Home Carreiras Vale a pena ter perfil no LinkedIn?

Vale a pena ter perfil no LinkedIn?

por Marcelo Braga
LinkedIn

Criar um perfil no LinkedIn é optar por utilizar além das amenidades proporcionadas pelas redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter. Se usado da maneira correta, a rede social voltada exclusivamente para profissionais é uma ferramenta que pode abrir portas no mercado de trabalho.

O LinkedIn proporciona aos usuários uma plataforma repleta de recursos para que seja possível compartilhar seus conhecimentos, suas qualificações e aptidões na área em que atua e é bastante utilizado para conectar candidatos e empregadores.

Além disso, a rede social tem outras vantagens. Quer descobrir quais são elas e saber como fazer um perfil que te ajudará a ser encontrado mais facilmente pelos recrutadores? Então continue lendo este post:

Ampliar o networking

Se até pouco tempo atrás era preciso torcer para encontrar profissionais e possíveis contatos em algum evento para ocorrer a famosa troca de cartões de visita, hoje, com o LinkedIn, esse processo foi encurtado.

Com um perfil ativo e sempre atualizado, é possível encontrar colegas de faculdade, professores, profissionais mais experientes, diretores de empresas e uma quantidade imensa de conexões interessantes para ampliar e enriquecer o seu networking.

Confira também:

Promover conquistas profissionais

Um novo emprego, uma promoção, um curso, um projeto pessoal, um depoimento de um colega de trabalho… Quanto mais informações você publica sobre as suas habilidades e as suas qualificações, mais completo ficará o seu perfil no LinkedIn. Com isso, ele ficará em evidência e conquistará a atenção de empresas e de profissionais de RH.

Acompanhar novidades corporativas

De acordo com as suas conexões, com as empresas que você adiciona ao seu círculo de interesse e com os grupos de discussões que você participa, a plataforma consegue filtrar quais assuntos podem ser interessantes e priorizá-los no seu feed.

Dessa maneira, fica fácil acompanhar as novidades postadas por empresas ou por pessoas e se manter atualizado sobre os principais debates e questões da sua área de especialização ou de interesse.

Realizar candidatura em processos seletivos

O LinkedIn tem uma dinâmica muito fácil e eficiente para quem busca uma oportunidade de emprego ou para quem deseja alçar novos rumos na carreira.

Logo na barra principal, é possível encontrar a aba “Vagas” — que, ao ser acessada, mostra todas as oportunidades voltadas para a sua área de interesse. Não é preciso mexer com filtros para encontrar algo que combine com suas aptidões: a própria plataforma já realiza o trabalho automaticamente, levando em consideração as suas informações.

Dicas para criar um bom perfil no LinkedIn

Até aqui vimos como é importante estar inserido no LinkedIn e as vantagens que isso pode trazer para sua carreira. Para, entretanto, conseguir obter o máximo dos benefícios que um perfil no LinkedIn pode proporcionar, é necessário seguir algumas boas práticas que irão te ajudar a conseguir uma nova oportunidade de trabalho ou reconhecimento profissional, recolocação na carreira, entre outros.

Preencha todas as informações do perfil

Preencher completamente seu perfil é uma das coisas mais importantes a se fazer no LinkedIn. Por quê? Porque a grande maioria dos perfis totalmente preenchidos são os que aprecem nas primeiras posições ao se fazer uma busca pela rede.

O que significa que quanto mais informações o seu perfil tiver, mais chances ele terá de aparecer para os recrutadores durante uma pesquisa.

Utilize palavras-chave estrategicamente

Para que seu perfil no LinkedIn seja verdadeiramente efetivo, você precisa preenchê-lo com as palavras-chave certas. Isso irá potencializar as chances de aparecer nas buscas de recrutadores.

Pois quando eles pesquisam, costumam fazer isso usando palavras relacionadas a uma área de trabalho específica e se você tiver palavras-chave que tenham relação a essa área, o LinkedIn irá assumir que seu perfil é relevante para aquela pesquisa e o mostrará.

Assim, para identificar quais palavras-chave utilizar, procure por vagas da sua área e observe quais são os principais termos usados nesses anúncios na parte de responsabilidades e habilidades desejadas.

Escolha uma boa foto de perfil

Sim, ter uma boa foto de perfil é importante. Um perfil com foto tem até 21 vezes mais chances de ser visto do que um sem nenhuma imagem. Entretanto, não basta colocar uma foto qualquer. É preciso ser bem cuidadoso para que a foto reflita uma boa imagem do seu perfil profissional.

Assim, a meta para a foto é que ela seja profissional, mas amigável. Não pode ser sisuda como uma foto para documentação, mas também não pode ser uma foto informal demais. Use o bom senso.

Use bem a seção sobre você

O LinkedIn recomenda que essa seção seja escrita em primeira pessoa e que traga um pouco sobre você e suas conquistas. Aqui você irá mostrar o que você faz, quais principais trabalhos realizou e suas principais motivações. Pode ser positivo também incluir o porquê escolheu sua área de atuação.

O importante aqui é que o texto seja genuíno e autêntico. Pode colocar também informações sobre sua trajetória profissional e acadêmica combinada com detalhes sobre seus propósitos.

Experiência profissional

Esse é um ponto chave para um bom perfil no LinkedIn, pois é aqui que todos os dados relacionados a sua trajetória profissional estarão. É onde será colocado os lugares onde a pessoa trabalhou, quanto tempo permaneceu e quais resultados atingiu.

Nessa parte, tente não colocar uma descrição da empresa onde você trabalhava, mas sim das atribuições que você tinha por lá. Evite descrições longas e genéricas, o melhor a se fazer é estruturar em forma de tópicos para facilitar a leitura dinâmica. Tente colocar resultados mensuráveis obtidos por você durante seu período na empresa e algumas conquistas realizadas.

Recomendações 

Essas referências podem ser ferramentas bastante efetivas para turbinar seu perfil. Tente adicionar algumas, pelo menos umas 3, referências que possam falar sobre seu trabalho, suas habilidades e competências e suas realizações. Peça para  antigos chefes, clientes, colegas de trabalho escrevê-las e se ofereça para escrever sobre eles também. É uma prática que pode melhorar seu networking e melhorar significativamente a qualidade do seu perfil

Manter um perfil no LinkedIn e compreender como essa ferramenta funciona e como ela pode ampliar seu círculo profissional é fundamental para quem deseja crescer na profissão e se fazer presente no mercado.

Gostou desse artigo? Quer estar por dentro de novas ideias para aprimorar sua performance profissional? Então assine a nossa newsletter e mantenha-se sempre bem informado.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário