Home Dicas Empresarial Como adicionar um trabalho voluntário ao seu currículo

Como adicionar um trabalho voluntário ao seu currículo

por Marcelo Braga
trabalho voluntário

Se você está à procura de uma oportunidade de emprego, deve saber que experiências com trabalho voluntário podem ser a sua alavanca para destacar-se no mercado de trabalho. 

Incluir experiências voluntárias no seu currículo podem chamar a atenção dos recrutadores e mostrar às empresas que você tem habilidades adquiridas fora do universo profissional. 

Em casos de pessoas que estão buscando o primeiro emprego, o trabalho voluntário pode contar positiviamente a seu favor, como uma experiência profissional e ser um diferencial para sua carreira. 

Se você tem experiências do tipo e/ou deseja começar a ter mas tem dúvidas sobre como citar esses trabalhos na sua candidatura, continue lendo para entender melhor todos os detalhes sobre o assunto!

Por que incluir trabalho voluntário no currículo?

O trabalho voluntário no currículo é essencial para mostrar aos recrutadores que o candidato possui habilidades diferenciadas e pode ser capaz de melhorar e estimular o companheirismo entre os colaboradores. 

As empresas valorizam os talentos que têm grande interesse social e que colaboram para causas relevantes.

Além disso, a experiencia profissional adicional ganha destaque caso você opte por se candidatar a cargos com necessidades de liderança, onde serão esperadas qualificações maiores.

Muitas vezes, quando surge uma vaga em determinada empresa, o recrutador não se interessa apenas por quem tem qualificações para exercer o cargo, mas busca por profissionais que possam colaborar além das suas funções. Quem tem um histórico de voluntariado é considerado mais propenso a trazer qualidade e crescimento para a empresa como um todo.

O que o trabalho voluntário diz sobre um candidato?

Ao adicionar o trabalho voluntário no seu currículo, é como se estivesse abrindo uma janela para as pessoas conhecerem outras facetas e características da sua personalidade, tudo o que não pode ser comprovado unicamente pelas linhas do currículo.

O voluntariado é uma atividade que a pessoa escolhe fazer por conta própria, seja por identificação com uma causa ou pela possibilidade de exercer uma tarefa que lhe traga prazer e que poderá acrescentar algo para outras pessoas.

Outro fator que conta pontos a favor de quem realiza trabalho voluntário é a capacidade de se mostrar uma pessoa multitarefa, ou seja, alguém que vai além do esperado e que, mesmo com as responsabilidades e correria do dia a dia, consegue administrar seu tempo em várias frentes.

Além disso, você demonstra ter senso de iniciativa, proatividade, disciplina e versatilidade para lidar com os desafios propostos. Assim, você mostra estar preparado para os desafios profissionais, o que pode ser um enorme diferencial para quem está buscando sua primeira oportunidade profissional e não tem experiências relevantes.

O trabalho voluntário evidencia que você é favorável a causas sociais, o que em tempos de ESG, responsabilidade social e D&I, pode contar a seu favor. Você ainda ganha um “case” para mostrar suas habilidades e uma plataforma para exibir resultados positivos, caso possível.

A experiência do trabalho voluntário também oferece um grande benefício extra para sua vida: conhecer pessoas, desenvolver sua rede de network, que poderá ser uma arma secreta na sua carreira.

Onde colocar o trabalho voluntário no currículo?

Até aqui, entendemos a importância de ter esse tipo de experiência e quais pontos da sua personalidade ela ajuda a destacar no seu perfil profissional. Mas onde colocar o trabalho voluntário no currículo, de fato? 

Suas experiências de trabalho voluntário devem entrar no currículo no campo Informações Complementares. É a parte do currículo que está lá para descrever realizações que não cabem em outros locais do CV, tais como cursos, intercâmbios, entre outros.

Veja neste vídeo, algumas dicas para elaborar um currículo sob a ótica do recrutador:

Quer difundir ainda mais as vantagens de ter um trabalho voluntário no currículo? Compartilhe agora mesmo esse artigo em suas redes sociais e mostre para os seus amigos como a atividade pode desenvolver habilidades sociais e profissionais!

A Reachr é pioneira no país no uso de inteligência artificial no Recrutamento & seleção para simplificar e otimizar o processo seletivo. Converse com nosso time agora mesmo para transformar o seu RH!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário