Home Dicas Empresarial 5 dicas para aumentar a produtividade do RH

5 dicas para aumentar a produtividade do RH

por Marcelo Braga
5 dicas para aumentar a produtividade do RH

Que empresa não quer produzir mais? Afinal, quando se produz mais é possível vender mais, aumentar os lucros, expandir os negócios e assim obter ótimos resultados. No entanto, é preciso investir em técnicas, relacionamento e tecnologia.

E para ajudar você a alcançar esse objetivo, confira os seguintes tópicos com as 5 dicas para aumentar a produtividade do seu RH.

  • Mantenha a comunicação afiada
  • Contrate corretamente, capacite, motive e reconheça a sua equipe
  • Organize as atividades diárias
  • Faça uma boa seleção de funcionários
  • Invista em um sistema ERP

1 – Mantenha a comunicação afiada

Comunicação é a palavra chave dentro de uma empresa para alcançar qualquer meta proposta. Afinal, se a comunicação não flui de maneira adequada, os objetivos da equipe podem não ficar claros, tornando-se menos eficiente a rotina na sua empresa. Também são contraindicadas as meias palavras, pois nem tudo o que é lógico para um é para o outro.

Então, além de se comunicar de modo claro e coeso com a sua equipe, dê espaço para que os seus integrantes sempre perguntem quando existam dúvidas e colaborem com ideias e sugestões. Você pode ainda criar meios de tornar a comunicação mais assertiva, como fazer reuniões no início do dia ou registrar tudo o que ficou acertado.

2 – Motive e reconheça a sua equipe

Além de uma comunicação clara com a sua equipe e permitir a troca de ideias para que todos se sintam parte dela, é preciso investir em outras formas de motivar o trabalho, como reconhecê-la pelos seus feitos. Esse reconhecimento pode ser por meio de benefícios que agreguem valor ao salário, mas um agradecimento verbal também é bastante motivador.

Outras maneiras de motivar são com iniciativas que façam os seus funcionários sentirem-se parte da empresa, como a realização de treinamentos, palestras e mesmo confraternizações para integrar a equipe. No entanto, se o benefício for financeiro, é importante que a forma como ele acontece seja bem transparente.

3 – Organize as atividades diárias

Organização é mais um ponto de extrema necessidade para que a produtividade do RH seja melhorada, sendo importante ao gestor definir uma forma para a equipe desenvolver as suas tarefas. Uma técnica que se não pode ser usada ao pé da letra em todos os segmentos é bastante útil de forma geral é a chamada pomodoro.

Nele, a rotina é dividida em períodos de 25 minutos, sendo que em cada período é preciso executar uma tarefa sem interrupções e fazer uma pausa ao seu final. Para iniciar, são listadas as atividades que devem ser feitas ao longo do expediente e riscá-las na medida em que são realizadas.

Conforme o seu segmento de mercado pode não dar certo fazer exatamente assim, mas essa técnica ensina a importância de organizar o dia a dia, evitar as interrupções e sempre fazer uma pausa ao final de uma atividade. Alongar os braços e dar uma pequena caminhada é benéfico em especial a quem fica muitas horas em frente ao computador.

4 – Faça uma boa seleção de funcionários

O primeiro passo é zelar pela porta de entrada de novos funcionários na empresa. O gestor de uma empresa também deve selecionar de modo apropriado os funcionários que vão integrar a sua equipe. Se houver um setor para isso, é preciso que ele saiba exatamente o perfil dos colaboradores que devem ser contratados. Nessa hora, não deve haver pressa, mas sim, comprometimento em escolher as pessoas que se mostram indicadas.

No entanto, essa tarefa pode ser bastante árdua, já que hoje em dia, com o desemprego atual, qualquer vaga de emprego reúne uma multidão em busca da oportunidade. Para ajudar nessa tarefa, existem softwares que colaboram na seleção dos melhores candidatos. Para tanto, é preciso definir critérios e adicionar as informações de cada candidato.

Invista em processos de seleção adequados de tal forma que as pessoas que entrem necessitem menos treinamento, que seu turnover seja menor, aumentando assim a produtividade do RH e fazendo com que os resultados esperados sejam alcançados.

5 – Invista em um sistema ERP

Maior produtividade do RH também se alcança com o uso de um software de gestão empresarial. Essa ferramenta permite uma maior organização do dia a dia do seu negócio, com a informatização de dados, conexão entre os setores e automatização de procedimentos.

Desse modo, evita-se o retrabalho e mesmo uma pequena equipe pode desempenhar muitas tarefas sem que fique sobrecarregada.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário