Home RHAtração e Retenção ESG: o que é e o papel do RH na sua implementação

ESG: o que é e o papel do RH na sua implementação

por Marcelo Braga
esg-rh

ESG é a sigla para Environmental, Social & Governance, um conceito global que tem ganhado muita relevância neste século, pois ele lida, em termos gerais, com a melhoria da vida humana no planeta.

Esses três pilares – ambiental, social e de governança – buscam minimizar os impactos que as atividades de uma empresa causam à sociedade e ao planeta. Só que fazer isso requer tempo, investimento e principalmente compromisso com a mudança de mentalidade e postura.

Mas garantimos que vale a pena: tanto investidores quanto clientes tem olhado com seriedade para essas ações, valorizando financeiramente as empresas que adotam o ESG como princípio de tudo.

No fim, todos ganham: a sociedade dispõe de uma empresa mais humana, comprometida com a preservação da natureza, dos recursos naturais e que colabora no desenvolvimento da comunidade; e a própria empresa fortalece sua imagem no mercado, garantindo bons negócios, ótimas contratações e a retenção de talentos tão importantes.

Neste artigo vamos explicar melhor o quanto esse conceito é importante e também como o RH pode se inserir nesse contexto. Acompanhe.

ESG: o que é e quais são os pilares?

Em 2015, os países membros da ONU (Organização para as Nações Unidas) definiram um Pacto Global para o desenvolvimento sustentável do planeta, com metas a serem alcançadas até 2030. Era o início do ESG.

Esse Pacto envolvia o compromisso das nações em preservação do meio ambiente, fortalecimento dos Direitos Humanos e maior transparência nas atividades que envolvessem governabilidade.

Isso porque o capitalismo selvagem estava consumindo recursos do planeta inconsequentemente, o que culminou nas mudanças climáticas que estamos presenciando. Assim, coube às empresas do mundo todo se conscientizarem a respeito dos impactos que elas próprias geram e trabalharem para reduzir e até neutralizar os danos.

Hoje, cerca de 68% das empresas brasileiras estão engajadas com medidas ESG; e esse percentual se mostra em pleno crescimento. Isso comprova o quanto o tema tem sido levado a sério pelos entes envolvidos: investidores, empresas e consumidores.

É preciso entender, então, como as corporações podem atuar positivamente em cada pilar:

  • Ambiental:
    • Ter cuidado com a poluição e o desperdício (minimizar impressões, tratar a água, reduzir lixo, etc);
    • Usar tecnologia limpa (energia eólica, solar; arquivar na nuvem; etc);
    • Reutilizar e reciclar recursos (banir copos plásticos, utilizar folhas impressas para rascunho, etc).
  • Social:
    • Valorizar o capital humano (benefícios ao trabalhador, humanizar relações entre funcionário e empresa);
    • Aumentar diversidade (étnica, de gênero, racial, de faixa etária, orientação sexual, etc);
    • Proporcionar boas condições de trabalho (local seguro, procedimentos saudáveis, relações respeitosas, etc);
    • Cuidar da saúde física e mental dos profissionais (medicina ocupacional, ergonomia, treinamentos, feedbacks, etc).
  • Governança:
    • Melhorar a prática de gestão do negócio;
    • Prezar pela maior transparência nas ações e processos internos e externos;
    • Prestar contas de cada ação, coibindo atos de corrupção e desonestidade;
    • Realizar auditorias para controle interno das ações em governança.

Por que o ESG tem sido tão importante?

O foco de toda empresa ESG é a garantia de um futuro melhor para o planeta, através da neutralização dos impactos. As soluções para isso tem sido muito importantes porque contribuem positivamente tanto para a sociedade quanto para a própria empresa.

O uso consciente dos recursos (humanos e naturais), a remuneração justa, a segurança e o bem estar dos trabalhadores tem causado uma melhora perceptível na imagem da corporação ESG. Tanto clientes como investidores enxergam isso como um fator de segurança, pois a empresa é consciente de seu papel no mundo e trabalha também para melhorar a vida das pessoas que a cercam.

Isso culmina em outro ponto positivo (e importante): a maior atração e retenção de talentos. Sim, porque afinal, quem não gostaria de trabalhar numa empresa ESG que valoriza seu capital humano, contribui com a comunidade e realiza ações de proteção ao meio ambiente?

Como o RH pode aplicar ESG na empresa?

O departamento de Recursos Humanos tem um papel importantíssimo e estratégico na adoção de medidas ESG. Isso porque é ele quem fortalece a cultura organizacional, incentivando a prática sustentável em todos os níveis da corporação, inclusive as lideranças.

Aliás, é através do desenvolvimento das lideranças que o RH consegue realizar a mudança de comportamento que as medidas ESG tanto necessitam.

Outro ponto a se considerar é a valorização da diversidade e inclusão na empresa, que impactam positivamente tanto na sua produtividade quanto no ambiente de trabalho, que passa a ter foco no ser humano e torna as relações mais estáveis e felizes.

Tudo isso o RH consegue através de investimento no endomarketing.

O que não pode faltar na aplicação do ESG?

Em uma palavra? Diríamos que o ESG requer a imprescindível PARTICIPAÇÃO dos colaboradores.

Afinal, uma empresa é feita de gente e só vai alcançar a mudança necessária quando essas pessoas mudarem a mentalidade e a atitude. Ou seja, só promoverão ações de sustentabilidade quando de fato participarem delas e verem o quanto são importantes para si, para sua empresa e para o mundo.

O RH, inclusive, pode organizar campanhas de arrecadação de brinquedos para a comunidade pobre à ocasião do Natal, por exemplo, com a participação de colaboradores na captação, separação e entrega dos itens.

Ou mesmo campanhas menores, voltadas ao público interno, garantindo que a diversidade seja debatida diariamente entre os funcionários e lideranças.

Mas, de fato, o que não pode faltar hoje em dia é a prática ESG em todos os níveis da corporação. Principalmente se a ideia é posicionar-se e crescer no mercado, atrair e reter talentos, cuidar e ser querido pela comunidade.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário