Home Dicas Empresarial Upskilling e Reskilling: as demandas do trabalho do futuro

Upskilling e Reskilling: as demandas do trabalho do futuro

por Marcelo Braga
upskilling e reskilling

Conforme a demanda por novas habilidades e competências dos profissionais aumenta, o reskilling e a upskilling podem ajudar a desenvolver as habilidades necessárias para se manter competitivo no mercado de trabalho.

O Relatório Futuro dos Empregos de 2018 do Fórum Econômico Mundial prevê que 75 milhões de empregos serão perdidos até o fim deste ano nas 20 maiores economias. Ao mesmo tempo, espera-se que sejam criados 133 milhões de novas oportunidades, impulsionados majoritariamente pelos avanços tecnológicos e pela contínua transformação digital.

E como o mercado ainda está se adaptando a essas mudanças, o upskilling e o reskilling podem ser diferenciais importantes para seu desenvolvimento de carreira. Nesse artigo você irá ver o que são esses conceitos e como começar a desenvolvê-los.

O que é o upskilling e o reskilling?

O reskilling é quando o profissional busca aprender novas habilidades, a fim de se aventurar em uma nova função, se recolocar no mercado de trabalho ou para aqueles que desejam uma carreira totalmente diferente da atual. Como cada vez mais o mercado vem mudando, se atualizando e demandando novas habilidades dos profissionais, o reskilling trata-se de adotar um mindset para se adaptar a essas constantes alterações.

O upskilling, por outro lado, significa quando o profissional busca se aprimorar e aprender novas habilidades dentro das áreas que já está inserido, aumentando o seu conhecimento sobre o assunto. Também é um mindset de crescimento e aprendizado contínuo, com semelhanças em relação ao conceito de lifelong learning.

Porque o upskilling e o reskilling é importante para o futuro do trabalho?

A necessidade do upskilling e do reskilling nunca foi tão evidente. O Fórum Econômico Mundial alertou que mais da metade dos profissionais em todo o mundo precisarão de reskilling ou upskilling até 2025 para se manter competitivo.

A realidade global é que há uma crescente dificuldade em contratar talentos em quase todas as indústrias, e esses números não são propensos a melhorar. De acordo com a pesquisa de skillgap da SHRM, 83% dos profissionais de RH têm dificuldades de recrutamento. E 75% dos entrevistados disseram que havia escassez de habilidades em candidatos a vagas de emprego. Como encontrar esse talento fora pode ser uma tarefa complicada, então elas passaram a voltar-se para dentro e desenvolvê-los elas mesmas.

Abaixo confira alguns dos motivos pelos quais o upskilling e o reskilling são partes fundamentais para o futuro do trabalho:

 Aumentar a retenção e o engajamento

As gerações mais jovens desejam um ambiente de trabalho onde sejam reconhecidos, devidamente valorizados e possam crescer profissionalmente. Uma cultura baseada nos conceitos de upskilling e reskilling contribui para aumentar a motivação da equipe e seu engajamento com o trabalho, melhora a employee experience e ajuda a aumentar a sensação de pertencimento do colaborador com a empresa.

Contribui para melhorar os resultados

Lidar com os skillsgaps dentro das organizações através do upskilling e do reskilling permite a construção de equipes mais qualificadas com um custo-benefício maior. Pode ser mais econômico e mais rápido treinar talentos existentes, em vez de trazer contratações externas. Ainda, empresas que não oferecem a oportunidade de promoção interna correm o risco de perder talentos-chave num mercado onde os candidatos têm cada vez mais poder.

Redução de turnover

Quando os colaboradores sentem que suas iniciativas em busca de desenvolvimento estão sendo notadas e apreciadas pela empresa, há menos motivo para que eles saiam, tendendo a permanecer por mais tempo.

Isso contribui para manter um índice de turnover em um patamar saudável para a sua empresa, o que é positivo para ambas as partes.

Como desenvolver uma cultura de upskilling e reskilling na sua empresa

Uma vez que você tenha uma compreensão do skillgap que está tentando preencher, é possível começar a adotar algumas práticas que ajudarão a sua equipe a desenvolver o mindset de upskilling e reskilling

Job rotation

Uma das maneiras mais fáceis de superar os skillsgaps é criar algumas oportunidades de treinamento no trabalho. E um dos melhores jeitos de criar tais oportunidades é o job rotation, conceito no qual os colaboradores tem oportunidades de aprender e realizar funções diferentes da sua especialidade. É extremamente útil para a prática do reskilling, pois a equipe ganha uma visão mais holística da empresa e melhora o seu desenvolvimento.

Mentoria dos colaboradores

Construir um programa de mentoria é importante para facilitar o upskilling e reskilling da sua equipe, pois conversas informais podem, em muitos casos, encorajar os funcionários a ficarem curiosos e motivados sobre o que estão aprendendo. Também pode ser uma ferramenta valiosa para um plano de sucessão.

Uma alternativa para melhorar o treinamento de upskilling ou reskilling é engajá-los em orientação dos pares. Nesta abordagem, os próprios colaboradores podem atuar como coaches uns dos outros para desenvolver as habilidades que os ajudarão a crescer. Ajuda a estabelecer uma atmosfera mais segura, onde os colaboradores podem fazer perguntas, experimentar e ser guiados em vez de direcionados.

Cursos online

Cursos virtuais podem ser uma ferramenta eficaz e acessível para o desenvolvimento de talentos. Algumas organizações criam sua própria plataforma de aprendizado online e ferramentas, enquanto outras utilizam materiais prontos de plataformas de ensino, como LinkedIn Learning ou Coursera. 

Você pode gostar também de

Deixe um comentário