Em suas leituras sobre Recursos Humanos ou sobre como guiar processos de uma empresa, você certamente já se deparou com essa expressão: indicadores de RH.
E muito se fala sobre acompanhar esses índices, o quanto eles são importantes e como usá-los nas estratégias do negócio.
Mas sozinhos, eles não modificam nada. Precisam ser de fácil mensuração e acompanhamento e estarem baseados em dados reais da companhia, além de serem coletados e aplicados para um fim, é claro.
SAIBA MAIS: AFINAL, O QUE É PEOPLE DATA E COMO SUA EMPRESA PODE SE BENEFICIAR?
Neste artigo trouxemos 12 indicadores de RH que são importantíssimos para definir estratégias e corrigir posturas da empresa.
O que são indicadores de RH?
Os indicadores de RH são números que medem o desempenho das atividades da área de RH num determinado período de tempo. Como a maioria das empresas hoje possui um RH estratégico, muitos desses índices são usados para pautar as decisões dos gestores e guiar o caminho da empresa rumo ao sucesso.
Entretanto, obter indicadores sem um objetivo é apenas conhecer a atualidade da instituição. Para que haja uma efetividade nos indicadores de RH, é preciso existir uma meta, ou seja, é preciso ter definido antes um ponto de chegada para saber se a companhia chegou lá, está próximo, ou precisa mudar as ações para obter melhores indicadores.
Em outras palavras, esses índices indicarão se as ações estão sendo efetivas, se é preciso mudar algo ou mesmo quais são os pontos fortes e fracos da empresa.
12 indicadores de RH essenciais para sua empresa:
Existem inúmeros indicadores de RH que você pode usar para entender sua empresa, mas abaixo listamos os que você não pode nem pensar em dispensar.
1) Absenteísmo
Mede a taxa de ausência dos colaboradores, incluindo licenças médicas, faltas injustificadas, atrasos e saídas antecipadas. É um indicador importante porque pode apontar para algum problema com ergonomia, clima organizacional ou divergências internas.
Para medir o índice individualmente, você pode usar o Bradford Factor abaixo, onde P = Pontuação do índice, F = total de faltas por pessoa, e D = dias ausentes.
P = (F x F) x D
Uma taxa acima de 900 pontos justifica uma demissão, mas lembre-se que é preciso antes estudar os motivos envolvidos e se eles tem base em alguma estrutura relacionada ao trabalho.
2) Turnover e seu custo
Um dos principais indicadores de RH, a taxa de turnover indica a rotatividade de colaboradores dentro da empresa, ou seja, com que frequência se contrata e se demite funcionários. É essencial porque tanto a admissão quanto a demissão costumam afetar uma empresa financeiramente; e, se o índice está alto, é preciso melhorar os processos de recrutamento e seleção dela.
Para medir o turnover dentro de um determinado período, aplica-se o seguinte cálculo, onde T = turnover, D = funcionários desligados, e A = funcionários ativos.
T = D ÷ A x 100
A taxa é preocupante quando fica acima de 5%.
3) Retenção de talentos
Esse índice é importante para compreender as estratégias e ações voltadas especificamente para os funcionários, aumentando o engajamento e diminuindo a rotatividade na empresa. Para tanto, aplica-se uma avaliação de desempenho por setor, com o objetivo de identificar possíveis falhas e pontos de melhoria para que eles não saiam da empresa.
SAIBA MAIS: RETENÇÃO DE TALENTOS: O QUE É, VANTAGENS E MELHORES PRÁTICAS
4) Produtividade ou desempenho individual
Claro que, entre os indicadores de RH, o da produtividade merece destaque. Afinal, através dele, o empresário consegue enxergar, em números, o quanto vale cada colaborador.
O ideal é que cada gestor aplique no seu time uma avaliação de desempenho ligada ao prazo e à qualidade das entregas, mas é possível ser objetivo nesse item também, usando a fórmula abaixo, onde D = desempenho, P = quantidade de produtos ou serviços executados, e R = recursos consumidos.
D = P ÷ R
5) Avaliação de aprendizagem
Entre os principais aspectos que geram engajamento das equipes, melhoria no desempenho e valor para a marca empregadora os treinamentos e capacitações são destaque. Mas, para saber se são mesmo efetivos e se podem ser melhorados, é preciso aplicar um formulário (tipo uma prova) para compreender o nível de aprendizagem que os colaboradores tiveram.
Muitos erros podem indicar que o treinamento precisa mudar seu formato, sua linguagem, suas informações ou mesmo seu treinador. Para saber se o curso impactou positivamente na produtividade de determinada equipe, basta calcular a produtividade padrão antes do curso e comparar com o cálculo da produtividade após o curso.
6) Clima organizacional (ou satisfação)
Medir o clima da empresa e a satisfação dos colaboradores é essencial para a manutenção da taxa de turnover e do absenteísmo, ou seja, no final, manter o clima agradável e propício ao crescimento profissional e qualidade de vida no trabalho é um fator de economia para a empresa.
Apesar de parecer subjetivo, é possível colocar o clima organizacional entre os indicadores de RH objetivos através da fórmula abaixo. Mas, antes de calculá-la, é importante aplicar formulários do tipo “de 0 a 10” com questões sobre o relacionamento do funcionário com a empresa; algo como “o quanto você indicaria esta empresa para um amigo?”.
CO = {[(SR ÷ P) -1] ÷ 9} x 100 , onde:
CO = Clima Organizacional, SR = Soma das respostas, P = quantidade de perguntas.
7) Reclamações trabalhistas
Este índice é perfeito para entender se as condições de trabalho estão sendo cumpridas conforme a lei e se os direitos trabalhistas estão sendo respeitados. Como se deve saber, processos trabalhistas costumam significar prejuízo para a empresa.
O indicador pode ser obtido pelo cálculo abaixo, onde I = índice, T = número de reclamações trabalhistas, D = quantidade de desligamentos.
I = (T ÷ D) x 100
8) Headcount
É a contagem geral do número de colaboradores da empresa. Esse número revela se ela está crescendo, se houve diminuição no quadro, e ajuda o RH a traçar estratégias e ações gerais, com base nos objetivos da organização.
9) Retorno Sobre Investimento (ROI)
O ROI (Return On Investment) é um dos indicadores de RH mais usados no mundo. Ele mostra o quanto de retorno o empresário teve em cada investimento e pode ajuda-lo a tomar decisões melhores e focar no que pode ser mantido, o que pode ser eliminado e o que precisa de mais atenção.
O cálculo é bem simples:
ROI = (Retorno obtido – investimento realizado) x 100
SAIBA MAIS: ROI no RH: Saiba que é e quais as vantagens de se calcular
10) Custo individual dos benefícios
Este indicador ajuda o empresário a compreender se os benefícios pagos estão sendo eficazes para a retenção dos talentos ou não. Para tanto, é importante cruzar esse índice com os índices de turnover, de clima organizacional e de retenção de talentos.
C = B ÷ H
C = Custo individual dos benefícios, B = total de benefícios pagos no período, H = Headcount do período.
11) Folha de pagamento
Na folha de pagamento entram outros indicadores de RH voltados para o equilíbrio financeiro da empresa. Ele compara os gastos com os salários e benefícios dos funcionários e o quanto a companhia arrecada em determinado período, normalmente mensal.
Para entender se esse índice está saudável, basta aplicar a fórmula abaixo, onde E = eficiência da folha de pagamento, P = valor total dos pagamentos, F = faturamento total.
E = (P x F) x 100
12) Horas extras x horas trabalhadas
Encontrar a relação entre horas extras e as horas trabalhadas demonstra se existe algum desequilíbrio nas atividades da empresa e se os colaboradores estão sobrecarregados. O alto índice de horas extras indica que o trabalho não está rendendo dentro do horário e os gestores precisam investigar para saber se precisam contratar mais, mudar equipes, mudar processos, etc.
Seja para conhecer o atual momento da empresa ou para apoiar alguma decisão corporativa, os indicadores de RH são imprescindíveis para o sucesso. Muitos deles podem estar disponíveis na palma da mão, com o apoio de uma HR Tech.
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