Home Dicas Empresarial Transformação digital no RH: o que você precisa saber?

Transformação digital no RH: o que você precisa saber?

por Marcelo Braga
transformação digital no RH, RH digital é o futuro do recrutamento

Tornar seu RH digital não é mais uma questão de escolha, mas sim de sobrevivência no mercado: hoje, gestores de empresas de todos os portes e segmentos sabem que estar presente no mundo virtual é um imperativo para acompanhar os novos tempos.

Nesse sentido, as mudanças vieram para otimizar os processos de todas as equipes, e não seria diferente com o setor de Recursos Humanos. Se a área tinha o histórico de ser uma das últimas a adotar a inovação, a demanda por um RH cada vez mais estratégico tem revolucionado esse cenário.

A seguir, confira tudo o que você precisa saber sobre o impacto da tecnologia no setor e como implementar um RH digital no seu negócio!

Afinal, o que é o RH digital e como ele impacta o setor?

Em primeiro lugar, é interessante retomar o conceito aplicado às empresas de um modo geral. Quando falamos em transformação digital, estamos nos referindo ao processo de integrar a tecnologia e as inovações em todos os setores dos negócios, o que resulta em mudanças diretas nas rotinas de trabalho e na geração de valor para o cliente.

Aplicada ao RH, a transformação digital promove um impacto direto nas demandas organizacionais desse departamento, incluindo os processos de recrutamento e seleção. Ao trazer agilidade, reduzir a burocracia e aumentar o protagonismo dos colaboradores nas ações de feedback, a inovação também:

  • rompe as barreiras entre o RH e o restante da empresa, concedendo mais transparência e rapidez na comunicação;
  • poupa tempo e esforços de trabalho ao otimizar as tarefas operacionais;
  • minimiza falhas e facilita o gerenciamento de planilhas complexas.

Por que o processo é tão importante para as organizações?

Além de ferramentas e softwares, a transformação digital exige uma mudança de pensamento por parte da liderança e das equipes, instituindo uma mentalidade inovadora que só pode trazer benefícios para o time e para os clientes.

É interessante lembrar que, tradicionalmente, o RH é visto como um setor operacional. Com essa mudança de perspectiva, é possível virar a chave e inaugurar um RH voltado para o futuro, trazendo mais eficiência e alinhamento com as demais áreas da empresa.

Tenha em mente, ainda, que o segmento de Recursos Humanos tem como foco valorizar o capital humano das companhias, melhorando a experiência da equipe e os processos internos.

Nesse sentido, a transformação digital só tende a contribuir com mais eficácia, precisão e rapidez em tarefas fundamentais para a organização — tais como a atração, o desenvolvimento e a retenção de talentos.

Benefícios da implementação do RH digital:

O RH digital impacta positivamente o dia a dia do setor de recursos humanos. Você sabe quais são os potenciais benefícios em digitalizar o seu RH? Veja aqui!

Automação do recrutamento

tecnologia aliada ao conhecimento humano pode oferecer aos candidatos melhor acesso às vagas, aproximá-lo da empresa, além de prover feedbacks mais consistentes e transparentes sobre sua candidatura.

Para as empresas, além de tirar toda a carga operacional, pode gerar relatórios em tempo real sobre o processo de seleção, apontando os principais indicadores e sinalizando os gargalos e vantagens competitivas.

Processos de avaliação de desempenho

Atualizar os registros de desempenho dos funcionários é uma tarefa que demanda bastante tempo e, por isso, a maioria dos profissionais de RH acabam abandonando esse processo tão importante para avaliar a produtividade dos colaboradores.

A digitalização do RH ajuda na avaliação do desempenho e na garantia de que os registros são sistematicamente atualizados, permitindo que os gestores visualizem facilmente a performance de seus funcionários.

Otimização da contratação e do desligamento de funcionários

As ferramentas tecnológicas são capazes de automatizar as rotinas da área de pessoal — a CLT estabelece prazos que, muitas vezes, deixam de ser cumpridos pelas empresas por não monitorarem os processos ou pelo fato de manterem a documentação tramitando sem acompanhamento constante, por meio de papeis. A digitalização do RH evita esses problemas, uma vez que simplifica e profissionaliza a gestão das empresas.

Onboarding

Relaciona-se a uma grande papelada — preenchimento de documentos de benefícios, assinaturas de contratos e outras burocracias. A automação pode trazer uma grande melhoria ao integrar novos fluxos de trabalho.

Manualmente, o tempo de processamento para todos esses tipos de documentos pode chegar a semanas, enquanto a automação permite que o processo seja reduzido para apenas algumas horas. Também permite que os funcionários recém-contratados tenham todos os equipamentos e acessos necessários para utilizar o sistema de maneira simplificada.

Medição do turnover

Medir a rotatividade de funcionários é fundamental para apoiar a retenção de talentos. A digitalização do RH ajuda você a quantificar o custo da perda de um funcionário por meio de gráficos de valor do colaborador para a empresa ao longo do tempo.

Essas melhores práticas de gestão também auxiliarão na hora de preencher a lacuna deixada por um funcionário que se desliga da organização.

4 dicas para implementar a transformação digital no RH da sua empresa

Quer saber como automatizar as tarefas operacionais do RH, adotar as melhores ferramentas de inovação e aumentar bastante o índice de produtividade e de performance dos colaboradores? Então, confira nossas dicas e direcione seu RH para o futuro da era digital.

1. Proponha uma renovação de propósito para o RH

Como mencionamos, toda grande mudança começa com a transformação da mentalidade dos envolvidos.

A primeira etapa, assim, é orientar e apoiar o RH a redefinir sua missão dentro a organização. Ao reestruturar seus processos para ganhar em agilidade e eficiência, é importante que o setor assuma também a liderança no sentido de guiar os demais setores para um pensamento digital, que esteja alinhado com os novos tempos.

2. Estude a adoção de ferramentas para automatizar as tarefas operacionais

Ao lidar com diversas tarefas e processos de cunho burocrático, que exigem atenção redobrada e demandam muito tempo, o departamento de RH pode (e deve) se beneficiar do uso de softwares e ferramentas que simplifiquem e agilizem esse tipo de trabalho.

Essa é uma etapa indispensável para operar uma mudança digital no seu RH — automatize e otimize para potencializar os resultados e minimizar os erros.

3. Institua uma cultura de acompanhamento de métricas

Embora não seja uma prática comum, é fundamental que o RH defina e acompanhe indicadores de desempenho (também chamados de “métricas” ou de KPIs — key performance indicators), assim como os demais departamentos do seu negócio.

Os resultados da área de Recursos Humanos, afinal, têm relação direta com o financeiro da companhia e a performance do time em geral.

Nesse cenário, a adoção de uma cultura digital traz em sua esteira muito mais facilidade e objetividade na mensuração de desempenho. Faça o levantamento de plataformas especializadas para obter uma análise fácil e eficiente de métricas.

4. Repagine e reestruture o setor

O salto para a transformação digital também demanda que a empresa tenha uma equipe inovadora e preparada para um novo momento do departamento de RH.

Reserve um tempo para planejar e desenhar um novo modelo de time, excluindo rotinas ultrapassadas.

Com o apoio da sua equipe e lideranças, você consegue eleger as soluções mais eficientes e delegar tarefas de reformulação e melhoria do setor.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário