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Etapas do processo de recrutamento e seleção otimizadas pelas plataformas digitais

por Marcelo Braga
definição das etapas do processo de recrutamento e seleção

O sucesso na contratação de novos colaboradores aumenta a produtividade da empresa e está diretamente ligada ao planejamento e organização nas etapas do processo de recrutamento e seleção. Ficou para trás o tempo em que a subjetividade na hora de contratar falava mais alto.

Daí vem a necessidade de se investir em plataformas digitais de recrutamento. Elas trazem diversas funcionalidades para otimizar seu R&S, da atração à retenção de talentos. Os benefícios de se investir em uma plataforma digital são diversos e podem ser percebidos em todas as etapas do processo de recrutamento e seleção:

Etapas do processo de recrutamento e seleção

Estruturar essas etapas do processo de recrutamento e seleção requerem tempo do gestor. Tem dúvidas? Então confira alguns passos que podem ser seguidos e considerados para uma melhor organização:

Atração de talentos

Uma plataforma digital facilita a atração de talentos de diversas maneiras. A começar pela divulgação e distribuição das vagas. Elas estão integradas aos principais job boards, significando que com apenas um clique, sua vaga é divulgada nos principais canais do mercado, aumentando as chances de a oportunidade ser vista pelo candidato ideal.

Uma plataforma de recrutamento tem a importante função de trabalhar positivamente a sua marca empregadora a partir de alguns eixos de ação. Um deles é o desenvolvimento de uma página de carreira, totalmente customizada e voltada às necessidades da sua empresa. Uma boa página de carreira também é essencial para atrair mais talentos, exibir sua empresa como um lugar único e especial para trabalhar.

Nos dias de hoje, as redes sociais são fundamentais para qualquer negócio. Com o RH não é diferente. As redes da sua empresa podem servir como porta de entrada para divulgar o clima organizacional, tornando-se também mais um chamariz para atratividade da empresa e fortalecimento da marca empregadora.

Outro fator para melhorar seu potencial de atratividade está na adoção de medidas voltadas ao inbound recruitment, que consiste no desenvolvimento de uma conexão espontânea entre candidatos e empresas a partir da atração de talentos continuada e da gestão estratégica de dados.

No caso de algumas plataformas, a exemplo da Reachr, também existe a possibilidade de contar com um programa de indicação interno, o que reforça a retenção de talentos, bem como melhora a assertividade das suas contratações.

Seleção e gestão

A seleção é uma etapa crucial nos processos de recrutamento, pois é aqui que o recrutador precisa dedicar um tempo precioso na triagem dos currículos, testes (específicos e de personalidade), marcação e realização de entrevistas.

Um processo que manualmente pode levar dias, com a IA pode ser realizado em questão de minutos e com mais eficiência. Ainda: com o machine learning, a inteligência artificial ganha inteligência com o passar do tempo e, assim, torna-se capaz de oferecer recomendações ainda mais assertivas com base no perfil desejado pela sua empresa.

Desse modo,  o recrutador pode otimizar seu tempo e focar nos momentos mais importantes do processo de recrutamento, aonde sua expertise seria mais bem utilizada, caso das entrevistas por exemplo e dinâmicas para avaliar as habilidades comportamentais dos candidatos.

Dentro do software, o recrutador também tem a possibilidade de customizar o processo seletivo para atender qualquer que seja sua necessidade, como aplicação de testes e dinâmicas, compartilhamento de candidatos com os gestores das cagas, roteiros de entrevistas, entre outros

No recrutamento, um fator muito importante para a melhora da assertividade é o alinhamento do colaborador com os valores da empresa, o chamado fit cultural. Olhar para esse critério no momento da seleção faz com que a companhia contrate candidatos que irão “vestir a camisa” da empresa, melhorando a retenção de talentos e reduzindo drasticamente o índice de turnover das contratações.

A melhor maneira para saber qual é o fit cultural de um candidato é através da realização de uma análise de perfil comportamental. Algumas plataformas de recrutamento conseguem realizar tais testes, caso da Reachr. O software analisa hard e soft skills e oferece um ranking com os candidatos mais aderentes à empresa

Contar com a gestão por softwares pode fazer toda a diferença durante as etapas do processo seletivo.

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