Home Dicas Empresarial Metaverso e RH: Como se dará essa relação?

Metaverso e RH: Como se dará essa relação?

por Marcelo Braga
metaverso

O metaverso e o RH podem parecer realidades distantes e sem conexão. Mas acredite: têm muita sinergia e conexão entre si. Se o metaverso anteriormente era apenas parte da indústria de games e um meio de entretenimento, no futuro poderá ganhar uma dimensão muito maior.

O metaverso tem o potencial para transformar, não apenas o RH, mas o ambiente de trabalho como um todo. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, aproximadamente 58% das empresas irão buscar formas de adotar essa tecnologia nos próximos dois anos.

Nesse artigo, vamos mergulhar sobre o que é o metaverso e sua relação com o RH e como essa nova tecnologia poderá transformar o trabalho como conhecemos atualmente.

O que é o metaverso?

Metaverso refere-se à uma realidade virtual onde as pessoas podem se reunir, trabalhar, participar de reuniões ou vivenciar qualquer tipo de experiência, independente do lugar que estejam. É a versão mais avançada e interativa das plataformas de redes sociais. Basicamente, um mundo virtual no qual os seres humanos são “substituídos” por avatares ou representações digitais, permitindo que se reúnam e se conectem no mesmo lugar sem quaisquer restrições geográficas.

E qual o impacto do metaverso no RH? Todos sabemos que a pandemia transformou a forma como contratamos, trabalhamos e nos envolvemos com o ambiente de trabalho. Com o modelo home office ou híbrido ganhando força e se tornando um desejo cada vez maior das futuras gerações, manter a conexão com a equipe pode ser um pouco mais desafiador. É onde o metaverso se mostra como uma solução para criar um ambiente presencial no mundo virtual.

Esta é apenas uma das situações nas quais o metaverso poderá apoiar o RH. Seu grande potencial é trazer o elemento humano de volta ao ambiente de trabalho, especialmente aqueles que inevitavelmente perderam com o modelo remoto. Além disso, o metaverso poderá contribuir em outras atividades, como mostraremos abaixo:

Durante o processo seletivo e no onboarding

É fácil pensar em como o RH poderá aproveitar o potencial do metaverso no processo seletivo. Não apenas poderá ser usado durante o processo de entrevista para trazer de forma mais realista a cultura da empresa, acolhimento através de tour virtual pelo local de trabalho, como também ajudará as organizações a oferecerem uma experiência de onboarding memorável para seus novos contratados, introduzindo-os a seus pares de forma mais imersiva.

Manter a equipe engajada

Se conseguir manter uma equipe engajada não é uma missão simples num ambiente presencial, no modelo remoto pode ser uma tarefa ainda mais complexa. E o metaverso tem potencial para contribuir de forma positiva.

Isso porque permitirá que o RH torne a comunicação e colaborações muito mais interativas com a ajuda dos avatares e hologramas, permitindo que a equipe se conecte melhor com seus pares mesmo trabalhando à distância.

Além disso, o metaverso também permitirá que as organizações usem palavras-chave virtuais para pensar ideias, compartilhar e exibir documentos e até mesmo realizar atividades divertidas para a equipe.

Treinamento e desenvolvimento

O metaverso desempenhará um papel fundamental no desenvolvimento de talentos e no cumprimento das necessidades de treinamento nas organizações. A experiência com a realidade virtual poderá ajudar toda a equipe a absorver o conhecimento de forma mais consistente, flexível e conveniente. 

Trabalho remoto mais produtivo

Eventualmente, poderemos realizar todas as atividades ligadas a um escritório no metaverso: reuniões de trabalho, encontro com amigos, compras e assistir a apresentações ao vivo. Espera-se que tenha um impacto profundo na forma como as marcas interagem e se envolvem com seus clientes e já há algumas tentativas em curso de aproveitar esse potencial.

O metaverso também permitirá que as empresas gerenciem uma força de trabalho remota de forma mais eficaz – por exemplo, permitindo comunicações mais perfeitas que replicarão de perto a experiência presencial e incentivem a colaboração. O Facebook está atualmente testando um aplicativo de trabalho remoto chamado Horizon Workrooms, através do qual as pessoas podem interagir entre si.

Essa nova forma de trabalho permitirá que a força de trabalho remota seja tão ou mais produtiva quanto uma equipe presencial. Isso, por sua vez, significa que as empresas não precisarão ter mais receios de expandir para além da região para encontrar novos talentos e poderão potencialmente recrutar candidatos de todo o mundo.

Conclusão

O céu talvez não seja o limite e o metaverso está prestes a se tornar uma das tecnologias inovadoras mais importantes de todos os tempos. Através dele, poderemos presenciar uma maneira verdadeiramente nova de trabalhar, aumentando nossa capacidade de colaborar e aprender juntos.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário