Home RHAtração e Retenção Employee Experience: como melhorar a jornada do colaborador?

Employee Experience: como melhorar a jornada do colaborador?

por Marcelo Braga
employee experience: como melhorar a jornada do colaborador

Investir em employee experience é uma necessidade cada vez mais urgente para os setores de Recursos Humanos.

Isso porque, ele é essencial para ter colaboradores satisfeitos e produtivos, além de equipes em sinergia com a cultura da empresa.

Além do mais, o conceito também está relacionado ao sucesso da organização, já que valorizar o capital humano é uma estratégia eficiente para melhorar os resultados do negócio.

Nesse sentido, para proporcionar uma experiência positiva aos colaboradores, é preciso desenvolver um trabalho que tenha início no processo seletivo, com a jornada do candidato.

Você sabe o que o RH precisa fazer para colocar esse conceito em prática e, assim, conseguir reter e encantar talentos?

Acompanhe a leitura e descubra!

Employee Experience – entenda o conceito

O employee experience pode ser traduzido como experiência do colaborador, isto é, uma estratégia da gestão de pessoas que considera todo o relacionamento do funcionário com a organização. Ou seja, desde o primeiro contato até a saída deste colaborador da empresa.

Em outras palavras, é como os funcionários se sentem no ambiente de trabalho, pois essa experiência diz respeito a todas as percepções e sentimentos que eles vivenciaram, podendo ser positiva ou negativa.

Afinal, ela é determinada conforme a cultura e clima organizacional, onboarding, oportunidades de crescimento, apoio por parte dos líderes, dentre outros fatores.

Em síntese, a employee experience envolve uma série de aspectos que contribuem para aumentar ou para diminuir o engajamento de quem faz parte da empresa.

Por que é importante focar na experiência do colaborador?

Para o RH, uma das principais vantagens de investir na experiência do colaborador é sem dúvida, assegurar a atração e a retenção dos melhores talentos.

No entanto, existem outras razões para levar a employee experience para o centro da estratégia de gestão de pessoas.

Veja a seguir, quais são as principais:

  • Melhora o engajamento e o desempenho dos colaboradores;
  • Fortalece a cultura organizacional;
  • Reduz a taxa de turnover e o absenteísmo;
  • Diminui os custos com Recursos Humanos;
  • Favorece o clima organizacional;
  • Promove a marca empregadora;
  • Otimiza a comunicação

Employee experience e a jornada do colaborador na organização

Mais adiante, você vai entender como planejar suas ações de employee experience.

Mas antes é importante que você conheça as etapas da jornada do colaborador e entenda a melhor maneira de conduzir cada uma delas.

Afinal, a jornada do funcionário ajuda a consolidar a cultura da organização, e reforçar a employee experience.

Confira!

Recrutamento

Conforme adiantamos, a experiência do colaborador não começa apenas quando ele é contratado e passa a fazer parte da organização

Ou seja, a jornada tem início bem antes, mais precisamente no primeiro contato do candidato com a empresa, ainda no processo seletivo.

Desse modo, uma experiência negativa durante a entrevista pode fazer este candidato mudar de ideia e desistir de ingressar na empresa.

 Portanto, o Rh deve saber como atrair talentos que se adequam à cultura da empresa.

Assim, fica mais fácil oferecer uma experiência agradável ao colaborador.

Onboarding

Logo depois de escolher os candidatos, o RH deve focar no onboarding para mostrar ao colaborador tudo o que ele irá encontrar naquele ambiente corporativo.

E esse processo não é importante apenas para o fit cultural, mas também para os aspectos técnicos da função, como por exemplo, 

Isso vale não apenas para o encaixe cultural, mas, também, para as questões técnicas do dia a dia de trabalho, como por exemplo, o suporte para o uso de ferramentas. 

Desenvolvimento

Além disso, o RH também precisa acompanhar o desenvolvimento individual dos funcionários, através de análises de desempenho, que permitam identificar os positivos assim como os negativos durante a execução do trabalho.

Nesta etapa, por exemplo, é primordial estabelecer uma relação de proximidade com o colaborador, implementando uma cultura de feedback.

Desta maneira, a organização tem condições de realizar programas de treinamento e capacitação direcionados para o crescimento e valorização desse profissional.

Retenção

Agora é hora de trabalhar a retenção de talentos. Para isso, a equipe de Recursos Humanos deve estar bem atenta.

O ideal é monitorar os colaboradores que desempenham um bom trabalho e se destacam dentro das equipes. 

Além disso, é primordial tentar entender outros aspectos, como o nível de satisfação desses profissionais com a performance dos colegas e o funcionamento da rotina ou da empresa, de maneira geral. 

Desse modo, você descobrirá os anseios desses talentos, compreendendo também os pontos relevantes para a satisfação deles em relação à organização. 

Offboarding

Ademais, o offboarding também é muito importante para a employee experience, já que se trata do último contato profissional entre empresa e colaborador. 

Aqui, vale trazer feedbacks em que ambas as partes apontem os pontos positivos e os negativos ao longo do trabalho que foi desenvolvido.

Sem contar que essa avaliação também é indispensável para o departamento de Recursos Humanos, tendo em vista que possibilita saber sobre os motivos que fizeram o colaborador deixar a organização. 

Assim, o RH terá mais insights para desenhar um plano de ação com o objetivo de reduzir a perda de talentos.

Por fim, vale lembrar que a saída do funcionário também requer atenção e humanização. 

Afinal de contas, quando o colaborador passa por um processo de offboarding bem feito e positivo, ele tende a manter um vínculo com a empresa e com os ex-colegas de trabalho.

A fim de fortalecer esse vínculo e fazer com que o ex-funcionário cultive um sentimento de pertencimento, vale a pena instaurar na empresa, um programa alumni.

 Dessa forma, a empresa continua mantendo um bom relacionamento com esse ex-colaborador, o que contribui para reforçar sua imagem positiva diante de novos talentos.

Em síntese, o maior benefício dessa iniciativa é a construção de uma marca empregadora de valor.

Como desenhar estratégia de employee experience em 3 passos?

Agora, você sabe que a experiência do colaborador inclui todos os estágios do seu relacionamento com a empresa.

Finalmente, chegou o momento de trazermos as ações que ajudarão a melhorar a jornada do colaborador.

Confira!

1. Ouça os colaboradores

Em primeiro lugar, para implementar a employee experience, é necessário ouvir os colaboradores.

Assim, é possível entender suas demandas e detectar as falhas no processo de gestão de pessoas. 

Nesse contexto, as políticas de feedbacks são de grande ajuda para melhor a jornada do colaborador e podem ser aplicadas desde o recrutamento e seleção até o desligamento.

Entretanto, além de ouvir os funcionários, é preciso colocar as melhorias em prática para que eles percebam que estão, de fato, sendo valorizados. 

2. Alinhe as necessidades do colaborador aos interesses da empresa

Logo após ouvir e conhecer as percepções e demandas dos funcionários é hora de alinhá-los aos anseios da empresa. 

E mesmo que não seja possível realizar todos os desejos dos colaboradores, é importante manter o alinhamento de objetivos. 

Assim, ficará mais evidente que a organização se esforça para compreendê-lo.

Além disso, considere a possibilidade de investir em programas de benefícios e bem-estar.

Isso porque, as novas gerações do mercado de trabalho dão muito mais valor à qualidade de vida no trabalho.

Logo, elevar a employee experience ofertando benefícios e incentivos, é uma boa tática para melhorar a jornada do colaborador.

3. Construa um ambiente propício ao crescimento

Nem só de salário e de benefícios vive o colaborador. Então, para reter os melhores talentos, é fundamental investir no desenvolvimento e crescimento dos profissionais.

Ao criar e implantar programas de treinamento e capacitação, o RH melhora seus resultados, estimula o funcionário a buscar por novos postos na empresa, potencializando os resultados dos times. 

Por último lembre-se de monitorar os resultados para se certificar de que o employee experience está sendo aplicado de forma eficiente.

Como você deve ter notado, a employee experience é essencial para o sucesso de qualquer empresa a longo prazo.

Afinal, ao investir na experiência do colaborador e dos candidatos, a organização ganha mais competitividade e reconhecimento no mercado. 

Você pode gostar também de

Deixe um comentário