Home RHAtração e Retenção Página de Carreira: o que divulgar e dicas para criá-la

Página de Carreira: o que divulgar e dicas para criá-la

por Marcelo Braga
página de carreira

A Página de Carreira é uma das melhores, se não a melhor maneira, para atrair e engajar futuros colaboradores com a sua marca empregadora, despertando neles identificação e empatia com valores e propósitos da sua empresa.

Mas como construir uma Página de Carreira que verdadeiramente encante e desperte o interesse das pessoas em querer trabalhar na sua empresa? É o que iremos tratar nesse artigo!

O que é uma Página de Carreira?

A Página de Carreira é uma seção do seu site dedicada a valorizar a sua marca empregadora e apresentar as oportunidades de trabalho existentes na sua empresa.

Como uma das estratégias para a construção da marca empregadora, a Página de Carreira deve contar uma história positiva sobre sua empresa: ela deve mostrar quem é a empresa, quais são os seus valores e propósito, por que sua equipe gosta de trabalhar lá, entre outros assuntos.

Os conteúdos presentes lá têm por objetivo despertar o interesse destes futuros talentos, que ao se identificarem com ela, irão passar a interagir com a sua marca e buscar oportunidades de forma pró ativa.

Benefícios da Página de Carreira

Uma Página de Carreira bem construída tem potencial para turbinar a atração de candidatos e os seus benefícios não param por aí:

Controle narrativo

A Página de Carreira é o primeiro ponto de contato da sua empresa com futuros candidatos. Nela, você estará no controle da narrativa, bem como da experiência do candidato. Logo, projetar uma boa imagem dá o tom para futuras conversas para seus processos de recrutamento e seleção.

Engajamento

Embora não seja função primária, a Página de Carreira é uma ótima maneira para engajar candidatos. A curiosidade sobre a vaga acaba se tornando curiosidade em relação à empresa. Um conteúdo de qualidade é fundamental aqui, assim como a experiência do usuário. Os dois elementos combinados, podem transmitir sua história de modo mais assertivo.

Rastreamento de tráfego

Através de análises que seu time de Marketing pode fazer, é possível rastrear detalhes importantes de quem visita a sua página, como volume de acessos, localização, faixa etária, entre outros. Com essas métricas em mente, você pode refinar sua mensagem para atingir quem realmente interessa.

Promoção da sua marca empregadora

Esta é a oportunidade perfeita para você promover sua proposta de valor e destacar sua marca empregadora. Mostre como é incrível trabalhar na sua empresa, dê destaque aos bastidores através de fotos do seu time trabalhando ou em momentos de descontração, como festas ou happy hours corporativos, compartilhe depoimentos destes embaixadores da sua marca. Enfim, é hora de valorizar a cultura e clima organizacional e criar uma reputação positiva.

O que não pode faltar na sua Página de Carreira

Criar uma Página de Carreira que converta visualizações de páginas em potenciais colaboradores não é difícil, mas requer dedicação. Aqui estão alguns dos principais recursos que você precisa incluir na Página de Carreira da sua empresa:

Propósito

Toda empresa tem um propósito. O propósito refere-se ao motivo pelo qual sua empresa nasceu – o problema que ela pretende resolver, as pessoas que ela quer ajudar, e o que a motiva a “abrir as portas” todas as manhãs. Este propósito claro e definido irá gerar a conexão com futuros colaboradores que se identificam com a sua marca.

Valores da empresa

Incluir os valores da empresa na Página de Carreira é importante. Esses valores fundamentais compartilham mais sobre o “porquê” por trás do negócio e orientam todos os seus processos e ações.

Você pode compartilhar seus principais valores listando-os em bullet points e reforçndo-os através de histórias e experiências da sua equipe.

A sua história

As pessoas adoram histórias, então compartilhar a história da sua empresa é uma estratégia válida. começou sua empresa no porão de seus pais? Compartilhe esse detalhe. As pessoas se conectam a histórias, e compartilhar as suas ajudará potenciais admiradores a se conectarem com você.

Clima organizacional (depoimentos reais)

Uma das melhores maneiras de se conectar com os candidatos é mostrar a eles como é trabalhar com você. Você pode compartilhar isso dando-lhes pequenas amostras da vida cotidiana em seu local de trabalho.

Sua Página de Carreira também deve dar aos candidatos uma visão clara do clima organizacional. Uma ótima maneira de mostrar este clima é mostrando seus colaboradores interagindo uns com os outros.

Adicione fotos, depoimentos, citações e vídeos que ajudem a dar vida ao seu escritório, permitindo que futuros colaboradores se imaginem trabalhando lá também.  Seja criativo e até mesmo envolva sua equipe para pensar nas melhores maneiras de capturar a vida no ambiente de trabalho.

Divulgação das suas vagas

Mantenha um espaço para divulgar suas oportunidades de trabalho.

Caso sua empresa ofereça muitas oportunidades em diversas áreas, crie filtros que ajudem as pessoas a encontrar as vagas que mais se encaixem com o seu perfil. Crie uma experiência amigável de navegação e ofereça informações claras e precisas em seus job description.

É importante também oferecer um espaço para que aqueles que não encontraram uma vaga com o seu perfil, possam inscrever seu currículo para futuras oportunidades.

#Dicas bônus

Criar uma Página de Carreira inspiradora é essencial e faz parte para uma boa estratégia de recrutamento. Para finalizar, reunimos algumas dicas finais para você encantar seu próximo colaborador:

O que te torna único

Uma ótima maneira de fazer sua empresa se destacar é mostrar o que torna sua empresa diferente e única em relação ao mercado.

Considere adicionar detalhes sobre eventos, causas e projetos defendidos, ou permitir que seus colaboradores contem sobre suas experiências através de um blog, por exemplo.

Reconheça os méritos da sua equipe

Outra maneira de destacar sua Página de Carreira é apresentar as realizações e reconhecer os méritos da sua equipe. Valorizar prêmios conquistados pelo seu time e profissionais ajuda a validar a reputação da empresa.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário