Home Dicas Empresarial Qual a importância do RH com o sucesso de uma empresa?

Qual a importância do RH com o sucesso de uma empresa?

por Marcelo Braga
3 pessoas sentadas a mesa discutindo a importância do RH

Muitas pessoas não entendem a importância do RH para a empresa e acabam o associando a coisas ruins. Afinal, se você perguntar aos colaboradores o que é o RH, certamente eles vão responder que é “aquele que demite”.

Contudo, as atividades deste setor vão muito além do que se passa na cabeça dos colaboradores e dos próprios gestores de equipe. Na verdade, quando existem investimentos certos no RH, a organização consegue alavancar seus resultados e aumentar a competitividade.

Quer saber como? Então continue lendo para conferir qual é a importância do RH para o sucesso da empresa!

Impede a sobrecarga de trabalho

Quando um colaborador é desligado e o cargo fica vago, a equipe tende a sofrer as consequências. O trabalho que era de um passa a ser dividido sem que haja um aumento de remuneração. Isso prejudica o clima, a produtividade e os resultados do grupo.

Agora, com um processo seletivo rápido e eficaz, e uma integração bem-feita, o RH consegue impedir que a empresa atue com a equipe desfalcada por muito tempo. E isso impacta positivamente a todos.

Contribui para o aumento da produtividade

Uma equipe desfalcada tem sua produtividade comprometida. Nesse sentido, além de contratar um colaborador capaz de complementar qualidade ao grupo, o RH contribui para que a performance aumente e melhore a capacidade competitiva da organização.

Treinamentos também são organizados pelo setor, de forma a diagnosticar e suprir as demandas internas. Assim, com a colaboração do gestor de área, o planejamento das capacitações é feito de forma a atender a todos os profissionais e melhorar os resultados.

Diminui o turnover

Existem alguns problemas de gestão de pessoas que não são identificados pelos líderes de equipe. Logo, sendo um setor de suporte, o RH entra como um agente estratégico capaz de diminuir o número de demissões, absenteísmo e afastamento.

A partir do mapeamento do clima organizacional, somado a uma contratação e integração bem-feita, os problemas internos são identificados, podendo-se recorrer a ferramentas de suporte. A gestão de remuneração, por exemplo, é uma excelente instrumento de atração, retenção e valorização de pessoas.

Melhora a comunicação interna

Uma das grandes queixas dos profissionais é a falta de clareza na comunicação interna (ou mesmo a sua ausência). Isso prejudica a entrega de resultados e impede o crescimento do próprio colaborador, que não consegue entender o que é esperado dele.

Com ferramentas como feedback, pesquisas de clima, treinamentos e capacitações e gestão por competências, o RH consegue intermediar esse relacionamento entre gestor e equipe, pois está sempre aberto a ouvir as necessidades e expectativas das duas partes.

Reforça a cultura organizacional

A cultura é a identidade de uma organização. Assim, ela é fundamental para reforçar a visão, missão e valores da empresa e fazer com que o colaborador se identifique, “vestindo a camisa” da empresa.

Esses valores e significados influenciam o comportamento das pessoas e as práticas organizacionais. Além de unir, integrar, valorizar e respeitar os recursos humanos, o setor contribui para que as atividades sejam realizadas com o máximo de empenho.

Melhora a imagem da empresa

Por fim, você sabia que a forma como uma empresa é vista no mercado sofre influência direta do RH? Sua imagem é construída a partir da visão que o colaborador tem do negócio, e do atendimento que é prestado ao cliente.

Se o profissional está desmotivado e desalinhado com o perfil da organização, ele certamente passará essa frustração para o cliente. Por isso, construir uma boa imagem é difícil, mas destruí-la é muito fácil. Cabe, então, ao RH identificar e anular esses problemas antes que eles sejam externalizados.

Inclusive, o RH é tão importante que algumas empresas já estão inserindo gestores da área nos conselhos de gestão como forma de garantir uma boa governança corporativa e o fortalecimento da estratégia na gestão de pessoas.

E aí, entendeu agora qual é a importância do RH para o crescimento e o sucesso da sua empresa? Agora, se gostou do post e tem alguma dúvida ou conhece mais uma vantagem de se investir nesse setor, deixe um comentário!

 

Você pode gostar também de

Deixe um comentário