Home Dicas Empresarial Treinamento e desenvolvimento: confira 10 vantagens de capacitar sua equipe

Treinamento e desenvolvimento: confira 10 vantagens de capacitar sua equipe

por Marcelo Braga
treinamento e desenvolvimento

Programas de treinamento e desenvolvimento, chamados, na área de RH, pela sigla T&D, proporcionam às organizações melhorias substanciais em seus resultados a curto, médio e longo prazos. 

Por isso, os treinamentos e desenvolvimentos de pessoas estão entre as melhores práticas dos recursos humanos para estimular o potencial de equipes e aumentar a performance dos times e de toda a empresa. 

Colaboradores bem treinados que sabem empregar as suas habilidades de forma assertiva são capazes de desenvolver o seu trabalho com excelência e ainda servem como inspiração e motivação para toda a organização. 

O compromisso com o treinamento e o desenvolvimento de pessoas é certamente um investimento necessário para o crescimento da sua empresa. 

Isso ocorre porque além de aprimorar os profissionais de forma individual, esses programas promovem também uma melhor adequação entre seus colaboradores, fazendo com que eles trabalhem bem em equipe e busquem sempre pelo resultado coletivo.  

Outro aspecto que devemos destacar é que os benefícios se estendem ao clima organizacional, à redução da taxa de rotatividade ou turnover e até ao nível de satisfação do cliente — algo essencial para um bom branding. 

Mas o que é o treinamento e desenvolvimento de pessoas? 

O treinamento e desenvolvimento dos colaboradores é o processo de educar, capacitar e dar ao time de profissionais todas as ferramentas para que eles compreendam os seus papéis e tenham as condições para desempenhá-lo com o máximo de adequação possível. 

Esse processo é amplo e pode englobar o programa de treinamento e o de desenvolvimento, o que tornará as equipes mais flexíveis para se ajustar aos diferentes cenários que as inovações ou alterações de contexto possam trazer. 

Continue a leitura deste artigo e veja 10 vantagens do treinamento e desenvolvimento para a sua equipe. 

1. Melhora a produtividade 

Em geral, colaboradores que passam por programas de treinamento e desenvolvimento cometem menos erros, comunicam-se de maneira mais efetiva, são produtivos e ainda conseguem propor melhorias nos processos. 

Isso acontece porque esses programas capacitam o profissional para que ele dê o melhor de si. 

Por isso, é importante programá-lo desde o momento da contratação. 

Assim, ele terá a oportunidade de executar suas funções mais rapidamente e com mais autonomia. 

Os programas de treinamento e desenvolvimento também são fundamentais para os colaboradores mais antigos.  

Afinal, novas tecnologias e processos demandam conhecimento atualizado, que pode ser transmitido em reciclagens. 

Sem contar que, investir em programas de capacitação é uma forma de valorizar o profissional e contribuir para que ele se sinta mais motivado em fazer parte do time.  

2. Reduz a taxa de turnover 

Outra vantagem do treinamento e desenvolvimento para a sua equipe é a redução da taxa de turnover — que representa a média de saída de colaboradores.  

Isso acontece porque o resultado é refletido em aspectos subjetivos, como confiança e motivação. 

Quando é bem capacitado, o profissional se sente mais valorizado e confiante para realizar suas atividades.  

Logo, ele cresce mais rapidamente na organização e enxerga mais oportunidades dentro dela. 

Como parte de um programa de onboarding, por exemplo, o treinamento e o desenvolvimento de talentos acelera a adaptação dos novos contratados — tempo suficiente para que eles alcancem ou superem os resultados dos demais. 

3. Oferece mais qualidade nos resultados 

É real essa relação entre treinamento, desenvolvimento e a confiança do colaborador. 

Trata-se de um voto de confiança da empresa que contribui com o engajamento da equipe. 

Isso oferece segurança para os colaboradores e, como consequência, a organização observa o crescimento do nível de comprometimento.  

Desse modo, eles conseguem propor inovações e se sentem responsáveis pelos resultados. 

Uma vez que toda companhia é o resultado do conjunto de pessoas que fazem parte dela, as ações de treinamento e desenvolvimento impactam diretamente o nível de qualidade das atividades e resultados. 

4. Contribui para aprimorar os fluxos de trabalho 

Quando os profissionais são treinados para desempenharem suas funções da forma que a empresa precisa, os fluxos de trabalho tornam-se dinâmicos e é mais factível conquistar a máxima qualidade de cada produto ou serviço desenvolvidos. 

Isso ocorre, porque colaboradores capacitados tornam-se verdadeiros defensores da evolução contínua de processos, gerando melhores resultados. 

5. Transforma o clima organizacional 

O resultado do aperfeiçoamento profissional por meio de programas de treinamento e desenvolvimento também é visto no clima organizacional. Em outras palavras, colaboradores mais preparados, confiantes e engajados trabalham melhor em equipe. 

Esse também é um reflexo da melhoria dos processos e da comunicação entre as pessoas — que ocorre de modo mais efetivo e profissional.  

A colaboração entre os membros da equipe fica mais natural e rentável. 

Para comprovar esses resultados, realize pesquisas de clima organizacional antes de investir em programas de treinamento e desenvolvimento.  

Além de poder comprovar os resultados, essas pesquisas também indicarão outras medidas que você pode tomar. 

6. Incentiva o trabalho em equipe 

Aproveitando o gancho do tópico anterior, é importante destacar que ambição é uma qualidade importante em diversos aspectos da vida pessoal e profissional. No entanto, é prejudicial quando está atrelada à competitividade e à individualidade. 

Muitos gestores acreditam que estão incentivando de modo correto a ambição em suas equipes. 

Mas o que eles estão fazendo é estimular a competição entre os profissionais e os melhores resultados individuais. 

O fato é que os profissionais devem ser ambiciosos, mas não podem deixar que isso os torne individualistas.  

Até mesmo porque a empresa é feita de pessoas, e seus resultados dependem basicamente do esforço de todos — que devem contribuir entre si. 

7. Aumenta o engajamento dos colaboradores 

Quando o colaborador sente que há um investimento da empresa em seu potencial profissional a recíproca torna-se verdadeira. 

Além disso, os programas de treinamento e desenvolvimento também podem promover ações internas ou mudanças a fim de melhorar algum aspecto na empresa. 

Desse modo, aumenta o engajamento do colaborador com o trabalho diário e com a empresa em si. 

8. Impulsiona uma cultura de inovação  

As estratégias de treinamento e desenvolvimento de talentos ainda ajudam a fomentar uma cultura de inovação nas empresas. 

Isso ocorre porque quando os colaboradores entram em contato frequente com novas tecnologias, correntes de pensamento e exemplos de diferentes áreas diferentes, eles passam naturalmente a buscar novas formas de solucionar problemas. 

9. Estimula o surgimento de lideranças 

Os processos de treinamento e desenvolvimento também oferecem às pessoas a oportunidade de demonstrar outras habilidades, como a liderança.  

Mesmo nivelados, quem tem o potencial para liderar se destaca. 

Isso acontece com mais naturalidade em companhias que investem em treinamento e desenvolvimento. 

Isso porque o colaborador se sente mais à vontade para assumir responsabilidades e encabeçar outras equipes. 

Do ponto de vista estratégico, essa é uma grande conquista para a organização.  

Acima de tudo, porque ela deixa de recrutar líderes de fora e passa a investir nos talentos que já fazem parte de seu quadro de colaboradores. 

10. Proporciona mais credibilidade aos clientes 

Na outra ponta de tudo o que foi dito, você observará que até os clientes se sentirão mais satisfeitos com os produtos e serviços oferecidos por sua marca. Esse é o reflexo de um trabalho feito com dedicação e muita qualidade. 

Uma vez que há mais comprometimento dos colaboradores e qualidade nas atividades realizadas, será possível sentir isso na entrega ao cliente.  

Ou seja, a credibilidade da marca, consequentemente, receberá impacto positivo. 

Desse modo, para obter sucesso, é essencial apostar nessas e em outras vantagens obtidas a partir dos programas de treinamento e desenvolvimento. Trata-se de um investimento, jamais uma despesa.  

4 plataformas digitais de treinamento e desenvolvimento profissional  

Tendo em vista as vantagens da capacitação para as empresas, selecionamos 4 plataformas de cursos online que você pode utilizar para alavancar a carreira dos seus colaboradores: 

Alura 

A plataforma Alura tem sido considerada como uma das mais relevantes para o treinamento e desenvolvimento de colaboradores da área de tecnologia. Com mais de mil cursos disponíveis e lançamentos frequentes, oferece aulas imersivas com uma metodologia organizada e sequencial. 

Udemy  

A Udemy oferta cursos gratuitos e pagos. 

São treinamentos em várias áreas, como economia, análise de dados, customer success, etc. 

FGV 

A Fundação Getúlio Vargas oferece uma infinidade de cursos gratuitos e online relacionados a negócios, liderança, comunicação, responsabilidade social, entre outros.  

Fundação Bradesco 

A Fundação Bradesco  conta com cursos de capacitação profissional nas áreas de administração, aperfeiçoamento profissional, Office, COBIT, ITIL, gestão de projetos, Web Design, contabilidade, comunicação e outros. 

Além disso, a plataforma também oferece cursos específicos para a área de TI.  

Inclusive a instituição é uma referência em cursos da Cisco, como a CCNA e CCNA Security. 

Conforme você pôde observar, as vantagens do treinamento e desenvolvimento de equipes são diversas e, principalmente, estão interligadas.  

Logo, é a oportunidade ideal para gerar outros benefícios ao longo do tempo a partir da qualificação dos colaboradores. 

Por fim, organize sua equipe e prepare-a para essa mudança! 

Entenda melhor, neste outro artigo, a relação entre importância do RH com o sucesso de uma empresa.  

Nele, apresentamos todos os benefícios alcançados pela organização que investe em seu setor de Recursos Humanos. 

Você pode gostar também de

Deixe um comentário