Home Dicas Empresarial Saiba porque a sua empresa precisa de um sistema de gestão

Saiba porque a sua empresa precisa de um sistema de gestão

por Marcelo Braga
sistema de gestão

Adotar um sistema de gestão é enquadrar-se aos moldes de posturas empresariais de sucesso. As mais diferentes administrações de organizações buscam essa ferramenta para otimizar seus processos. Vamos conhecer mais porquês paras instalar um software assim?

Em tempos de disputas comerciais tão acirradas, ter um formato de gestão dinâmica e ágil, coloca sua empresa na frente. E softwares de gestão empresarial (ERP) são investimentos eficazes para alcançar esse patamar.

Aqui vamos apresentar alguns pontos que confirmar o quanto sua empresa precisa de um sistema de gestão. Afim de esclarecer possíveis dúvidas em relação a realizar tal investimento. Mas, antes vamos entender mais sobre essa ferramenta.

O que é um sistema de gestão?

Trata-se de um programa que interliga os setores de uma empresa, oferecendo mais rapidez na distribuição de informações. Em outras palavras, um sistema de gestão une o setor financeiro com o de vendas, mostrando em tempo real, por exemplo, se tal cliente tem restrição de pagamento com a empresa, o que impossibilitaria o fechamento de compra. Une candidatos a projetos de contratação, folha de pagamento.

Essa conexão acontece com outros departamentos da empresa, a ideia central de programas como esse é que todos falem a mesma língua. Esse ponto é fundamental, pois muitos analistas mostram que um dos maiores problemas nas organizações é a comunicação. A dificuldade de alinhar processo internos, causa contratempos e prejuízos as empresas.

Os principais motivos para de instalar um sistema de gestão

Aqui listamos alguns pontos fundamentais para implantar um programa de gestão empresarial em sua empresa, são eles:

# Modernização

É um dos motivos básicos para implantação de sistemas de gestão. Não há mais espaço para pilhas de papéis ou ligações interurbanas caríssimas para filiais (principalmente para pequenas e médias empresas).

A tendência a automação é uma realidade. Empresas precisam de interface digitais, devem ter sites prontos para atender seus clientes ou estarem conectadas as mídias sociais.

Esse são considerados como pontos estruturais de qualquer empresa atualmente, logo, é mais que investimento, é necessário para se manter.

# Integração financeira

É comum saber de histórias de empresa que deixam de receber, pois houve “esquecimento” na cobrança de boletos. Adotando sistemas de gestão, isso tem fim. Os softwares integram desde a venda, emissão de notas fiscais e boletos  até o contas a receber. Tudo de forma segura e ágil.

# Redução de custo operacional

Com a redução da burocracia interna, os processos se desenvolvem sem sobrecarregar a equipe, e evita-se situações com hora-extra, por exemplo. Não há mais necessidade do gestor, assinar ordens de serviço ou de compra, uma validação no sistema já libera a operação.

Só o fato da eliminação de salários-extras seria argumento suficiente para utilizar softwares gerenciais.

# Supervisão de estoque

Um dos setores mais delicados nos mais diferentes segmentos, o controle  de estoque pode ser acompanhado por meio de sistemas de gestão. Entrada e saída de mercadorias são monitoradas de maneira segura, evita-se compras desnecessárias. A reposição de produtos no estoque será feita com rígida programação.

O feedback do estoque para o setor de vendas é também outra possibilidade possível com modelos de gestão digitais. O vendedor acompanhará os níveis de determinados produtos armazenados, e poderá elaborar estratégias para suas vendas.

# Potencializar vendas

Além da noção do estoque e financeiro, o comercial terá a sua disposição o cadastro de seus clientes. Poderá com isso criar perfis de compras, baseados nos produtos mais vendidos a eles, e elaborar programações de contatos para evitar ligações constantes insistentes.

Muitas empresas concentram esforços para melhorar o rendimento do seu setor de vendas. E unem a implantação de sistemas de vendas com assessorias comerciais. Empresas que fornecem serviço de capacitação para ampliar o horizonte dos vendedores. Decisões assim, trazem resultados em curto prazo e sempre positivos.

# Recursos Humanos – Recrutamento

Muito tempo é perdido em processos de seleção. A forma como a maioria das empresas recruta é igual a 20 anos atrás. Publica vaga, espera candidatos responderem, faz triagem dos CV´s, seleciona através de ligações e/ou entrevistas, gestores entrevistam, contratam. E diversos setores a rotatividade é alta e má contratação influencia na maior rotatividade. E o ciclo persiste gastando tempo, recursos, telefonia, gerando expectativas de candidatos, clientes internos e também do resultado que teria se o processo fosse mais prático, menos custoso e tivesse uma melhor gestão dos processos de forma sistêmica.

Implante um sistema de gestão

Como vimos a decisão de implantar um sistema de gestão empresarial tratará benefícios substanciais, principalmente a pequenas e médias empresas que buscam se estabelecer em seus mercados.

Desenvolvendo bem seus processos internos, a empresa apresentará a seus clientes finais melhores produtos ou prestação de serviço mais eficiente. Portanto, implante um sistema de gestão, e alcance resultados satisfatórios

Você pode gostar também de

Deixe um comentário