Home RHCustos do recrutamento ROI no RH: Saiba que é e quais as vantagens de se calcular

ROI no RH: Saiba que é e quais as vantagens de se calcular

por Marcelo Braga
roi-no-rh

Quando falamos em investimentos empresariais, poucas ferramentas são tão eficazes em calcular seu retorno quanto o ROI. No RH não é diferente: cada ação ou cada processo gera um custo, e o resultado desse custo deve ser calculado para que se saiba se aquilo foi positivo ou não.

É esse resultado que pode definir os rumos de uma empresa. E hoje, com o setor de Recursos Humanos ocupando uma posição cada vez mais estratégica dentro das corporações, errar no investimento pode significar prejuízos muito grandes.

Assim, faz-se necessário também calcular o ROI no RH, o que vai gerar, também, muitas vantagens para o negócio.

Quer saber o que significa ROI e como isso pode ser uma boa para sua empresa? Acompanhe conosco.

O que é ROI?

ROI é uma sigla que vem do inglês, Return On Investment, e significa “retorno sobre o investimento”. Na prática, é um cálculo feito com base nos valores investidos e nos ganhos obtidos através deles, que se chega a um índice.

Esse índice demonstra a porcentagem de retorno obtido por esse investimento em específico.

O ROI é muito importante para que a empresa possa quantificar os resultados de determinada ação, ou seja, por os resultados num papel, em números reais.

SAIBA MAIS: 7 INDICADORES DE RH QUE SUA EMPRESA DEVE ACOMPANHAR!

Sendo assim, é importante também calcular o ROI no RH, pois é um setor que gera custos e, por ser estratégico, também deve demonstrar resultados de suas ações. O ROI vem sendo considerado como um dos melhores indicadores de RH na atualidade.

Como calcular o ROI no RH?

O resultado do ROI pode ser obtido de muitas maneiras, com muitas variáveis, mas no geral é possível chegar a um índice bem honesto através da fórmula:

ROI = (RECEITA – CUSTO) / CUSTO

Exemplo: uma empresa investiu R$ 5 mil numa promoção e teve retorno de R$ 50 mil sobre ela. Calculando, chegamos a:

ROI = (50.000 – 5.000) / 5.000 ROI = 45.000 / 5.000 ROI = 9

O índice obtido no exemplo (9) demonstra a quantidade de vezes que o retorno foi maior que o investimento. Em termos percentuais, significa 900% de retorno.

O cálculo do ROI no RH, então, mostra de forma palpável o quanto cada ação tem sido lucrativa para a empresa. Isso é importante para que o setor filtre e faça ajustes em suas estratégias, buscando sempre uma maior eficiência nos resultados.

SAIBA MAIS: PEOPLE ANALYTICS: COMO APLICAR E TER UMA GESTÃO DE ALTA PERFORMANCE

Quais são as vantagens de conhecer o ROI no RH?

Considerando que o ROI no RH é determinante para definir estratégias do setor, inclusive diminuindo a rotatividade no RH, podemos alcançar várias vantagens. Entre elas:

Medir os ganhos

Ao medir os ganhos sobre cada ação, o ROI é capaz de demonstrar de forma eficaz o que funciona e o que não funciona na estratégia da empresa.

Como obviamente espera-se obter lucro ou vantagens na maioria dos processos, o ROI no RH torna-se decisivo para a definição das ações.

Base para tomada de decisões

A métrica e o balanceamento entre investimentos e ganhos é, de fato, o que uma empresa deve ter em mente o tempo todo.

O cálculo do ROI ajuda a gestão, então, a ter clareza dos resultados de cada estratégia, oferecendo a ela dados reais para que se possa tomar decisões mais assertivas acerca do que se deve manter, do que se pode alterar e do que deve ser definitivamente abandonado pela empresa.

Foco nos objetivos

Os índices de retorno sobre o investimento são capazes também de fazer a empresa conhecer melhor sua própria realidade, ou seja, seus pontos fortes e seus pontos fracos.

Isso ajuda no estabelecimento de metas e objetivos mais reais, de forma a direcionar suas ações e investimentos para o que realmente vai dar lucro.

Resultados constantes

Se as atividades de uma empresa são constantes, se os projetos são permanentes e se o RH é presente em tudo então o cálculo do ROI no RH também deve ser.

Manter o índice atualizado significa manter sempre o foco naquilo que dá resultado. Sendo assim, o retorno positivo sobre os investimentos serão sempre constantes.

Fortalecimento do ambiente corporativo

Que funcionário não gosta de saber que suas ações estão sendo positivas para a empresa? Quem não gostaria de trabalhar num lugar que está sempre feliz com os resultados?

De fato, ao estar em constante alinhamento com as ações que dão resultado, o ROI contribui para a melhora no ambiente de trabalho, pois os colaboradores passam a se sentir responsáveis pela positividade e pela entrega nos resultados.

Enriquecimento da cultura organizacional

A melhora na estatística no RH enriquece o clima e a cultura organizacional, não apenas pelo fato dos resultados estarem sendo positivos, mas principalmente porque o ROI passa a ser uma busca de cada colaborador, como uma política interna da empresa.

Para que um negócio possa demonstrar um resultado positivo constante, é preciso saber como medi-lo em cada ação, em cada projeto. O ROI no RH é, sem dúvidas, uma das formas mais eficazes de evidenciar os resultados das ações no setor.

A Reachr é pioneira no país no uso de inteligência artificial no Recrutamento & seleção para simplificar e otimizar o processo seletivo. Converse com nosso time agora mesmo para transformar o seu RH!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário