Home RH 5 maneiras práticas de diminuir a rotatividade de funcionários

5 maneiras práticas de diminuir a rotatividade de funcionários

por Marcelo Braga
rotatividade de funcionários

A alta rotatividade de funcionários é um grande problema para o RH. Quando isso acontece, a empresa tem muitos gastos com rescisões trabalhistas, perde seus melhores talentos e enfrenta o declínio da sua marca empregadora.

Porém existem algumas maneiras de diminuir a rotatividade de funcionários: é preciso contratar certo, cultivar as relações humanos e o apreço pela empresa. Pensando nisso criamos um post para você. Continue lendo!

1. Contrate o profissional certo

Esse é o primeiro passo que deve ser considerado. Quando o processo de recrutamento e seleção é arquitetado de forma correta, é possível contratar profissionais realmente competentes e com aderência ao cargo.

Para isso é importante optar pela tecnologia correta, capaz de tornar todo o processo de seleção mais ágil, simples e eficiente.

Além de tudo, com uma contratação eficaz é possível formar um time de alto desempenho, melhorar a sinergia e o clima organizacional. Todos esses fatores certamente contribuirão para mitigar a rotatividade de funcionários.

2. Aprimore o diálogo com seu time

Muitas companhias hoje em dia investem milhões de reais na comunicação com seus clientes finais, mas se esquecem dos seus clientes internos, os próprios colaboradores.

Para otimizar o diálogo interno, deve-se começar pelo topo. Então incentive todos os líderes a abraçarem a ideia. Depois, é preciso fazer com que todos os funcionários também se engajem no assunto.

Outra dica importante é contar com as ferramentas certas. É possível utilizar caixas de sugestões, intranet, TV corporativa, e-mail ou softwares especializados para isso.

3. Incentive a criatividade e inovação no trabalho

Criatividade e inovação são palavras distintas, apresar de comumente usadas como sinônimas. A primeira representa o ato de gerar ideias, a segunda é transformar essas ideias em resultados reais para o negócio – e as duas devem ser incentivadas.

Para incentivar a criatividade, você pode promover reuniões de brainstorming ou usar uma caixa de sugestões. Em ambos os casos, o problema a ser resolvido deve ser bem definido, o que otimiza o foco da equipe e gera mais criatividade.

Para incentivar a inovação, é necessário estruturar um processo que transforme ideias em resultados, recompensar os colaboradores pelas soluções apresentadas e não ter medo de errar, pois isso faz parte do processo criativo.

4. Supra a necessidade básica de segurança

A segurança está na base das necessidades humanas. Então, para reter seus profissionais talentosos, é necessário promover a segurança em dois principais sentidos: a física e a empregatícia.

Na primeira, é necessário criar uma norma de conduta e incentivar o uso de equipamentos individuais (EPIs) e coletivos de segurança (EPCs). Além disso, também é preciso promover treinamentos constantes nessa área.

A segunda, por outro lado, deve garantir que o empregado não perca seu emprego e que, de acordo com seu desempenho, continue crescendo. Para isso, implemente benefícios complementares e um bom plano de carreira.

5. Reconheça os funcionários pelos resultados

O reconhecimento é uma excelente prática para diminuir a rotatividade de funcionários. Quando reconhecidos, os trabalhadores sentem-se mais motivados para continuar apresentando excelentes resultados na companhia.

Para tal, é preciso definir recompensas que sejam desejadas pelos colaboradores, equivalentes ao grau de dificuldade de cada tarefa e de acordo com o orçamento disponível da empresa.

Não pense apenas nas recompensas financeiras, pois existem muitas outras que podem ser usadas. Viagens, premiações em bens, jantar com acompanhante ou mesmo um dia de folga remunerada são ótimas possibilidades.

6. Promova o espírito de equipe

O trabalho em equipe gera laços mais fortes e confiança entre os trabalhadores da empresa. Além disso, quando uma equipe possui sinergia, todos se comprometem e alcançam os resultados com mais facilidade.

Para desenvolver esse espírito em sua empresa, é necessário incentivar a solução dos problemas em grupo, investir em momentos mais descontraídos — como o happy hour — e melhorar o clima organizacional.

Essas são nossas principais dicas para diminuir a rotatividade de funcionários. Agora que está por dentro do assunto, aproveite para continuar aprendendo! Confira alguns programas de bonificação que engajam os colaboradores.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário