Home Dicas Empresarial Conheça os benefícios em ter um propósito bem definido para sua empresa

Conheça os benefícios em ter um propósito bem definido para sua empresa

por Marcelo Braga
proposito-empresas

Você já parou para pensar sobre qual é o propósito da sua empresa? É um conceito importante, pois é preciso deixar claro quais as contribuições que o seu negócio pode oferecer ao mundo. E tem se tornado um requisito imprescindível tanto para as empresas melhorarem o engajamento das suas equipes quanto para os candidatos no momento de aceitar oportunidades de trabalho.  
 
Isso acontece porque o modo como novos talentos encaram o mercado de trabalho mudou: cada vez mais valorizam o propósito das empresas onde estão. As gerações mais jovens, especialmente a Z, não olham para o trabalho apenas como uma ocupação, mas o enxergam como uma oportunidade de crescimento e auto realização profissional. 
 
Já as empresas apostam no poder de atratividade de seu propósito na hora de atrair candidatos. Além de procurarem por pessoas que acreditem no produto/serviço que estão trabalhando e tenham paixão por aquilo que fazem. 

Nesse artigo, você irá entender o porquê sua empresa deve ter um propósito e como encontrá-lo.

A empresa no espelho: o que é o propósito

Como diz o renomado autor inglês Simon Sinek: “As pessoas não compram o que você faz. Elas compram o porquê você faz isso”. O propósito é algo que pode mover pessoas. Uma razão para a sua marca se orgulhar e poder colaborar para transformar o mundo em um lugar melhor. De certo modo, é um resumo simplificado dos valores e da cultura organizacional de uma empresa. 
 
Todas as empresas possuem um propósito. Ele, no entanto, nem sempre é transmitido de forma transparente para colaboradores e consumidores. O que pode ser prejudicial, pois ter um propósito claro, verdadeiro e tangível ajuda a inspirar pessoas e dá uma visão mais prática sobre ações e atitudes a serem tomadas.  
 
O propósito é o que dá o direcionamento para o posicionamento da marca e tomadas de decisão. Mais do que marketing ou um bom slogan, o propósito deve representar os valores da empresa e diferenciá-la no mercado. Desse modo, o caminho para o sucesso acontecerá de maneira muito mais fácil. 

Benefícios de ter um propósito

Não é necessário ser uma grande empresa para ter um propósito. Qualquer negócio pode definir o seu – e é recomendado que se tenha. Pois as vantagens que pode lhe proporcionar são grandes. 
 
De acordo com estudo feito pela Globescan, 40% dos consumidores dão preferência a marcas que contam com um propósito claro e agem para o bem da sociedade. Ele contribui para agregar valor positivo à sua marca, focando em oferecer experiências únicas para o consumidor, diferenciando sua empresa das outras no mercado. 
 
O impacto causado dentro das organizações também é enorme, contribuindo para aumentar a confiança de todos, o senso de pertencimento e a união entre as equipes. Geralmente empresas norteadas de acordo com os seus propósitos oferecem um clima organizacional mais motivador e consequentemente contam com equipes mais engajadas.  

Explore seu potencial: como pensar no propósito da sua empresa 

Nem todas as empresas têm definido qual seu propósito no mundo, então separamos algumas dicas que contribuirão para sua empresa começar a definir e/ou deixá-lo mais transparente para o mundo. 

Propósito é natural 

É algo que nasce com a empresa. Não há como forçar um propósito. Assim, faça com que ele possa ser notado pelos seus clientes e colaboradores. O propósito da marca precisa ser parte da identidade da organização, em todos os níveis. Caso isso não esteja claro para você, comece respondendo as seguintes perguntas: 
 
– A que objetivo maior nossa organização serve ou tem vocação para servir? ou; 
– Que problema no mundo é uma dor muito grande e nossa organização tem vocação para resolver? 
– O que é um futuro desejável para você? De que maneira nossa empresa pode contribuir para esse futuro desejável? 
 
Isso ajudará a dar um norte sobre qual é o propósito da sua empresa. 

Autenticidade

Seja honesto sobre o propósito da sua marca. Não invente nada sobre isso: Algo que não seja natural ou verdadeiro é tão prejudicial quanto não ter nenhum. Demonstre como o propósito da sua marca guia o dia-a-dia e está presente nas tomadas de decisões do seu negócio.

Esteja sempre tentando

Já diz o famoso ditado: Roma não foi construída em um dia. Sua empresa também não será. Guiar-se pelo propósito é um processo que exige esforço, sempre poderá ser melhorado com as práticas e os resultados não serão visíveis a curto prazo. Mas trará grandes recompensas futuras. 
 
Portanto, ser claro sobre qual é o propósito da sua empresa tem tudo para contribuir com seu crescimento. Pode melhorar sua atratividade no mercado, tanto para clientes quanto para colaboradores e ajuda a trazer diferenciação ao seu negócio no mercado.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário