Home Dicas Empresarial Aumentar a produtividade da equipe: conheça o Projeto Aristóteles do Google e se inspire!

Aumentar a produtividade da equipe: conheça o Projeto Aristóteles do Google e se inspire!

por Marcelo Braga
Aumentar a produtividade da equipe: conheça o Projeto Aristóteles do Google e se inspire!

Aumentar a produtividade da equipe é uma das grandes preocupações dos líderes e gestores. Na busca por reconhecimento e resultados otimizados, é fundamental se informar e ir atrás de novos métodos, conhecimentos e práticas. Nem mesmo a gigante Google fica de fora dessa necessidade!

Com o intuito de otimizar seus times e torná-los mais produtivos, a empresa realizou o chamado Projeto Aristóteles, de onde tirou diversos dados que mudaram de vez os seus processos. Essa foi uma pesquisa muito valiosa e inspiradora para organizações de todo o mundo.

Entender esse projeto faz toda a diferença para qualquer gestor ou profissional de Recursos Humanos que deseja aumentar seus resultados. Por esse motivo, decidimos fazer este post e explicar como ela pode ajudar em seu empreendimento. Para saber mais, é só prosseguir com a leitura.

O que é o Projeto Aristóteles?

O nome foi dado em homenagem ao famoso filósofo grego que estudou e questionou as obras filosóficas existentes até sua época. De forma geral, o projeto tratou-se de um investimento da Google para otimizar suas equipes e aumentar sua produtividade.

Foram estudadas mais de cem equipes que formavam a organização, contemplando profissionais de diversas áreas. A intenção inicial era identificar padrões nas relações entre membros de grupos eficientes a fim de averiguar fatores que influenciavam na produtividade.

Assim, foram estudadas diferentes produções científicas sobre trabalho em equipe e foram analisados vários fatores da vida dos participantes, como a frequência com que almoçavam juntos ou socializavam fora da empresa, seus hobbies e seus interesses em comum. Os resultados, no entanto, foram bem divergentes do que era esperado.

Percebeu-se que haviam diferentes tipos de equipes produtivas, incluindo aquelas em que os membros tinham mais semelhanças e aquelas nas quais as relações se davam apenas no âmbito do trabalho. A partir daí, foi possível realizar outras análises e identificar outros elementos que contribuíam para grupos produtivos, como veremos a seguir.

O que foi percebido com o Projeto Aristóteles e como isso ajuda a aumentar a produtividade da equipe?

Ao perceber que a personalidade e a existência (ou não) de hábitos em comum entre os membros das equipes não eram fatores tão determinantes para sua produtividade, os pesquisadores da Google começaram a seguir por outros caminhos. Passou a ser estudado o modo de funcionamento de diversas equipes, considerando sua organização, o espaço de fala de cada um, o formato de suas reuniões, entre outros fatores.

Com essas novas análises, foram notados os principais elementos que contribuem para formar equipes de alta performance, ajudando a aumentar a produtividade dos colaboradores. Podemos dividir esses fatores em seis categorias, para ficar mais claro. Veja quais são!

Segurança psicológica

Esse foi identificado como um dos elementos mais importantes para a produtividade das equipes. Em equipes com segurança psicológica, todos podiam participar e falar o quanto desejassem, não haviam muitas separações por hierarquias e todos se sentiam confortáveis para dar opinião. Os colaboradores desses times não se sentiam intimidados para discordar ou mostrar sua insatisfação, caso qualquer coisa os incomodasse.

Empatia

Outros pontos diferenciais identificados na pesquisa foram a empatia e a capacidade de perceber como o outro está se sentindo a partir de suas expressões, gestos e seu tom de voz. O projeto demonstrou que equipes com esse olhar “humanizado” eram capazes de interações mais saudáveis e propícias à produtividade.

Confiabilidade

Nas equipes de alta performance da Google, foram identificados altos graus de confiabilidade. Isso significa que os membros confiavam uns nos outros, acreditando que as tarefas seriam cumpridas dentro do prazo combinado com a qualidade necessária, por exemplo.

Estrutura e clareza

Para equipes mais produtivas, percebeu-se a importância de definir com clareza os papeis e as responsabilidades de cada um. Todos sabiam o que deviam fazer, qual e como o trabalho deveria ser entregue e quais eram as metas dentro de um determinado período de tempo.

Significado do trabalho

Além de tudo isso, percebeu-se a importância do significado e do propósito para um trabalho produtivo. É importante que cada membro do grupo dê um significado à sua atuação, assim como a equipe deve ter o seu propósito bem-definido.

Impactos do trabalho

Por fim, a pesquisa averiguou que, para aumentar a produtividade da equipe, era importante perceber que o trabalho realizado impactava diretamente na empresa. Isso vale tanto para a equipe como um todo quanto para cada colaborador individualmente.

Como a Google utilizou os resultados do Projeto Aristóteles?

Com esses dados constatados no projeto, a Google percebeu a necessidade de fazer certas mudanças. Se antes sua atenção era voltada à contratação de cientistas e profissionais “brilhantes”, agora seu foco passa a estar no “fator humano”.

Equipes com esse tipo de comportamento contam com um fluxo maior de ideias, além de um melhor clima interno e sensação de segurança e poder, o que favorece o engajamento e a produtividade. Implantar a segurança psicológica, a empatia e os demais elementos em uma equipe, por outro lado, não é algo tão fácil, já que esse não é o modelo com o qual a maioria de nós está acostumado.

É preciso construir um trabalho elaborado, com etapas de curto, médio e longo prazo, cuidando de fatores emocionais e psicológicos de seus colaboradores. A transformação também chega aos processos de recrutamento e seleção, já que agora os fatores mais importantes não são, necessariamente, o currículo e as habilidades técnicas.

A Google passou a dar mais valor, inclusive, à contratação de artistas e profissionais com habilidades mais “humanizadas”, além de abraçar mais do que nunca a importância da diversidade e da verdadeira inclusão.

A empresa continua realizando suas pesquisas e se aperfeiçoando nesse tipo de questão. O interessante é perceber como podemos aprender com ela, seja qual for o tamanho do seu negócio. Afinal, é sempre importante buscar esse tipo de solução inovadora para aumentar sua produtividade, melhorar sua retenção de talentos e otimizar seus resultados.

Lembre-se de que as descobertas do Projeto Aristóteles servem para qualquer tipo de companhia. Agora, queremos saber o que você achou dessa inspiração para aumentar a produtividade da equipe. Deixe um comentário nos contando sua opinião!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário