Home Dicas Empresarial Empresas de recrutamento e seleção: como escolher

Empresas de recrutamento e seleção: como escolher

por Marcelo Braga
profissionais de RH fechando uma contratação, orientados por empresas de recrutamento e seleção

Contratar um colaborador não costuma ser uma tarefa fácil, mas isso não significa que ela não possa ser simples e assertiva.

As empresas de recrutamento e seleção que encurtam esse caminho para que seus clientes e negócios possam otimizar grande parte do processo.

Mas precisamos ser honestos: podem existir prós e contras nesta decisão se o plano não for executado da maneira apropriada.

Ou seja, se o serviço ou plataforma escolhido não forem suficientes para suprir suas necessidades em recrutamento de candidatos.

Por isso, desenvolvemos este artigo para lhe ajudar a selecionar a empresa de recrutamento e seleção correta para otimizar suas contratações!

Qual a diferença entre recrutamento e seleção?

Recrutamento e seleção podem parecer iguais. Mas não são! Muitos costumam confundir os conceitos e métodos, o que acaba prejudicando no momento de escolher uma parceira para o seu RH.

O recrutamento é a etapa de busca cujo objetivo é atrair profissionais para disputarem a vaga disponível na empresa. A divulgação dessa posição é feita por email, publicação em job boards, redes sociais e diversos outros canais.

Existem dois tipos de recrutamento: o interno, aquele que busca profissionais na própria empresa — algo que tem se tornado mais comum, por valorizar o desenvolvimento da sua equipe.

E o recrutamento externo, que faz a busca por profissionais de fora da organização.

Já a seleção é a etapa seguinte ao recrutamento. É quando é realizada a triagem e a análise de qual é o perfil de profissional desejado para a posição.

Nessa parte, a empresa precisa ter total controle sobre aquilo que deseja testar nos candidatos para avaliá-los com o máximo de precisão possível.

É para ajudar nesses momentos que as empresas de recrutamento e seleção existem. Algo a ser considerado durante o processo de escolha são as que utilizam o potencial que a tecnologia tem a oferecer.

Ferramentas inovadoras disponíveis no mercado e saber qual escolher pode ser a diferença entre conseguir fechar uma posição ou não.

Quais cuidados devo tomar ao contratar empresas de recrutamento e seleção?

Pesquise a reputação e idoneidade da empresa. Também é importante garantir que a proposta dela vai poder entregar o que você precisa: colaboradores que se encaixem perfeitamente no perfil da vaga e na cultura da sua companhia.

Não adianta ter as habilidades sem se reconhecer na identidade da empresa. Senão, qual o sentido de contratar o serviço para realizar esse trabalho?

A empresa de recrutamento e seleção pode realizar o processo total ou parcialmente passando pela triagem inicial de currículos, recrutamento, seleção, agendamento de entrevistas, dinâmicas e testes, de acordo com o nível da vaga e protocolos da empresa.

O que considerar para contratar empresas de recrutamento e seleção com foco na tecnologia:

Existem alguns pontos a serem levados em consideração para verificar qual é a empresa de recrutamento e seleção ideal para sua empresa – e o recrutamento digital é um dos principais.

Separamos aqui alguns fatores do recrutamento digital para levar em consideração no momento de escolher a empresa de recrutamento e seleção:

Teste o sistema

Após analisar a marca, as experiências do mercado e todos os dados repassados pelos desenvolvedores, peça um teste para conhecer o sistema.

Isso garantirá que você entenda as funcionalidades oferecidas e perceba se a ferramenta será realmente eficaz para suas necessidades.

Durante o teste, dedique-se a compreender toda a estrutura do sistema e aproveite para dar trabalho ao suporte técnico do provedor.

Tenha em mente que você pode precisar de apoio em algum momento — e nada pior do que uma assistência falha e ineficiente, não é mesmo?

Não se esqueça de avaliar pontos como:

  • produtividade;
  • otimização de uso;
  • gestão de dados;
  • armazenamento de documentos.

Pontue as funcionalidades oferecidas

Os grandes diferenciais de um sistema são as funcionalidades que ele pode proporcionar. Abaixo, acompanhe algumas delas.

Integração com redes sociais

A ferramenta ideal para seus processos de recrutamento é aquela que tem acesso direto às redes sociais, principalmente o Linkedin. Lá estão profissionais em busca de oportunidades ou pessoas que conhecem alguém nessa situação.

Como o recrutamento através das redes sociais tem se tornado uma tendência cada vez maior no RH, essa integração com as redes para fortalecer sua marca empregadora é cada vez mais fundamental.

A integração de tais plataformas com o banco de currículos promove mais praticidade e volume — e é aí que entra a próxima funcionalidade essencial.

Uso de Inteligência Artificial (IA)

A IA funciona como um filtro diante da grande quantidade de currículos enviada à caixa de entrada do recrutador. Ela tem o papel de encontrar os perfis com maior compatibilidade com a empresa e a vaga proposta.

É importante valorizar essa inovação levando em conta que, entre seus principais benefícios, estão os seguintes:

  • Otimização de tempo;
  • Redução de custos;
  • Qualificação dos processos seletivos;
  • Eficácia na escolha do candidato.

Ferramentas de avaliação online

Uma das maneiras de selecionar os melhores candidatos para a entrevista com o recrutador é através da aplicação de testes online. Se o sistema adotado por sua empresa tiver essa opção, certamente será muito útil.

Com as avaliações online, é possível identificar o potencial dos candidatos, encontrando os mais habilitados para compor seu time.

A Reachr pode ser uma boa escolha, pois contamos com soluções de engajamento com candidatos, trabalhamos por meio de Inteligência Artificial e oferecemos total suporte à gestão de processos.

Na Reachr, as empresas podem contar com a Arbache, ferramenta para diagnóstico do perfil comportamental dos candidatos. Por que analisar o perfil comportamental?

Para descobrir com antecedência se o candidato tem fit cultural com a sua empresa, o que poderá evitar turnover e custos com novos recrutamentos e treinamentos no futuro.

O que pode dar errado no processo de recrutamento e seleção de candidatos:

Alguns detalhes podem escapar ao processo tecnológico e o resultado não ser esperado, por exemplo, a falta de filtros específicos para tornar o recrutamento mais rápido.

O comportamento dos candidatos também não pode ser medido virtualmente, por isso não é possível afirmar que a contratação pode acontecer totalmente por esse meio, ou seja, a entrevista e contato pessoal ainda são muito importantes antes de contratar.

A plataforma virtual permite que o gestor de RH possa personalizar suas escolhas e necessidades para o perfil da vaga e da empresa.

Por isso a Reachr conseguiu se focar nos pontos positivos e é expert em tornar efetiva a experiência em recrutamento e seleção.

A Reachr é pioneira no país no uso de inteligência artificial no Recrutamento & seleção para simplificar e otimizar o processo seletivo. Converse com nosso time agora mesmo para transformar o seu RH!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário