Home Carreiras 5 maneiras de manter uma carreira sólida durante a crise

5 maneiras de manter uma carreira sólida durante a crise

por Marcelo Braga
5 maneiras de manter uma carreira sólida durante a crise

O momento de crise mundial vem deixado muita gente apreensiva. Estresse, ansiedade, medo, a novidade do trabalho remoto e as incertezas sobre o mercado de trabalho são alguns dos principais motivos.

Quer saber como manter a sua carreira sólida durante a crise? Confira abaixo algumas dicas para fortalecer ainda mais a sua carreira!

1. Tenha uma atitude positiva

Quem está no mercado de trabalho também é impactado pelo aumento do número de desemprego, já que a quantidade de tarefas para cada funcionário tende a crescer quando as equipes são reduzidas. Então, mesmo com tantas notícias negativas a respeito do momento atual, é necessário que você se mantenha otimista e pronto para encarar os desafios diários.

Essa atitude positiva te ajudará a se adaptar ao novo modelo de trabalho e a concluir seus afazeres diários, tanto na vida profissional quanto pessoal. Ela também será imprescindível para que você se prepare para o futuro.

E caso seja necessário buscar outro emprego, encare essa busca como uma nova oportunidade de carreira, isso fará toda a diferença em sua jornada.

2. Intensifique o networking

Quem não é notado, não é lembrado. Por isso, é importante manter um bom relacionamento com profissionais da sua área para aumentar a visibilidade do seu trabalho, especialmente em um momento como esse.

Participar de eventos online como lives e webinars com temas da sua área pode ser uma oportunidade para encontrar colegas e aumentar a sua rede de contatos através do chat. Os grupos de redes sociais por exemplo, também são um bom ambiente para expor o seu trabalho de forma orgânica e positiva, além do LinkedIn.

3. Capacite-se ainda mais

Economizar dinheiro durante esse período é importante, mas não deixe de investir em si mesmo e na sua carreira.

Este é o momento ideal para buscar desenvolvimento. Sem dúvida fazer uma pós-graduação, um MBA ou mesmo um mestrado é importante. Mas mais importante do que o certificado, é o conhecimento. Existem diversos cursos gratuitos e disponíveis na internet e de boa qualidade. Cursos livres ou certificações que podem complementar a sua formação. Conseguir se destacar neste momento é uma boa maneira de garantir que estará pronto para os novos desafios que a recuperação econômica do país trará.

4. Considere uma mudança de carreira

O momento atual demanda cautela. Mesmo que esteja insatisfeito com o seu trabalho ou não vê perspectivas de crescimento em sua profissão, vá com calma para mudanças abruptas. Sempre há tempo para uma mudança de carreira, mas é importante um bom planejamento antes. Os mais jovens até conseguem mudanças radicais de forma mais rápida, para aqueles que já tem uma carreira estabelecido, planejar bem a transição é fundamental.

Para mudar de área, considere não só a parte mercadológica do novo trabalho, mas tente procurar algo que gosta de fazer. De que adianta ter uma carreira promissora se o trabalho não é desafiador?

Se estiver em dúvida sobre o que fazer, procure a ajuda de um coaching profissional.

5. Esteja sempre bem informado

Estar atualizado sobre as tendências da sua área ajuda a concluir as suas tarefas diárias e a contribuir com soluções criativas para otimizar o trabalho na sua empresa. Os profissionais bem informados são sempre mais valorizados pelo mercado de trabalho.

Assine revistas especializadas em assuntos da sua área, navegue em sites, ouça podcasts, assista vídeo aulas, acompanhe o que os especialistas no seu setor têm a dizer. Informação é algo precioso e que custa muito pouco para se adquirir.

Seguindo estas 5 dicas, você pode manter a sua carreira sólida durante esse período de crise!

Gostou do post? Se inscreva em nossa newsletter para receber mais conteúdos como esse. E aproveite para compartilhar com os seus amigos nas redes sociais!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário