Home Dicas Empresarial Recursos humanos e gestão de pessoas são a mesma coisa? Veja as diferenças!

Recursos humanos e gestão de pessoas são a mesma coisa? Veja as diferenças!

por Marcelo Braga
recursos humanos e gestão de pessoas é a mesma coisa?

É muito comum que as pessoas pensem que recursos humanos e gestão de pessoas são a mesma coisa. Essa, no entanto, é uma falsa simetria. Por muito tempo, as empresas estiveram acostumadas com a relação de “empregados” e “chefes”. Com a evolução da sociedade e a chegada de novas gerações, isso mudou.

O papel do RH enquanto setor é cada vez mais necessário, já que o capital humano é o que diferencia uma organização das outras. 

Além disso, o capitalismo consciente vem imprimindo desafios em todos os setores. A economia colaborativa é um exemplo, fazendo com que os clientes consumam de maneira responsável e com maior tempo de consideração antes de decidir. Agora, as empresas precisam apresentar propósito e valor, mais do que bons produtos.

Um fator que pode comprometer os resultados é a confusão muito comum entre recursos humanos e gestão de pessoas.

Ambos são parte do setor de RH, mas não são a mesma coisa. Há uma diferença fundamental entre eles.

Quer entender melhor? Continue neste artigo e veja, de uma vez por todas, se recursos humanos e gestão de pessoas são a mesma coisa!

O que é o RH?

O setor de RH já não é como antigamente. Antes, ele assumia uma função meramente administrativa e mecânica. Responsável por recrutamento, demissão e folha de pagamento, tratava-se de um apoio à organização, mas com pouca aplicação prática e quase nenhum direcionamento estratégico.

Hoje, as coisas mudaram. O RH vai muito além de tarefas desse tipo e inclui uma percepção ampla sobre a realidade dos colaboradores e as necessidades do empreendimento. É missão do RH elaborar e fazer a manutenção de uma cultura saudável, menos hierarquizada e horizontal, dentro do possível.

O respeito a todos os stakeholders e aos envolvidos, em geral, também é um mote de atuação, assim como a elaboração e oferta de feedbacks. A realização de pesquisas de
clima organizacional, por exemplo, contribui para criar um ambiente motivador.

Assim, o RH fica responsável por elaborar essas práticas e ajudar em sua manutenção, fazendo com que elas sejam sempre adequadas para as necessidades e objetivos organizacionais.

O que é a gestão de pessoas?

A gestão de pessoas, no que lhe concerne, tem a ver com o desenvolvimento dos colaboradores e de suas competências em geral. Essa gestão busca a melhoria e otimização de habilidades e capacidades, inclusive no ‘âmbito pessoal. 


É uma forma de guiar os profissionais para voos maiores em suas carreiras, driblando os desafios e dores como a baixa qualificação, perda de competitividade no mercado e falta de planejamento em suas decisões. 

O objetivo não é ter um número no quadro de colaboradores, mas, sim, incentivar, capacitar e melhorar. Isso forma líderes completamente alinhados às necessidades e à visão da empresa, além de diminuir a taxa de rotatividade.

Afinal, recursos humanos e gestão de pessoas é a mesma coisa?

Como dissemos, ambos fazem parte do departamento de recursos humanos, no entanto, os dois tem focos e atribuições distintas. Apesar disso, os dois se complementam e desempenham papéis igualmente relevantes no sucesso de uma organização.

A gestão de pessoas tem como maior objetivo ajudar os colaboradores a desenvolverem suas capacidades e habilidades, hard e soft skills. É uma atividade que, inclusive, não está restrita a um único setor. Toda a empresa deve proporcionar essas oportunidades de desenvolvimento, uma missão das lideranças com suas equipes.

Aqui já temos uma diferença vital entre ambos: a gestão de pessoas vai além do setor de RH.

Ainda, a gestão de pessoas é responsável por manter os colaboradores engajados, estando mais próximos aos profissionais para auxiliá-los e motivá-los.

Já o RH trata sobre a administração do capital humano de uma empresa na totalidade. O RH vive uma completa transformação: de um setor meramente burocrático, a área ganha uma relevância crescente no sucesso das empesas, uma forma de reconhecer o papel central dos colaboradores nas organizações.

É o setor responsável por desenvolver as estratégias de atração e retenção de talentos, disseminar as políticas da organização, desenhar planos de carreira e salários, avaliar o desempenho dos profissionais e zelar pela saúde e qualidade de vida dos colaboradores na empresa.

Conclusão: recursos humanos e gestão de pessoas não são a mesma coisa

É muito comum que as empresas confundam os dois termos e é exatamente isso que compromete os resultados. O motivo é simples: o papel da gestão de pessoas não é função do RH e, sim, do gestor. 


Mais do que isso, desenvolver talentos e ampliar habilidades é uma tarefa que não está restrita ao profissional de RH, mas a todos os líderes de uma organização. 

O RH tem, sim, papel fundamental no mapeamento de competências, identificação de necessidades e levantamentos com técnicas específicas. Porém, não é o profissional dessa área que conta com gerência direta em relação ao colaborador, portanto, não é de sua responsabilidade motivá-lo e capacitá-lo.

A Reachr é pioneira no país no uso de inteligência artificial no Recrutamento & seleção para simplificar e otimizar o processo seletivo. Converse com nosso time agora mesmo para transformar o seu RH!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário