Home RH Por que o papel do RH é tão importante na motivação dos funcionários?

Por que o papel do RH é tão importante na motivação dos funcionários?

por Marcelo Braga
Por que o papel do RH é tão importante na motivação dos funcionários?

A área de Recursos Humanos (RH) é vista, muitas vezes, como limitada aos processos de entrevistar, selecionar, contratar e demitir colaboradores. No entanto, o papel do RH é mais abrangente e, ao mesmo tempo, estratégico.

Os profissionais dessa área lidam com as práticas relacionadas à administração comportamental das pessoas e, por meio disso, elaboram estratégias e investimentos com o objetivo de desenvolver as capacidades de cada um.

Isso faz do RH um grande mediador de interesses entre os profissionais e a empresa. E para conciliá-los, realiza análises profundas e cria mecanismos para despertar a motivação dos colaboradores.

Continue a leitura e descubra por que o papel do RH é tão importante para a motivação dos colaboradores!

O papel do RH nas empresas

Motivação é algo que vem de dentro de cada pessoa. Para se sentir motivado em uma organização, o colaborador precisa receber os estímulos certos. Nesse contexto, cabe à área de RH descobrir quais são.

A melhora dos níveis de motivação dos colaboradores é um desafio enfrentado diariamente por muitas organizações. Por trás disso, existe a necessidade de conquistar resultados positivos em finanças, produtividade e qualidade.

Líderes diretos também são responsáveis por isso, contudo, é o RH que lida com a complexidade e a individualidade de cada pessoa.

A área de Recursos Humanos acompanha o clima organizacional e faz intervenções para que o ambiente de trabalho seja sempre saudável. Ela também observa o grau de comprometimento dos colaboradores e busca formas de incentivá-los.

Como o RH pode motivar pessoas

Treinamentos

Profissionais capacitados são capazes de entregar resultados cada vez melhores. Ao mesmo tempo, isso aumenta o nível de confiança deles — que passam a ser mais proativos e menos dependentes.

Benefícios

Outra maneira de motivar os colaboradores se dá por meio de uma eficaz política de benefícios. Ela precisa contemplar os benefícios de que os colaboradores necessitam — algo que pode ser flexível e permitir escolhas individuais.

Programas de incentivo

Metas podem ser alcançadas mais rapidamente por meio de programas de incentivo. Ofereça prêmios, bonificações e até viagens para os colaboradores que superam as metas propostas pela companhia.

Plano de carreira

A falta de perspectiva profissional é um dos grandes problemas que afetam a motivação dos colaboradores. O papel do RH também envolve o acompanhamento e planejamento de cada indivíduo para que ele cresça na empresa.

Criatividade

Colaboradores criativos encontram soluções simples para problemas complexos. Por isso, é fundamental estimular a criatividade no ambiente de trabalho. Uma forma de fazer isso é por meio da autogestão, na qual cada profissional fica mais responsável por si e menos dependente de seus líderes.

O exemplo também deve vir do RH

Em uma organização, os colaboradores percebem rapidamente quando algo é dito apenas da boca para fora. É o famoso “faça o que eu digo, mas não o que eu faço”. Sendo assim, o exemplo de tudo que foi dito neste artigo deve vir do setor de Recursos Humanos.

O papel do RH também é liderar pelo exemplo. Ao agir de maneira positiva, a equipe é capaz de inspirar outras pessoas e despertar nelas a motivação necessária para que se dediquem às metas e resultados propostos.

Quando a equipe de RH não adota o espírito inspirador que essa área deve ter, ela acaba se frustrando com ações pouco efetivas. Por isso, faz parte do papel do RH dar sempre o primeiro passo e agir da maneira esperada pela organização.

Você sente que o RH da sua empresa impacta positivamente os demais colaboradores? Deixe o seu comentário!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário