Home Atração e Retenção Como tornar sua equipe embaixadores da sua marca

Como tornar sua equipe embaixadores da sua marca

por Marcelo Braga
transformar-equipe-em-embaixadores

Em um mercado onde a competição só cresce, ser capaz de proporcionar experiências positivas aos seus colaboradores torna-se um diferencial cada vez mais relevante. Ter uma equipe alinhada aos valores da empresa faz com que eles não só se engajem mais em suas funções como os transformam em verdadeiros embaixadores da sua marca em seus círculos sociais.

Algo extremamente positivo, uma vez que representa um indicador de satisfação dos seus colaboradores, fortalece sua marca empregadora e traz benefícios tanto na atração, como na retenção de talentos.

É importante, porém, entender que isso é um processo que demanda participação de todos, especialmente da alta liderança.

Para ajudá-lo a tornar seus colaboradores em embaixadores da sua marca, reunimos nesse texto algumas estratégias importantes para o sucesso do seu projeto

Fit cultural: O primeiro passo para uma equipe engajada

Para ter uma equipe com alto engajamento, ressaltamos a importância dos processos de Recrutamento & Seleção. Em qualquer contratação, deve ser levado em consideração o fit cultural entre o colaborador e a empresa. 

fit é o alinhamento de um colaborador com os valores da empresa, ou seja, quando atitudes, habilidades e comportamentos do colaborador coincidem com aqueles que a empresa tem como parte da sua cultura organizacional.

Dar atenção ao fit cultural faz com que seu processo ganhe em assertividade e garante colaboradores alinhados ao propósito. Isso ajuda a aumentar o comprometimento em suas funções, fortalece o relacionamento interno, aumentando as chances de que engajados, gerem testemunhos espontâneos em seus círculos sociais.

A tecnologia pode te ajudar a contratar levando em consideração as habilidades comportamentais do candidato. Aqui na Reachr, utilizamos o DOM, um software completo que analisa 15 competências comportamentais, permitindo o mapeamento das principais características do candidato.

Uma equipe satisfeita é uma equipe motivada

Ser negligente com a satisfação da sua equipe pode trazer diversos problemas. Significa não apenas que seus colaboradores provavelmente irão apresentar desempenho abaixo da média, mas também podem fazer crescer seus índices de turnover.

Preocupar-se com o bem-estar da sua equipe, valorizar o desempenho dos colaboradores, incentivar seu desenvolvimento e adotar uma comunicação aberta e transparente no dia a dia faz com que a equipe se sinta parte da empresa.

Ter valores claros e genuínos é vital para desenvolver o senso de pertencimento do colaborador. Nos dias atuais, os colaboradores se preocupam com o propósito da empresa e valorizam aquelas que têm responsabilidade social.

As lideranças também devem servir como exemplo positivo à equipe. Líderes inspiradores estimulam a lealdade, motivação e o engajamento.  Como resultado, eles sentirão orgulho de pertencer à empresa e compartilharão organicamente os pontos positivos.

Transformar sua equipe em embaixadores da sua marca é um processo que exige tempo e comprometimento. Abaixo te damos algumas dicas para começar:

Dê voz ao seu colaborador:

Todo mundo se sente melhor quando é ouvido e isso não é diferente nas relações de trabalho. Ouvir seus colaboradores sobre os mais diferentes aspectos da organização, incluindo tomada de decisões que os impactam, é algo que aproxima. Saber que suas necessidades são levadas em consideração e sua participação nos processos decisórios é incentivada pela empresa cria um sentimento de pertencimento com as empresas.

Ajude o colaborador em seu desenvolvimento:

Sinalizar que há espaço para crescer e apoiá-lo no desenvolvimento profissional faz com que eles se sintam mais motivados a crescer junto com a empresa. Realizar treinamentos constantes, investir no desenvolvimento pessoal e profissional da sua equipe faz com que os colaboradores entreguem melhores resultados e desejem crescer em sintonia com a empresa.

Dê autonomia e faça-os se sentirem parte da empresa:

Todo ser humano tem necessidade de se sentir acolhido e valorizado. Portanto, é importante que gestores reconheçam a importância de cada colaborador nos resultados da empresa. Parabenize publicamente os membros da equipe que apresentam bom desempenho e ofereça suporte àqueles com mais dificuldades. Outro aspecto importante é comunicar-se de forma clara e transparente sobre o que acontece na organização. Capacitados e informados, eles poderão tomar melhores decisões tendo mais autonomia para desempenhar suas funções.

Ter valores bem estabelecidos e compartilhados por todos facilita o processo de conquistar o respeito e admiração da equipe. Transformá-los em embaixadores da sua marca ocorrerá naturalmente seguindo esses princípios!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário