Home Dicas Empresarial Os desafios do RH na era das inovações tecnológicas

Os desafios do RH na era das inovações tecnológicas

por Marcelo Braga
mesa de reunião com 2 homens e 2 mulheres durante um fechamento de negócio sobre inovações tecnológicas em RH

A medida que as inovações tecnológicas em RH evoluem e proporcionam soluções de automação modernas, novos desafios surgem. Até porque o perfil comportamental tanto dos consumidores como dos colaboradores tendem a se modificar com o decorrer do tempo.

Sendo assim, apesar de a as inovações tecnológicas RH terem evoluído, existem inúmeros desafios no contexto da era da inovação que os gestores precisam enfrentar diariamente nas empresas.

E é sobre esse cenário que falaremos no artigo de hoje. Quer conhecer os principais desafios do RH na era da inovação tecnológica? Então continue a leitura para entender tudo sobre o assunto!

Como a indústria 4.0 se apresenta nesse cenário?

Como citamos na introdução do artigo, a tecnologia está fortemente presente nas empresas atuais, pois transforma a forma como a produção ocorre no mundo moderno, concorda? É como se tudo fosse um grande ciclo:

  • a sociedade exige a produção de demandas mais rápidas e mais modernas;
  • o modelo tradicional da indústria é alterado para as atender;
  • a tecnologia transforma os meios de produção e, por consequência, a sociedade em que vivemos.

As primeiras revoluções no segmento da indústria influenciaram a sociedade que conhecemos nos dias atuais, além de moldarem os requisitos profissionais do mercado. É nesse sentido que a Indústria 4.0 tem um papel fundamental no cenário em que nos encontramos.

A automação dos processos por meio de inovações como a IoT, robôs inteligentes, análise de dados, entre outras, impacta fortemente o cenário de produção à medida dos acontecimentos nos variados setores de trabalho.

Resumindo, a Indústria 4.0 não apenas modificou a sociedade e resultou no panorama no qual nos encontramos, como também se aplica com eficiência na resolução dos desafios do RH.

Quais são os desafios na era das inovações tecnológicas em RH?

Entre os muitos desafios na era da inovação, citamos os principais a seguir. Acompanhe!

A busca por um profissional que se destaca

Com base no contexto criado pela Indústria 4.0, um dos grandes desafios do RH, certamente, encontra-se no ato da contratação de novos colaboradores.

Obviamente, a mudança no perfil do profissional não aconteceu de uma hora para a outra, já que esse é um processo gradual que vem se promovendo com o decorrer dos anos. Falaremos mais sobre isso adiante neste conteúdo.

Pois bem, com a automatização dos sistemas dentro das empresas, os métodos tradicionais de realizar o trabalho tornaram-se obsoletos. Dito isso, a mão de obra requisitada deve ser cada vez mais preparada e qualificada.

O que queremos dizer é que os novos profissionais devem abandonar as linhas de produção e serem capazes de realizar atividades mais estratégicas. Portanto, precisam ter conhecimento e habilidades para trabalhar com tecnologia e inovação.

Pode parecer algo simples, mas acompanhar as mudanças desse novo cenário é um verdadeiro desafio, principalmente pelo ponto de vista do profissional responsável pelo recrutamento nas empresas.

O departamento de RH precisa ficar atento às mudanças na demanda, buscando novos profissionais, desenvolvendo novos cargos e ações otimizadas para realizar a busca. Para isso, é preciso ter conhecimento a respeito das necessidades da empresa.

As mudanças radicais nas formas de contratar

É fato que nunca houve um consenso sobre uma maneira padronizada de realizar os processos seletivos nas organizações.

Entretanto, podemos afirmar que, se os procedimentos internos das empresas estão cada vez mais ágeis por causa da tecnologia, espera-se o mesmo no que diz respeito às contratações, concorda?

Primeiramente, o setor de RH precisa ser mais assertivo. Ou seja, seus gestores devem procurar tecnologias e treinamentos para garantir processos de contratação com a menor possibilidade de erros.

Outro aspecto relevante é a velocidade. Por isso, existem sistemas modernos altamente capazes de auxiliar o RH em todas as etapas da contratação, de modo que o processo todo seja mais ágil e produtivo.

As novas metodologias de gestão de talentos

Basicamente, o sentido da gestão ainda é o mesmo de antigamente, mas, como todos os setores sofreram mudanças decorrentes da Indústria 4.0, a forma como a gestão dos funcionários é realizada também sofreu alterações.

Sendo assim, com uma rotina operacional mais flexível, uma nova perspectiva sobre o clima da organização, mudanças no relacionamento entre a liderança e os colaboradores, além de outros hábitos, os gestores do RH precisam se adaptar ao novo modelo de gestão.

Também devem se responsabilizar por identificar as melhores estratégias e tendências inovadoras para gerenciar talentos, com base no comportamento dos funcionários da empresa.

Vale ressaltar, ainda, que apesar da crise na economia, os talentos mais qualificados continuaram encontrando seus espaços no mercado de trabalho. Portanto, retê-los por meio de táticas eficientes ainda é um dos grandes desafios do RH.

Algumas táticas para retenção de talentos e que podem ser implementadas em sua empresa foram:

  • salários competitivos;
  • trabalho flexível;
  • promoções internas;
  • contraproposta;
  • treinamento e desenvolvimento.

O índice de engajamento

Por fim, vale mencionar um dos mais complexos desafios do RH na era moderna: manter um bom índice de engajamento dos colaboradores com a empresa.

Engajar funcionários não é, e nunca foi, uma tarefa simples, não é verdade? Mas a recente recessão econômica aumentou consideravelmente as proporções desse trabalho, já que o velho conceito de “fazer mais por menos” ainda é uma constante em muitas organizações, infelizmente.

Além disso, é comum que, em períodos de crises, ocorram “surtos” de incertezas, em especial no que diz respeito ao trabalho. O que acaba reduzindo a motivação, a produtividade e, é claro, o engajamento dos colaboradores.

Para encarar esse panorama de incertezas, é necessário que o RH invista fortemente em estratégias de comunicação, munindo a liderança da empresa com métodos e formas para gerar engajamento e reduzir a rotatividade de seus funcionários, pois somente dessa forma será possível vencer os desafios do RH nos tempos modernos.

O conteúdo sobre os principais desafios do RH foi útil para você? Então assine a nossa newsletter para receber nossos conteúdos e se manter por dentro das maiores novidades da área!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário