Home Carreiras Medo de fazer entrevista de emprego? Saiba como perdê-lo!

Medo de fazer entrevista de emprego? Saiba como perdê-lo!

por Marcelo Braga
Medo de fazer entrevista de emprego? Saiba como perdê-lo!

É muito comum o nervosismo antes e durante uma entrevista de emprego. Encaramos como a cobrança do último pênalti na final da copa do mundo. Esta pressão excessiva traz consequências para o momento da entrevista, influenciando o entrevistador na sua avaliação.

Conheça algumas dicas para ter um melhor desempenho na entrevista de emprego.

Esteja preparado para entrevista

Um dos principais aspectos para o medo da entrevista é enfrentar o desconhecido. Você não conhece o entrevistador, não sabe o que ele vai te perguntar, não sabe ainda detalhes da posição. Não sabe o estilo que será a entrevista, por exemplo. As incertezas aumentam o medo. Portanto, reduza as chances de incertezas. Revise seu currículo. Pense em respostas possíveis para perguntas que geralmente são feitas nas entrevistas. Identifique os pontos fracos da sua experiência profissional e esteja preparado para falar sobre estes pontos caso venha a tona. Além disto, investigue tudo que puder sobre a empresa. Google, Linked in, Love Mondays e o próprio site da empresa são fontes de fácil acesso e que permite ter uma boa ideia sobre a empresa. Descubra o que fazem, quem são os concorrentes, produtos, serviços, origem e história da empresa.

Com mais conhecimento você estará mais seguro para a entrevista.

Primeira impressão

A primeira impressão conta muito. Procure causar uma boa empatia desde o primeiro contato. Enquanto na sala de espera para ser chamado tenha atenção com sua postura. Procure ler alguma revista jornal que esteja na sala. Ou até mesmo algo a mais sobre a empresa pelo seu celular.

Dê atenção ao aperto de mão. Nem muito forte, nem muito mole. Olhe nos olhos do entrevistador. Se for dinâmica de grupo, não trate os outros candidatos como inimigos. Cumprimente-os da mesma forma. Amanhã poderão ser seus colegas de trabalho.

Durante a entrevista, não tire os olhos do entrevistador e tenha sempre uma postura ereta. Procure, se possível, acompanhar os movimentos corporais do entrevistador. Se ele vem mais a frente da mesa, faça o mesmo. Se ele se afasta, afaste-se um pouco. Atente-se a forma de expressão. Se ele está mais informal, seja um pouco mais informal, mas menos do que ele. Se ele é bem formal, seja um pouco mais formal, mas não tanto como ele. Lembre-se, o corpo fala. Tom de voz, gestos também influenciam. Leia o ambiente e tenha atitudes compatíveis ao ambiente que está inserido. Isso pode diferenciá-lo dos demais candidatos.

Passe credibilidade

A empresa está contratando por que tem atividades a serem feitas, problemas a serem solucionados. Descubra durante a entrevista quais são estas atividades e problemas e tente mostrar que você reúne conhecimentos, seja por aspectos acadêmicos, experiências de vida ou experiências profissionais, para atender os anseios da empresa.

A carta na manga

Tenha bem claro para você quais são suas principais habilidades, seja ela técnica, comportamental ou intelectual. Procure reforça-las durante a entrevistas, principalmente exemplificando. A clareza do autoconhecimento permite conduzir a entrevista para os temas que mais valorizem o seu perfil profissional.

Mas e o medo… Como controla-lo?

Todos nós sentimos medo. É uma característica do ser humano. Para alguns o medo se transforma em adrenalina e auxilia a querer se desafiar e ir além. Para outros o medo trava e gera bloqueios limitando diversas ações em suas vidas.

Exercitar a mente para o momento da entrevista de emprego é muito importante. O controle da respiração é fundamental. Tenha controle do seu corpo e mente. Uns 30 minutos antes da entrevista começar faça exercícios de inspiração e expiração bem profundos e lentos. Oxigene bem o cérebro. Depois, entenda o momento importante que está para se iniciar e pense em todas as técnicas discorridas acima. Ciente que esta preparado terá mais força. Depois, procure sua motivação. Lembre das coisas boas que poderão ocorrer com você se for aprovado. Lembre-se deste aspecto durante toda a entrevista. Terão momentos difíceis na hora que começar, e o autocontrole de entender da importância lhe dará a forças para ter a motivação que irá permitir não perder o foco e dar as respostas adequadas.

Gostou desse artigo? Quer estar por dentro de novas ideias para evoluir na sua carreira? Então assine a nossa newsletter e mantenha-se sempre bem informado.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário