Home Dicas Empresarial Avaliação de desempenho: conheça os principais tipos

Avaliação de desempenho: conheça os principais tipos

por Marcelo Braga
avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho é essencial para medir a eficiência individual de um colaborador ou de uma equipe dentro da organização.

É uma ferramenta que o RH utiliza para entender melhor sobre a jornada do colaborador e, assim, identificar os pontos que minam a produtividade e performance dele.

Ou seja, uma avaliação adequada auxilia no desenvolvimento profissional, já que permite aprimorar as habilidades e melhorar o desempenho de cada colaborador.

Além disso, por meio da avaliação também é possível detectar falhas nos processos internos, bem como as melhores soluções para a correção dos problemas.

Mas quais as melhores ferramentas para avaliar o desempenho dos colaboradores?

Como implementar uma metodologia de avaliação na empresa?

Acompanhe os próximos parágrafos e fique por dentro deste assunto!

Afinal, qual a relevância da avaliação de desempenho?

A princípio, a avaliação de desempenho exerce um papel fundamental no desenvolvimento estratégico das empresas e na gestão de pessoas. 

Afinal, é a partir dessa análise que o RH, assim como as lideranças, conseguem identificar quais são as skills mais relevantes nos times, além dos pontos que devem ser trabalhados para alcançar os resultados esperados.

Além disso, a avaliação de desempenho também promove uma aproximação entre gestores e liderados e ajuda a evitar conflitos entre eles, colaborando assim para um clima mais positivo no ambiente de trabalho.

Nesse sentido, avaliar a performance dos colaboradores também gera muitos benefícios para o departamento de Recursos Humanos.

Elas norteiam a tomada de decisões e a definição das estratégias de gestão de colaboradores. 

Nesse aspecto, ela ainda é de grande valia para o RH na hora de identificar profissionais desmotivados e de estruturar planos de desenvolvimento individuais. 

Com isso, também contribui para melhorar a retenção de talentos e para reforçar a cultura de valorização dos colaboradores, a fim de mantê-los engajados e produtivos. 

Quais são as ferramentas de avaliação de desempenho mais usadas pelo RH ?

 A avaliação de desempenho pode ser realizada por diversos métodos.

A seguir, você conhecerá as ferramentas mais tradicionais:

Avaliação 360°

Esta é uma avaliação mais completa e que fornece uma visão mais abrangente sobre o desempenho do colaborador.

Isso porque essa análise considera o feedback de todos os envolvidos na rotina do trabalho.

Ou seja, todos os profissionais, seja qual for a sua hierarquia, podem avaliar e serem avaliados.

A grande vantagem deste tipo de avaliação é que, além de fornecer uma compreensão da performance individual,  ela também permite analisar de maneira mais profunda a relação entre os colegas de trabalho.

Assim, acaba contribuindo para a evolução da empresa como um todo.

Essa avaliação pode ser aplicada em organizações que possuem mais experiência e maturidade para lidar com esse tipo de processo. 

Avaliação de desempenho 180°

Apesar de também fornecer bons insights sobre o desempenho do colaborador, a avaliação 180° é mais resumida.

Isso porque é feita somente entre ele e seu gestor direto, através de uma troca de feedbacks.

Primeiro, cada participante preenche o questionário preenchido individualmente Em seguida, eles discutem os pontos comuns e também os divergentes.

Mas vale ressaltar que, para fortalecer a comunicação entre os envolvidos, é importante que o departamento de RH atue como mediador das discussões. 

Essa abordagem é mais indicada para organizações que já têm uma cultura de feedback muito bem implantada, para não gerar conflitos na comunicação.

Avaliação de equipe

Esse modelo de avaliação não analisa o potencial individual de cada colaborador, mas seu desempenho nas atividades em grupo.

Afinal, a soma da força de trabalho é, sem dúvida, a grande responsável por bons resultados.

Logo, a avaliação da equipe permite observar o desempenho em conjunto para ajustar funções e alinhar as tarefas.

 Desse modo, o fluxo de trabalho pode ser aprimorado para alcançar as metas desejadas, tendo como resultado a melhoria da comunicação entre colaboradores e também com a empresa.

Avaliação de desempenho por competências

É uma metodologia baseada na teoria de competências.

 Desse modo, consiste em listar quais são as capacidades esperadas de membros de determinadas equipes e avaliar como elas se manifestam nos colaboradores em sua rotina diária.

Logo, esse é um ótimo caminho para perceber o que precisa ser melhor desenvolvido em cada um e para mensurar com mais precisão o crescimento da equipe com base em resultados anteriores. 

Contudo, pra que a análise não seja superficial, o RH deve ter um conhecimento aprofundado sobre as habilidades comportamentais necessárias para os cargos avaliados.

Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)

O PDI é uma ferramenta focada no desenvolvimento de habilidades e competências dos colaboradores. 

Ele é aplicado pelo RH em conjunto com gestores e o próprio colaborador a ser desenvolvido, visando o desenvolvimento pessoal e profissional. 

A partir da aplicação do PDI é possível elaborar metas de desenvolvimento a curto, médio e longo prazo. 

Além disso, o PDI pode focar tanto em soft quanto em hard skills e é uma ferramenta que contribui para aumentar a motivação, o engajamento e a retenção de talentos. 

Metas e resultados

A avaliação de desempenho por metas e resultados é quantitativa e, por isso, é feita com base nos resultados alcançados pelo profissional em um determinado período.

Essa é uma maneira mais assertiva de entender se o colaborador atendeu às expectativas da empresa.

Nesse aspecto, alguns fatores avaliados aqui são a conversão de vendas, a satisfação de clientes e a retenção. 

Por ser uma avaliação versátil, também pode ser aplicada por equipe, a fim de identificar quem está sendo mais produtivo e quem está rendendo menos.

Assim, fica mais fácil promover o alinhamento do time.

Avaliação por incidentes críticos

Esse método registra detalhadamente algumas situações pelas quais o profissional passou e se comportou muito bem ou muito mal. 

É uma avaliação de desempenho pautada no histórico do colaborador, que deve ser mantido com muito cuidado pelo RH.

Além disso, os incidentes críticos devem estar muito bem descritos para se configurarem como tal.

O colaborador também pode registrar os incidentes, passando sua percepção a respeito do próprio comportamento.

Por fim, o RH fará a comparação de sua avaliação com a do gestor, no intuito de identificar o que pode ser melhorado e quais pontos se destacam de forma positiva. 

Avaliação atrelada a custo

A princípio, essa é uma ferramenta de avaliação bastante apropriada para a empresa que precisa ajustar seus níveis financeiros.

 Afinal, esse método avalia o colaborador de acordo com seu custo-benefício para a organização.

 Então, tudo o que ele produz é colocado no papel para se comparar com o que é gasto para mantê-lo ativo em suas funções diárias.

Por isso, é a avaliação ideal para empresas que pretendem dar um grande salto de crescimento. 

No entanto, é importante lembrar que um recém-contratado tende a produzir menos inicialmente. 

Logo, é interessante avaliar bem quais setores da empresa realmente se encaixam nesse método.

Software de gestão de RH para avaliação de desempenho

As ferramentas de avaliação que abordamos anteriormente podem ser aplicadas manualmente, utilizando questionários e reuniões one-a-one

Entretanto, já existem ferramentas digitais que automatizam e facilitam esse processo. 

Fazendo uso dessas ferramentas, o RH ganha mais tempo e eficiência, pois terá uma visão macro sobre o desempenho de cada colaborador, identificando assim, as lacunas e pontos de melhoria. 

Com um software de gestão de RH, além de elaborar um PDI, é possível automatizar boa parte das tarefas do setor.

A plataforma ainda permite eliminar questionários e planilhas, realizando a gestão de desempenho dos funcionários de maneira mais ágil e eficaz.

Desse modo, a equipe de RH pode deixar de lado a parte burocrática, priorizando ações estratégicas para que a empresa colha melhores resultados.

Se você está pensando em implementar uma ferramenta digital para avaliação de desempenho no seu setor, recomendamos o software de RH da Reachr. 

Você pode gostar também de

Deixe um comentário