Home RHDados e indicadores Tecnologia e diversidade: como ambos se conectam

Tecnologia e diversidade: como ambos se conectam

por Marcelo Braga
tecnologia e diversidade

A tecnologia e a diversidade podem caminhar juntas no mundo corporativo: ambos são temas importantíssimos a qualquer empresa que queira alcançar o sucesso no mercado atualmente. A demanda por maior diversidade e inclusão no ambiente profissional é crescente e assim continuará a ser no futuro.

As empresas já perceberam isso e as iniciativas de D&I estão sendo cada vez mais priorizadas. E a tecnologia pode ajudar na missão de diversificar o ambiente profissional, como você verá neste artigo.

Como a tecnologia ajuda a promover a diversidade e a inclusão?

Os reais motivos por trás da falta de diversidade no trabalho são questões estruturais que vão além do ambiente profissional – mas que são refletidas também no mundo corporativo. Isso significa que, ao invés de somente punir atitudes individuais, é importante e mais eficaz entender todos os fatores estruturais que levam àquelas atitudes e assim, promover ações e iniciativas capazes de verdadeiramente tornar o ambiente profissional mais diverso.

É aqui que o uso da tecnologia tem ganhado importância para melhorar a diversidade e a inclusão dentro das empresas. Uma pesquisa realizada pela Mercer e pela RedThread Research classificou onde a tecnologia pode atuar para apoiar a diversidade nas quatro categorias abaixo:

Recrutamento

A tecnologia e a diversidade podem caminhar juntas já no processo de recrutamento. Isso porque os vieses inconscientes podem ter um impacto significativo na contratação. Como resultado, muitas organizações estão investindo em plataformas de recrutamento que avaliam anonimamente currículos e aplicações. Isso permite que recrutadores e gestores avaliem cada candidato com base puramente em suas qualificações, independente de fatores como gênero, etnia e idade.

Desenvolvimento de talentos

A atração e a contratação de talentos de grupos diversos pode ser o primeiro obstáculo para um ambiente mais inclusivo, mas não é o único. Uma vez que esses talentos foram contratados, o próximo passo é garantir que todos, da liderança ao colaborador de qualquer nível hierárquico, estejam alinhados para encarar os desafios de cultivar um ambiente de trabalho mais diversificado.

De acordo com a Forbes, algumas das ferramentas mais eficazes para a construção de habilidades de gestão e conscientização estão enraizadas na tecnologia de realidade virtual, algo que o metaverso deverá potencializar ainda mais futuramente.

Com isso, as empresas poderão oferecer treinamentos aos seus colaboradores, para que possam “vestir os sapatos” daqueles que fazem parte de minorias historicamente excluídas, proporcionando simulações de cenários reais de dificuldades muitas vezes enfrentados por esses grupos no local de trabalho para construir empatia e conscientização no escritório.

Engajamento e retenção

Ter um local de trabalho diversificado e inclusivo contribui fortemente para aumentar os níveis de engajamento da sua equipe. Isso porque a troca de experiências e vivências fortalece os vínculos dentro da equipe e permite o desenvolvimento de um senso de pertencimento em relação àquele ambiente.

Para que esse senso possa se desenvolver, um dos fatores cruciais é a comunicação. Ela precisa ser realizada de modo efetiva e empática. E é aqui que a tecnologia contribui neste processo: ao disponibilizar canais de comunicações digitais – tanto abertos como privados – para que os colaboradores possam compartilhar suas experiências de vida e, caso sintam necessidade, possam denunciar problemas relacionados à diversidade e inclusão para que assim, tenham suas vozes ouvidas pela organização.

Por sua vez, permite que os tomadores de decisão peguem essas informações e as usem para melhorar as políticas de D&I imediatamente em vez de esperar por uma pesquisa anual de engajamento ou algo semelhante.

Análises de dados e insights

Por último, a utilização de dados e indicadores gerados por plataformas de recrutamento e softwares de gestão são essenciais para a construção de uma organização que valorize e promova ativamente a diversidade e a inclusão. Estas informações podem ser usadas para analisar equidade salarial, gestão de grupo e uma variedade de outros fatores que concedem insights sobre a eficácia das políticas de diversidade e inclusão no local de trabalho.

Tecnologia e diversidade: juntas para um mundo mais justo

As empresas devem analisar detalhadamente suas políticas, processos, procedimentos e benefícios para garantir que sejam justas e equitativas. Também precisam avaliar seu time de líderes e o quadro de colaboradores para garantir que todos estejam alinhados com a cultura diversa proposta pela corporação.

Por fim, é preciso estar de ouvidos abertos para escutar seus colaboradores sobre as experiências vividas no local de trabalho. Ouvi-los é importante para que a confiança seja construída no dia a dia e assim, compartilhem suas ideias e visões de mundo em prol do desenvolvimento.

Para isso, seja transparente sobre como essas informações serão utilizada para tornar o ambiente de trabalho mais inclusivo na prática. Existem muitos softwares no mercado que podem organizar tais informações de forma segura, alinhadas inclusive com as regras da LGPD.

Conclusão

Trazer mais diversidade para o ambiente de trabalho está rapidamente se tornando realidade e os avanços tecnológicos em constante evolução tornam mais simples do que nunca, começar a construir uma equipe mais diversa. Mantenha as quatro áreas discutidas acima em mente enquanto você planeja o processo de diversificação de sua organização.

Gostou desse artigo? Quer estar por dentro de novas ideias para melhorar a performance da sua empresa? Então assine a nossa newsletter e mantenha-se sempre bem informado.

Você pode gostar também de

1 Comente

Fernanda Martins 13 de setembro de 2022 - 22:08

Excelente artigo Marcelo! Obrigado por compartilhar sua experiência.
Concordo com você, a tecnologia tem um papel importante em apoiar a diversidade e inclusão nas empresas.

Resposta

Deixe um comentário