poupar tempo e esforço de seus candidatos e é o primeiro passo de uma experiência positiva.

Job description

Além de tornar as vagas abertas mais fáceis de serem encontradas, também é importante que o job description dessas oportunidades sejam claros, concisos e convincentes. Afinal, se um candidato encontrar sua empresa através de um job board, é provável que o job description seja o primeiro contato dele com sua empresa e uma descrição confusa ou repleta de requisitos pode acabar colocando todo o esforço de atratividade a perder.

Comunicação

Uma das coisas mais frustrantes para os candidatos é a falta de comunicação do empregador após a entrada no processo seletivo. De acordo com uma pesquisa realizada pela CareerBuilder sobre como os empregadores poderiam melhorar a experiência dos candidatos, quase um terço dos entrevistados afirmou que gostaria de mais comunicação durante o processo de recrutamento. Assim, manter contato é essencial para uma boa experiência do candidato.

Mesmo e-mails simples avisando sobre cada etapa já contribuem para que o candidato não se sinta completamente desamparado, assim como o fornecimento de feedbacks. São medidas que ajudam a manter o candidato engajado no processo seletivo. Uma mensagem personalizada ou mesmo automática informando-os sobre os próximos passos do processo ou explicando o porquê dele ter avançado ou não. Comunicação é essencial para uma boa candidate experience.

Entrevista

As entrevistas constituem a melhor oportunidade para conhecer os candidatos e avaliar se eles têm fit com sua empresa e requisitos da vaga. É também uma oportunidade para o candidato conhecer um pouco mais a organização. Uma experiência positiva de entrevista é vital para convencer os talentos a escolherem trabalhar na sua empresa. Usar um roteiro de entrevista estruturado irá ajudá-lo a tomar decisões mais claras e evitar confusões. A velocidade é essencial aqui, pois os candidatos querem receber feedback após o processo de entrevista o mais rápido possível. Informe-os da entrevista com alguma antecedência e dê-lhes uma ideia do que esperar. Afinal, para os candidatos, as entrevistas podem ser a única chance de mostrar suas habilidades e conhecimentos.

Onboarding

O onboarding é a última etapa da candidate experience e o que poderia ser um dia mais memorável para um candidato do que seu primeiro dia no novo emprego? O onboarding é a sua oportunidade de cumprir tudo aquilo que foi dito no processo de seleção e integrar o talento à empresa o mais suavemente possível. Coisas como muita papelada, falta de socialização com a equipe e instruções vagas são indicadores de uma má experiência do candidato durante o onboarding, o que pode levar a um desligamento bem mais cedo do que o planejado.

Dicas para melhorar sua candidate experience

Oferecemos abaixo algumas dicas que podem ajudar a melhorar a experiência do candidato dentro do seu processo seletivo:

Otimize seu processo seletivo

As novas gerações esperam uma experiência suave e de fácil usabilidade, seja para comprar roupas, assinar um serviço digital ou se candidatar a uma vaga. Muitos empregadores, porém, ainda não conseguiram alcançá-los. Na verdade, de acordo com a IBM, 60% dos candidatos a emprego desistiram de uma candidatura durante o preenchimento porque tomava muito tempo ou era algo muito complexo.

Assim, identifique quaisquer etapas desnecessárias e as elimine do processo. Por exemplo, você pede aos candidatos que preencham os campos de formulário com as mesmas informações que já estão no currículo? Você faz perguntas que podem ser feitas em etapas posteriores do processo? Você explica o que o candidato pode esperar após enviar sua candidatura?

Colocar-se no lugar do candidato é importante e, a partir disso, ajuste o seu processo de seleção o quanto for necessário para torná-lo fácil. Você evitará começar com de maneira errada com um candidato, ou pior, perdendo talentos qualificados porque eles se frustraram com o processo de inscrição.

Ofereça um gostinho da sua cultura aos talentos

Introduzir um candidato à sua cultura é uma das melhores maneiras de se criar uma experiência positiva durante o processo. E quando falamos em cultura aqui, falamos sobre dar às pessoas experiências que elas levarão para o resto de suas vidas.

O primeiro contato direto com o candidato muitas vezes é o processo de entrevista, então faça mais do que apenas vocês dois conversarem através de uma mesa. Se possível, faça algo diferente, inesperado. Os candidatos irão vê-lo como um tipo diferente de empresa se você quebrar a monotonia do processo de entrevista.

Um exemplo: Steve Jobs costumava levar as pessoas em caminhadas para entrevistá-las. No recrutamento executivo isso é algo mais comum. Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, entretanto, é necessário destacar-se da concorrência instantaneamente para impressionar e cativar seus candidatos.

Estabeleça os prazos do processo

Começar em um novo emprego é uma mudança significativa na vida de muitas pessoas. Um novo contratado pode precisar avisar seu empregador atual, reestruturar sua agenda diária ou até mesmo se mudar para uma nova casa.

Por essas razões, os candidatos se beneficiam de saber quanto tempo seu processo de contratação demandará. Apresentar um cronograma claro do processo de contratação traz impactos positivos à experiência do candidato.

Estabeleça expectativas claras em cada etapa do seu processo. Quando um candidato enviar seu currículo, diga-lhes quando ele deve esperar obter retorno. Se eles avançarem no processo, dê-lhes uma linha do tempo mais detalhada dos eventos que virão a seguir. Avise quantas entrevistas estão programadas, quais as implicações de cada etapa para o processo e quanto tempo levará para a empresa chegar a uma decisão.

Comunicação, comunicação, comunicação

Estabelecer uma comunicação clara e constante entre candidatos e recrutadores é essencial para o desenvolvimento de uma experiência positiva. Ainda assim, muitas vezes os candidatos ficam sem feedback durante sua aplicação. Um relatório do Talent Board descobriu que 47% dos candidatos esperavam mais de dois meses para ouvir algo do recrutador sobre seu processo seletivo. A falta de comunicação é um erro fatal para uma boa experiência do candidato.

E isso pode ser combatido através da tecnologia. As plataformas de recrutamento podem ajudar nesse processo enviando mensagens automatizadas aos candidatos por e-mail ou WhatsApp, informando o status atual das suas candidaturas. Você pode também criar feedbacks personalizados para o candidato se eles não foram escolhidos para a vaga, explicando-lhes os motivos da decisão. Embora não ser aprovado nunca seja agradável, receber feedback demonstra respeito em relação ao tempo por ele dedicado e atenção da empresa.

Peça feedbacks sobre o processo

A única maneira de avaliar a experiência durante o processo é perguntar diretamente aos candidatos. Afinal, são eles que passam por toda a jornada. Entretanto, apenas 1 em cada 4 empregadores solicita regularmente feedback sobre a experiência durante o processo.

Use pesquisas para obter insights. Espere algum tempo após o final do processo seletivo, resultando ou não em contratação e pergunte-lhes sobre sua experiência através de uma pesquisa.  Assim, é possível identificar problemas comuns, fontes de frustração e possíveis áreas de melhoria.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário