Home Dicas Empresarial 3 benefícios da análise comportamental para sua empresa

3 benefícios da análise comportamental para sua empresa

por Marcelo Braga
3-beneficios-analise-comportamental

A análise comportamental é um dos pilares que contribuem com a gestão do RH moderno. Uma das ferramentas de avaliação que permite conhecer o perfil daqueles que trabalham na empresa, sua aplicação é fator importante para o sucesso das organizações.  
 
Essa avaliação tem por objetivo entender o perfil profissional de um indivíduo, destacando seus pontos positivos e negativos a partir da observação dos seus padrões comportamentais.   
 
Sendo assim, a análise comportamental é uma ferramenta importante para se conhecer quais são as principais virtudes e potencialidades dos seus colaboradores.  
 
Afinal, soft e hard skills são complementares. Ter ciência das capacidades da sua equipe em ambas é importante para uma gestão eficiente de pessoas. 

Nesse artigo, você verá quais benefícios a aplicação de testes de análise comportamental poderá proporcionar a seu negócio: 

Quais os principais benefícios?

A análise comportamental, especialmente quando feita utilizando-se de ferramentas digitais capazes de apoiar e acelerar o processo, é de vital importância para o sucesso das organizações. Sendo também capaz de trazer diversos benefícios: 

Redução do turnover:

Em muitos casos, altos índices de turnover ocorrem por incompatibilidade entre colaborador e função exercida. Assim, ser capaz de identificar o lugar ideal para cada membro da sua equipe é importante para reduzir a rotatividade.  
 
O investimento em testes de análise comportamental ajudará nessa missão, o que irá gerar ganhos em produtividade e redução de custos de contratação.

Mapeamento de lideranças 

A análise comportamental possibilita saber como o profissional reagirá diante de diversos tipos de situações.  
 
Esse mapeamento fornecerá dados importantes no momento da avaliação dos colaboradores e torna possível também a identificação de futuras lideranças dentro da equipe. 
 
Desse modo, a empresa pode contratar e desenvolver melhor profissionais que estejam mais alinhados à cultura organizacional. 

Maior assertividade

Nenhuma empresa quer errar no momento de contratar. Nessa questão, a análise comportamental ajudará a filtrar candidatos que não estejam alinhados com a cultura organizacional da empresa. O que permite o direcionamento de recursos e esforços em direção àqueles perfis mais alinhados ao negócio.  
 
Algo que parece simples, mas capaz de trazer grande economia financeira e grandes ganhos em produtividade! 
 
A análise comportamental é parte importante para o sucesso das empresas e para uma gestão eficiente do RH e essa é uma tarefa que o DOM, software de análise comportamental, poderá te ajudar!  
 
Com ele, é possível avaliar o perfil comportamental da sua equipe. Com uma metodologia inovadora, o DOM proporcionará métricas comportamentais relevantes que irão ajudar a melhorar seus processos de tomada de decisão.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário