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Tipos de relatório de RH: quais são indispensáveis para minha empresa?

por Marcelo Braga
Tipos de relatório de RH: quais são indispensáveis para minha empresa?

Os Recursos Humanos são uma área fundamental para qualquer empresa, pois atuam no seu desenvolvimento, no seu desempenho diário e na satisfação dos colaboradores. São muitas as atividades e atribuições, sendo necessário um bom acompanhamento para manter tudo nos eixos. Uma ferramenta essencial, nesse sentido, é o relatório de RH. É sobre isso que queremos falar hoje.

Existem vários tipos de relatório relacionados aos Recursos Humanos. De modo geral, porém, podemos dizer que se trata de um registro baseado em alguma métrica e em algum objetivo da companhia, trazendo dados numéricos e análises contextuais.

É fundamental que esse material seja produzido e analisado com cuidado, pois permite tomadas de decisão mais conscientes, ações mais assertivas e um melhor desempenho do negócio. Para ajudar a otimizar seus resultados, separamos a seguir alguns exemplos de relatório de RH indispensáveis para sua empresa. Continue a leitura e saiba mais!

Relatórios de contratação

Os relatórios de contratação servem para avaliar a eficiência e a assertividade desses processos. Podem ser produzidos relatórios desde o recrutamento e a seleção, contemplando os recursos utilizados, as técnicas, o planejamento e como tudo ocorreu na prática.

A tecnologia oferece ferramentas diferenciais para esses processos, como softwares de triagem de currículos, ágeis divulgações de vagas e recursos de entrevistas por vídeo, entre outras. Assim, isso também deve ser inserido e analisado no relatório: é preciso averiguar a eficácia de cada ferramenta, analisar se estão sendo usados bons algoritmos de match e verificar se mais alguma ferramenta é necessária, por exemplo.

Com os relatórios de contratação, fica mais fácil criar estratégias para atrair, integrar e reter bons colaboradores. Afinal, eles ajudam a identificar erros, necessidades e pontos fortes nesse quesito.

Relatórios de avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho tem um papel importante na identificação de necessidades, seja para a satisfação dos colaboradores, sua capacitação ou produtividade. Esse recurso ainda é válido para analisar a gestão e suas estratégias, sendo necessário saber como acompanhá-lo na empresa.

Já existem diversas ferramentas, como softwares, que visam otimizar essa avaliação, que deve ser realizada periodicamente. Os relatórios devem levar em conta, então, os instrumentos utilizados e os resultados obtidos, além de uma análise estratégica. Com eles, deve ser possível identificar boas práticas, como treinamentos e incentivos à motivação, que ajudem a manter ou ampliar o desempenho dos envolvidos.

Vale lembrar que essas avaliações não têm o objetivo de classificar os funcionários como “melhores” ou “piores”. Trata-se de identificar suas demandas e as estratégias da empresa em que estão interferindo, entre outros pontos.

Relatórios de performance e de processos

Falar em relatórios de performance é muito amplo, pois eles podem se referir a diferentes processos e indicadores. De modo geral, porém, eles permitem analisar os resultados das ações dos Recursos Humanos em uma empresa.

Os indicadores a serem avaliados incluem tempo de fechamento de vagas, ROI de treinamentos e de contratações e eficiência das ferramentas utilizadas, entre outros fatores. Existem diversas tecnologias que podem contribuir para essas mensurações e para a produção desses documentos.

Os relatórios de performance permitem criar planos de ação mais assertivos, definir metas alcançáveis e identificar erros e acertos dessa área. Além disso, esse documento ajuda a apresentar resultados para a gestão da empresa e mostrar os esforços do setor.

Relatórios de custos

Os custos também são importantes de se prestar atenção e, por isso, o RH deve manter registros a seu respeito. Podem ser feitos relatórios, por exemplo, sobre os custos de rotatividade de um determinado setor em um determinado período de tempo. Aliá, item muito importante, onde poucas empresas sabem calcular o custo do turnover. Além disso, os investimentos em benefícios e em capacitações devem ser considerados.

Com esse tipo de relatório, é possível analisar as despesas realizadas, verificando se elas estão alinhadas com o orçamento e se estão sendo válidas para os colaboradores e a empresa. Esse documento ajuda a direcionar investimentos futuros a ações mais assertivas, evitando prejuízos para a organização.

Relatórios de desenvolvimento de pessoal

Hoje em dia, encontramos diversas maneiras de desenvolver funcionários. O RH tem grande participação na definição de treinamentos necessários, entre outras estratégias de engajamento e conscientização de pessoal. A tecnologia é uma forte aliada nesses processos, pois fornece plataformas e recursos a serem empregados e ajuda a mensurar os resultados. O People Analytics, por exemplo, também contribui para identificar habilidades a serem desenvolvidas.

Os relatórios precisam, então, permitir analisar esse tipo de informação, contemplando as estratégias e ferramentas adotadas, seu objetivo, tempo de duração e resultados, por exemplo. A partir daí, será mais fácil traçar estratégias eficientes de capacitação que atendam às demandas empresariais.

Vale dizer que um tipo de treinamento importante, nesse contexto, é aquele que ajuda os funcionários a lidarem com os recursos tecnológicos. Eles devem ser desenvolvidos pela área de TI, mas a participação do RH é fundamental. Assim, esse modelo também necessita da elaboração de relatórios para acompanhamento.

Relatório de comunicação interna

Uma boa comunicação interna é um dos fatores essenciais para os Recursos Humanos. Por isso suas estratégias devem ser acompanhadas e documentadas. Esse relatório deve permitir avaliar a eficácia da comunicação na empresa, levando em conta os canais utilizados, a transparência, a integração entre os setores e a satisfação dos colaboradores, por exemplo.

Com a produção periódica de documentos sobre esses indicadores, será mais fácil verificar falhas, pontos a serem mantidos e pontos para melhorar. Será possível identificar, inclusive, como a tecnologia pode ser empregada para otimizar esses processos. A criação de um canal interno de comunicação é uma boa alternativa a ser adotada e avaliada, por exemplo.

Essas foram as nossas ideias de relatórios de RH. Como se pode perceber, cada modelo contempla vários indicadores e é válido lembrar que eles não precisam estar todos em um mesmo documento. Os pontos de um relatório vão depender dos seus objetivos, por isso é importante ter clareza sobre o que será avaliado. Existem diversos formatos e modelos para esse documento, então é necessário encontrar o melhor para cada situação.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas de relatório de RH! Para ajudar no monitoramento de indicadores, sugerimos agora que leia também sobre a metodologia OKR, que pode trazer grandes contribuições sobre o assunto para o seu negócio.

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