Home Dicas Empresarial Demissão humanizada: o que é e como adotar

Demissão humanizada: o que é e como adotar

por Marcelo Braga
demissão-humanizada

A demissão humanizada é um tema que tem ganhado mais atenção das empresas nos últimos anos. Demitir um colaborador nunca é um processo simples –sempre há um peso tanto para o demitido quanto para quem demite, independentemente das razões que levaram à decisão.

Por conta disso, é uma estratégia que está se tornando cada vez mais utilizada pelas empresas – afinal, conduzir uma saída corretamente pode trazer diversos benefícios para a organização ao melhorar a marca empregadora, ao mostrar cuidado em buscar diminuir os danos emocionais do colaborador durante o processo.

Mas o que é a demissão humanizada e como implementar essa estratégia na sua empresa? É o que você verá no artigo abaixo!

O que é a demissão humanizada?

A demissão humanizada é a estratégia de conduzir o processo de desligamento de um colaborador de uma maneira digna, respeitosa e pensando ao máximo em reduzir os danos emocionais causados aos envolvidos no processo.

Essa estratégia surgiu nos EUA durante os anos 60, dentro de um contexto de demissão em massa de profissionais do setor aeroespacial e chegou no Brasil durante os anos 80.

Trata-se de, acima de tudo, tratar o desligamento com respeito, empatia e cuidado à pessoa demitida, tanto durante o processo como após seu término. Além disso, é necessário levar em consideração a trajetória do colaborador dentro da empresa, respeitando e reconhecendo suas contribuições apesar do desligamento.

Em suma, a demissão humanizada é um processo de demissão justificado, comunicado e tratado de forma empática e cuidadosa.

Por que realizar uma demissão humanizada?

A demissão humanizada deve ser adotada pois ajuda a diminuir os impactos emocionais negativos que um desligamento tem no colaborador, permitindo que ele possa prosseguir sua trajetória profissional sem problemas. Bem como ameniza a carga emocional do desligamento na pessoa que demite e nos profissionais que permanecem na empresa.

Além disso, a demissão humanizada contribui para o fortalecimento da marca empregadora e melhoria do clima organizacional da empresa, ao maximizar a confiança dos profissionais remanescentes de que serão bem tratados pela organização até o último instante – reforçando o senso de pertencimento.

E, por fim, ajuda a reforçar uma imagem positiva da empresa para os talentos que estão no mercado, tornando sua organização um local mais atrativo para eles caso surjam oportunidades.

Como realizar uma demissão humanizada?

Realizar uma demissão humanizada, como já vimos, é importante e traz benefícios às empresas. Diante de um cenário econômico difícil como o atual, no qual demissões e desligamentos podem acontecer independentemente da vontade das partes, pensar em como tornar esse processo o menos turbulento possível é um toque necessário de humanização.

Por isso, separamos aqui algumas dicas para que o desligamento seja o mais suavizado possível:

Se coloque no lugar do colaborador

A principal premissa por trás da ideia da demissão humanizada é colocar-se no lugar do colaborador desligado. Afinal, poderia ser você no lugar dele. Então, faça a seguinte pergunta: como você gostaria de ser tratado caso fosse você o demitido?

Assumir uma postura empática é essencial para que o processo seja suavizado. O profissional de RH deve estar presente no momento do anúncio do desligamento, a fim de oferecer todo o suporte necessário para o colaborador em um momento de dificuldade – além também de apoiar os profissionais que permanecerão na empresa.

Lembre-se da trajetória

No momento do anúncio, lembre-se de mostrar ao colaborador respeito por sua trajetória e gratidão por todas as conquistas da empresa nas quais ele contribuiu. Afinal, uma demissão não precisa significar apagamento da história. Mostre como a empresa poderá apoiá-lo nesse momento e indique os seus direitos.

Justifique os motivos

Na demissão humanizada, você terá muitas conversas com o ex-colaborador. Por ser um momento delicado, é possível que ainda assim o profissional sinta o baque – talvez ele não esteja preparado para aquela notícia naquele momento. Por isso, é importante justificar bem os motivos pelos quais a empresa decidiu pelo desligamento.

Prepare uma carta de referência

O momento da demissão é difícil, mas para ambos os lados, a vida precisa seguir. Para o colaborador, isso significa buscar recolocar-se no mercado de trabalho. E uma das formas da empresa contribuir com esse processo é elaborar uma boa carta de referência para que o profissional possa utilizá-la em futuros processos seletivos. Aqui, dê ênfase às conquistas e desempenho profissional do colaborador pela organização.

Dê a chance de uma despedida

Se a demissão não tiver ocorrido por justa causa, permita que o colaborador tenha uma última oportunidade de despedir-se dos seus colegas da maneira que ele se sentir mais confortável. Além disso, comunique aos outros sobre a demissão e, brevemente, os motivos por trás da decisão. Isso é para evitar que pese o clima organizacional entre os remanescentes, para que eles não pensem que podem ser os próximos.

Implemente um programa alumni

Os programas alumni servem para a manutenção e fortalecimento do vínculo entre as empresas e seus ex-colaboradores, ao impedir que a conexão entre as partes se apague por inteiro, focando no engajamento, no relacionamento posterior à empresa e no orgulho e pertencimento de ter trabalhado ali. São coisas que podem contribuir para o fortalecimento da sua marca empregadora futuramente.

Por isso, pergunte ao colaborador se ele deseja continuar sendo informado sobre a empresa – através do recebimento de newsletters, gravações de depoimentos sobre o ambiente da empresa, entre outros – após a demissão e busque manter esse relacionamento sempre vivo. Afinal, nunca se sabe o dia de amanhã e esse mesmo colaborador pode ser o nome ideal para sua empresa no futuro.

Case do que não fazer

Existem muitas formas sobre como desligar colaboradores, especialmente quando tal decisão é tomada por motivos de força maior. Ainda assim, algumas empresas podem cometer erros nesse processo – e terminarem com sua imagem para o mercado de talentos manchada em definitivo.

Um case recente de como não conduzir um processo de desligamento é o da empresa de hipotecas online Better.com, cujo CEO demitiu 900 colaboradores através de uma reunião via Zoom pouco antes do Natal e sem avisá-los previamente.

Conclusão

A demissão humanizada ajuda a melhorar o clima organizacional e a fortalecer a marca empregadora. É uma discussão que tem ganhado mais importância nos últimos anos, com o reconhecimento maior dos impactos do trabalho na saúde mental dos colaboradores. E é um elemento vital para tornar sua empresa um pouco mais humana, mesmo nas horas mais difíceis.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário