Home RH Como contratar uma equipe de alta performance?

Como contratar uma equipe de alta performance?

por Marcelo Braga
Como contratar uma equipe de alta performance?

Produtividade, qualidade e inovação são essenciais para uma empresa se destacar — ou até sobreviver — em um mercado competitivo. Porém, para alcançar esses resultados, é necessário contratar uma equipe de alta performance, capaz de fazer uma boa leitura dos cenários interno e externo, além de elaborar alternativas para atender à demanda dos consumidores.

A formação desse time é um dos principais desafios do setor de Recursos Humanos no século XXI. Para enfrentá-lo, o profissional precisa conhecer as melhores práticas de recrutamento e seleção, além de recorrer a ferramentas que contribuam para a efetividade do processo.

Quer saber quais são as características de uma equipe de alta performance e como contratar candidatos com essas qualidades? Continue a leitura!

As características de uma equipe de alta performance

Em primeiro lugar, precisamos esclarecer o que é uma equipe de alta performance. Não se trata apenas de um grupo de pessoas que alcança bons níveis de produtividade e resultados, mas sim daquele que apresenta um conjunto de características que o distingue.

Portanto, é a combinação entre esses elementos que impulsiona o desempenho, gera excelência e promove o sucesso de uma empresa. Um time de alta performance é marcado pelas características abaixo.

Senso de propósito

Os colaboradores têm um senso de propósito que orienta suas ações. Eles trabalham não só na mesma direção, mas principalmente alinhados aos objetivos estratégicos da companhia. Isso garante a sinergia do time, fazendo com que as decisões sejam tomadas e avaliadas de acordo com critérios claros e bem definidos.

Liderança compartilhada

Em uma equipe de alta performance, existe clareza quanto ao papel do líder. Todos os membros sabem quem é responsável pela decisão final e a qual profissional recorrer quando necessário. No entanto, isso não significa que a liderança seja exercida de forma autocrática, com a detenção de todo o poder e a prática do microgerenciamento.

Nesses grupos, os membros são responsáveis por seus próprios comportamentos, suas decisões e seus aprendizados. Eles também sabem quais são suas funções e a melhor forma de cumprirem seus papéis sem dependerem excessivamente uns dos outros (ou do líder). Portanto, existe um equilíbrio entre liderança e autogerenciamento.

Comunicação aberta

Uma comunicação aberta é essencial para aprimorar ideias, tornar os processos mais eficientes, prevenir falhas no entendimento e evitar decisões equivocadas. Por isso, trata-se de uma característica muito importante dos times de alta performance.

Respeito e confiança mútuos

Confiança e respeito são marcas importantes de um time com bom desempenho. Os membros conhecem o potencial uns dos outros, entendem qual é a contribuição de cada um no resultado do grupo e têm total liberdade para assumirem seus papéis.

Processos de trabalho efetivos

Nas equipes de alta performance, a prioridade é fazer mais, com maior rapidez e melhor. Por isso, elas estão continuamente revendo processos e em busca de aumentar a eficiência nas atividades desempenhadas.

Complementaridade

Um time de excepcional desempenho precisa contar com características e capacidades distintas, pois é assim que ele se fortalece. Portanto, as pessoas que o compõem convivem bem com a diversidade de habilidades e pontos de vista, bem como com a interdisciplinaridade.

Diferentes perfis, culturas, origens e formações contribuem com uma visão ampla do mercado (incluindo suas dificuldades e oportunidades).

Flexibilidade e adaptabilidade

Provavelmente, em nenhuma outra época da História as mudanças aconteceram tão rapidamente. As alterações no cenário econômico, social e mercadológico são frequentes, exigindo que as empresas se adaptem constantemente às demandas emergentes.

Portanto, uma equipe de alta performance precisa estar preparada. Ela deve ter a capacidade de antecipação, ou seja, de olhar para frente, analisar o cenário e agir de forma preventiva. Além disso, é imprescindível identificar tendências com rapidez e se adaptar a elas.

Aprendizagem contínua

O time de alta performance entende que, por melhor que seja seu desempenho hoje, é necessário continuar evoluindo. Isso é primordial, pois a sociedade está em permanente mudança e as atuais novidades estarão obsoletas em um futuro próximo.

Essas pessoas também sabem que não existe um nível máximo de excelência. Sempre é possível aperfeiçoar processos e produtos, garantindo um serviço melhor.

O papel do RH para contratar times de alta performance

Os profissionais de RH sabem que, sempre que estabelece metas, uma empresa precisa pensar em pessoas capazes de realizá-las. Então, se o objetivo da companhia é formar times de alta performance, cabe à área de Recursos Humanos contratar ou realocar colaboradores com tais características. Esse é o grande desafio.

Análise da qualidade técnica e do perfil comportamental

A contratação certeira leva em consideração dois aspectos fundamentais: qualidade técnica e perfil comportamental. O primeiro diz respeito ao conjunto de conhecimentos, experiências, habilidades e competências que uma pessoa desenvolveu ao longo de sua vida profissional.

Em um processo seletivo, a avaliação da qualidade técnica é relativamente simples. Basta filtrar critérios como formação e experiência profissional ou, até mesmo, aplicar testes de conhecimento, que podem ser realizados online ou presencialmente.

No entanto, o segundo aspecto envolve as características intrínsecas do indivíduo, que devem estar alinhadas ao perfil da vaga. Como você percebeu na descrição de uma equipe de alta performance, tais traços são mais relevantes para a empresa atingir seu objetivo do que a qualidade técnica dos colaboradores.

Qualidades como liderança, autogerenciamento, flexibilidade, adaptabilidade, respeito às diferenças e disposição para aprender continuamente não costumam ser adquiridas em uma graduação. Normalmente, trata-se de elementos constituintes da personalidade do indivíduo que se refletem em seu comportamento.

Avaliar o perfil comportamental em processos seletivos comuns é uma tarefa bastante complexa. A interpretação dos dados pode levar a equívocos com sérias repercussões posteriores, principalmente no que se refere aos resultados e ao impacto da atuação de um membro sobre o restante do time.

Uso de ferramentas

Felizmente, os profissionais de RH já podem contar com ferramentas que usam recursos como Inteligência Artificial e Machine Learning para tornar a análise mais precisa. Na Reachr, temos uma ferramenta personalizada e criada com esse objetivo, que foi desenvolvida em conjunto com head hunters e experts em TI.

O recrutador pode incluir provas, testes, roteiros de perguntas, vídeos e entrevistas. Por meio de um algoritmo, a plataforma proporciona uma avaliação comportamental muito acurada, ajudando o profissional a selecionar o candidato mais compatível com o perfil da vaga.

A partir dessa análise algorítmica, nosso software exibe um ranking com as pessoas mais apropriadas para o posto. A área de business intelligence mostra os principais indicativos do processo seletivo e oferece todos os dados necessários para uma contratação estratégica.

Quer saber mais sobre essa ferramenta e entender como ela pode facilitar o desafio de contratar uma equipe de alta performance? Converse com nossos especialistas e entenda de que maneira tornar seu processo de recrutamento mais preciso e efetivo!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário