A retenção de talentos é uma das principais estratégias da gestão de pessoas. Ela compreende uma série de práticas que fazem com que os profissionais não saiam da empresa.
Além disso, ela também é uma das métricas mais importantes para o RH, por ter um impacto direto nos resultados do negócio.
Segundo pesquisa realizada pelo aplicativo SurveyMonkey em 2021, 90% dos brasileiros estão insatisfeitos com o trabalho.
Esse é um dado bastante preocupante para a área de Recursos Humanos, que deve traçar estratégias para motivar os colaboradores e combater a alta no índice de turnover, gerada pela disputa entre as empresas pelos melhores talentos.
Quer saber por que e como reter os profissionais de uma organização?
Então, acompanhe o conteúdo até o final. Ao longo do texto, falaremos também das vantagens e traremos alguns exemplos de retenção de talentos.
Confira!
O que é a retenção de talentos
A princípio, a retenção de talentos é uma ferramenta estratégica que tem a finalidade de fazer com que os colaboradores mais valiosos permaneçam na empresa. Para isso, é fundamental criar um ambiente de trabalho agradável e motivador.
Em outras palavras, a retenção é uma tática que visa tornar a organização um local atrativo e bom de trabalhar, diminuindo assim, as chances de pedidos de desligamento e saídas dos colaboradores.
É importante destacarmos que esse é um processo que deve iniciar ainda durante o recrutamento e seleção.
Nesse sentido, os profissionais de RH precisam encontrar candidatos alinhados com a vaga e também com a cultura organizacional da empresa. É o primeiro passo para melhorar sua capacidade de retenção.
Após ser contratado, para seguir produtivo e engajado com o trabalho, esse colaborador precisará ser reconhecido.
Contudo, caso o reconhecimento não venha, é natural que, com o tempo, ele perca o entusiasmo.
E é nesse momento que o RH precisa traçar um plano de retenção de talentos para conseguir reverter a situação.
Como calcular o índice de retenção
Ademais, a retenção de talentos também é um dos principais indicadores de desempenho do RH e um bom indicador sobre o estado da cultura e clima organizacional da empresa.
Isso porque permite entender como aumentar o engajamento do colaborador e diminuir o índice de rotatividade.
Desse modo, mensurar a taxa de retenção é o primeiro passo para desenhar uma estratégia eficiente para manter os talentos mais valiosos.
Para calcular o índice de retenção de talentos, é preciso dividir o número de funcionários atuais pelo número de funcionários no início do período de medição.
Em seguida, multiplique esse número por 100.
Por exemplo:
Quantidade de funcionários ativos: 150
Havia 160 funcionários há seis meses
150/160 = 0,93
0,93 x 100 = 93
Logo, o índice de retenção é de 93%.
Um índice de retenção de talentos de 90% ou mais é considerado bom.
Vantagens de investir na retenção de talentos
Antes de tudo, investir na retenção de talentos gera diversas vantagens para as empresas.
Entre as principais, podemos ressaltar:
Promoção de um clima organizacional mais positivo
A princípio, trabalhar a retenção de colaboradores ajuda a melhorar o clima organizacional.
Afinal de contas, as táticas usadas aumentam a satisfação dos colaboradores em relação à empresa.
Assim, o ambiente de trabalho certamente será mais agradável, o que contribui para aumentar a produtividade de todos.
Preservação do capital humano
Juntos, os melhores talentos da empresa produzem um conhecimento valioso para o negócio.
Porém, quando há o desligamento de um integrante da equipe, a produtividade pode ser afetada.
Por outro lado, a retenção mantém os times fortes e engajados com a entrega de melhores resultados.
Reduz custos trabalhistas
Você sabia que investir em reter talentos custa menos do que substituí-los? Em geral, grande parte dos gastos trabalhistas está relacionada aos processos de recrutamento, seleção e desligamento de colaboradores.
Isso porque, quando um funcionário sai precocemente, é preciso dar início a um novo processo, gerando mais despesas para a empresa.
Em síntese, planejar políticas de retenção de funcionários diminui as despesas trabalhistas, evitando prejuízos ao negócio.
Consolidação do employer branding
Outra vantagem de investir na retenção de talentos está no fortalecimento do employer branding.
Essa é uma tendência que leva as empresas a entenderem a importância de trabalharem a sua marca como boas empregadoras.
Nesse sentido, os planos de retenção fazem com que os próprios colaboradores sejam promotores da empresa, fortalecendo a imagem dela perante o mercado.
Melhores práticas para trabalhar a retenção de talentos
O papel do RH na retenção de talentos é desenvolver ações adequadas para o perfil dos profissionais da empresa.
Nesse aspecto, existem diversas boas práticas que o analista de RH deve adotar para valorizar os talentos acima da média e fazer com que eles continuem na empresa.
A seguir, confira algumas delas:
- Atraía e selecione as pessoas certas;
- Tenha uma comunicação clara e objetiva;
- Valorize o funcionário;
- Tenha um plano de carreira e remuneração;
- Realize premiações de reconhecimento;
- Aposte em programas voltados ao bem-estar;
- Desenvolva a segurança profissional;
- Invista em iniciativas de treinamento e desenvolvimento;
- Invista no desenvolvimento de lideranças;
- Faça uso de pesquisas organizacionais e avaliações de desempenho.
Como reter os melhores profissionais e reduzir o turnover em diferentes setores
Nos últimos anos, a redução do turnover tem se tornado um desafio para empresas de diferentes segmentos.
Entre os setores com maior índice de rotatividade, estão o de tecnologia, varejo e vendas.
A seguir, falaremos das razões para a elevação da taxa de turnover nessas áreas.
Além disso, traremos estratégias para reduzi-la.
Confira!
Tecnologia
Com a pandemia, o mercado ficou extremamente aquecido, o que gerou uma alta na demanda por profissionais da área.
Diante da escassez de profissionais qualificados, oportunidades interessantes têm batido à porta dos talentos com frequência e, muitas vezes, fica difícil vencer a concorrência.
Em um mundo cada vez mais digital e inovador, a retenção dos melhores talentos de tecnologia é indispensável para que as empresas consigam acompanhar um cenário de rápidas mudanças.
Nesse sentido, para manter os colaboradores engajados e motivados, o RH deve:
Promova treinamentos e atualizações
A área de tecnologia é uma das que mais exigem atualização dos funcionários, pois as tecnologias evoluem muito rápido.
Logo, realizar treinamentos e atualizações constantes é fundamental para reter esses profissionais na empresa e para reduzir o índice de turnover.
Além disso, investir na qualificação dos colaboradores ainda gera muitos benefícios para a empresa a longo prazo.
Ofereça um plano de carreira para a retenção de talentos
Para reter os profissionais de tecnologia, também é necessário oferecer atrativos que os motivem a se comprometerem com os objetivos da organização.
Portanto, além de capacitar os colaboradores, ofereça a eles oportunidades reais de crescimento.
Para isso, desenvolva um plano de carreira consistente e que faça sentido para o profissional, segundo seus propósitos.
Invista numa estrutura tecnológica robusta
Para ter sucesso na retenção de talentos da área de tecnologia, é crucial oferecer acesso a recursos tecnológicos condizentes com a realidade do cargo.
Ou seja, a empresa deve prestar todo suporte necessário para que os colaboradores desenvolvam um bom trabalho, sobretudo, para quem atua no modelo home office.
Desse modo, itens como, por exemplo, computadores robustos, dispositivos móveis para o trabalho remoto, acesso a softwares licenciados, ajuda de custo com internet e energia elétrica não podem ficar de fora.
Retenção de talentos no setor de varejo
A retenção de talentos no varejo brasileiro também é considerada um dos grandes desafios do setor de RH, já que a rotatividade no setor é extremamente alta.
Como o comércio varejista normalmente trabalha com margens pequenas de lucro, a remuneração baixa é apontada como uma das razões que desmotivam o empregado.
Além disso, a falta de oportunidade para ascensão profissional também é uma razão que faz o segmento sofrer tanto com a rotatividade de profissionais.
Afinal, o varejo costuma atrair muitos candidatos jovens, que enxergam o setor como uma oportunidade para obterem experiência e com trampolim para outras áreas.
As longas jornadas de trabalho e a falta de oportunidade para ascensão profissional são algumas das razões que fazem o comércio sofrer tanto com a rotatividade de profissionais.
Para reduzir o turnover no varejo, é importante:
Fortaleça a cultura organizacional
A construção de uma cultura organizacional forte faz a força de trabalho perceber os pilares, valores e políticas da empresa, bem como os objetivos compartilhados.
Assim, os colaboradores se sentem parte da organização e tendem a permanecer na empresa.
Desenvolva um plano de cargos e salários
Essa é uma maneira de motivar e engajar os trabalhadores, diminuindo assim a rotatividade no varejo.
Isso porque, guiados pela ambição de promoções significativas e melhorias salariais, os colaboradores podem ver o atual empregador com uma boa opção para a construção de uma carreira.
Vendas
O turnover de vendedores SDRs e Closers é um problema antigo que gera despesas com demissões, recrutamento e treinamento, além de uma baixa taxa de conversão de leads.
SDR é uma sigla para a expressão em inglês Sales Development Representative (Representante de Desenvolvimento de Vendas).
Em outras palavras é o pré-vendas, aquele profissional que faz a qualificação dos leads.
Já o closer é o profissional que realiza o fechamento das oportunidades levantadas pelo SDR.
Ou seja, ele é o responsável por converter os leads em clientes. Essas são funções em alta, acima de tudo no mercado tech. Portanto, há bastante oferta de trabalho para poucos profissionais especialistas. Por isso, o índice de turnover é alto entre os SDRs e Closers.
Contudo, para fazer com que esses profissionais continuem ligados à empresa, é necessário adotar táticas, como:
Implemente um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)
A princípio, o PDI é fundamental para promover o crescimento profissional e pessoal dos SDRs e dos Closers dentro da empresa.
Essa estratégia pode ser usada pelo RH para progressão de carreira, novos projetos, aprimoramento de habilidades técnicas e comportamentais, atualizações de treinamentos, etc.
Oferte salários e comissões compatíveis com o mercado
Outra forma eficiente de não perder um bom profissional de vendas é valorizar seu esforço e sua participação na empresa.
Para isso, é preciso desenvolver um plano de pagamento condizente com a realidade do mercado de trabalho.
Tenha líderes inspiradores
Considerando que muitos profissionais pedem demissão por causa da relação com seus chefes, é importante escolher bons líderes para as equipes de vendas.
Nesse sentido, a liderança deve ser capaz de motivar e inspirar os colaboradores para que eles se comprometam com as metas do setor e sigam motivados na empresa.
Como você deve ter notado, cada segmento possui particularidades e requer ações direcionadas para reter os melhores talentos.
A boa notícia é que existem recursos e ferramentas que ajudam a identificar as necessidades de cada colaborador, facilitando o trabalho do RH.